Clementino da Rocha Fraga Júnior

Original objeto digital not accessible

Área de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Clementino da Rocha Fraga Júnior

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • Fraga Júnior, Clementino da Rocha, 1880-1971

Outra(s) forma(s) de nome

  • Clementino Fraga

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

1880-1971

Histórico

Nasceu em 15 de setembro de 1880, em Muritiba (BA), filho de Clementino Rocha Fraga e Córdula Magalhães Fraga. Em 1898 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou em 1903 com a tese "A vontade – estudo psicofisiológico". Nos dois anos seguintes atuou como professor assistente nessa faculdade. Em 1906 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como inspetor sanitário na campanha contra a febre amarela empreendida pela Diretoria Geral de Saúde Pública (DGSP), chefiada por Oswaldo G. Cruz. Nesse período clinicou no Hospital da Santa Casa de Misericórdia sob a orientação de Miguel Couto. Retornou à Bahia em 1910 como professor substituto de clínica médica da Faculdade de Medicina, e tornou-se catedrático quatro anos depois. Em 1917 chefiou a Comissão Sanitária Federal do Rio de Janeiro encarregada do combate à febre amarela. Em 1918 trabalhou com Carlos Chagas na DGSP, onde assumiu a direção do Hospital Deodoro e organizou os serviços emergenciais de assistência médica às vítimas da epidemia de gripe espanhola. Em 1921 foi eleito deputado federal pela Bahia, e em 1924 foi reeleito para a mesma cadeira. Em função de suas atividades parlamentares, transferiu-se, em 1925, definitivamente para a capital federal, onde passou a lecionar na cadeira de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro. Após o encerramento de seu mandato na Câmara Federal, em 1926, assumiu a direção do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), substituindo Carlos Chagas, e destacou-se pelas ações que empreendeu no combate à epidemia de febre amarela que grassou no Rio de Janeiro entre 1928 e 1929. Com a Revolução de 1930 exonerou-se da direção do DNSP e foi substituído por Belisário Penna. Dedicou-se, então, ao estudo da tuberculose: criou e dirigiu por 12 anos um curso de aperfeiçoamento sobre o tema na cadeira de clínica médica da Faculdade de Medicina. Em 1937, atendendo ao convite do prefeito do Rio de Janeiro, Henrique Dodsworth, retornou à administração pública para assumir a Secretaria de Saúde e Assistência, onde permaneceu até 1940. Em 1939 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira que pertencera a Afonso Celso. Após sua aposentadoria, em 1942, dedicou-se à clínica e ao magistério, não mais como professor da faculdade e sim na qualidade de conferencista. Morreu em 8 de janeiro de 1971, no Rio de Janeiro.

Locais

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Deputado federal (BA), 1921-1926
Diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, 1926-1930
Membro da Academia Brasileira de Letras, 1939-1971
Deputado federal (DF), 1954-1955

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Clementino Fraga Filho (1917-2016)

Identifier of related entity

Categoria da relação

family

Tipo de relação

Clementino Fraga Filho

filho(a) de

Clementino da Rocha Fraga Júnior

Datas da relação

Descrição da relação

Entidade relacionada

Hélio Fraga (1911-1982)

Identifier of related entity

Categoria da relação

family

Tipo de relação

Hélio Fraga

filho(a) de

Clementino da Rocha Fraga Júnior

Datas da relação

Descrição da relação

Área de ponto de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ocupações

Área de controle da descrição

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.

Status da descrição

nível de detalhamento

Datas das descrições (criação, revisão e remoção)

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes utilizadas na descrição

Academia Brasileira de Letras. Membros. Disponível em https://www.academia.org.br/academicos/clementino-fraga/biografia. Acessado em julho de 2020.
Acervo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV). Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/clementino-da-rocha-fraga-junior. Acessado em março de 2021.

Notas de manutenção