Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2001 (Produção)
nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Sumário
Fita 1 – Lado A
Informações pessoais e a lembrança dos pais; a percepção dos primeiros sintomas de hanseníase em 1936, aos 14 anos e o diagnóstico recebido em 1942; sobre os médicos Otávio Torres e Reginaldo Sarmento; o preconceito e o estigma da doença; comentários sobre os irmãos e a morte do pai em 1930; a ida para o leprosário de Quintas dos Lázaros em 1943, aos 21 anos e o sofrimento pela separação da família; relatos sobre o cotidiano no leprosário e seu precário funcionamento; a ida para a Colônia Águas Claras e a atuação como prefeito desta Colônia; a respeito de medicamentos como o óleo de chaulmoogra, o Promim a Sulfona.
Fita 1 – Lado B
A saída da Colônia Águas Claras em 1953 e a ida para Santo Amaro da Purificação (BA); lembranças da família e o trabalho como feirante na Bahia; sua opinião sobre a cura da hanseníase, as comissões de alta na década de 1950; a eliminação da doença no Brasil e a necessidade do diagnóstico precoce; a utilização da vacina BCG na prevenção da hanseníase e formas e reações da doença; a necessidade de se eliminar definitivamente a hanseníase e conselhos para os atuais pacientes; sobre o Morhan, sobre Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, e a importância deste movimento no combate à doença; relatos sobre a dificuldade em reintegrar o ex-paciente de hanseníase à sociedade.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condições de reprodução
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Disponível em: <http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=696&path%5B%5D=pdf>
Área de notas
Nota
Antônio de Oliveira Borges Júnior nasceu em 02 de dezembro de 1922, em Salvador, Bahia e vivia com os pais e dois irmãos. Os primeiros sintomas de hanseníase apareceram quando ainda era adolescente, aos 14 anos, durante uma partida de futebol. Porém, o diagnóstico preciso da doença só veio aos 20 anos, por intermédio do dr. Otávio Torres. Em dezembro de 1943 foi internado no leprosário de Quinta dos Lázaros, em Salvador. Em 1949 foi transferido para a Colônia de Águas Claras, onde chegou a ser prefeito. Em agosto de 1953 deixou a Colônia de Águas Claras e foi para a cidade de Santo Amaro da Purificação, interior da Bahia, com sua companheira. Nessa cidade trabalhou durante grande parte do tempo como feirante, apesar das deformidades provocadas pela doença. Antônio Borges foi um dos fundadores do Morhan, criado no início da década de 1980. Passou a se dedicar à poesia e escreveu o livro Fragmentos da Vida (Salvador: Helvécia, 2000), onde relata de maneira poética a vida e os percalços pelos quais passam os afetados pela hanseníase. Faleceu em 2004, aos 82 anos.
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Antônio de Oliveira Borges Júnior (Assunto)