Área de identificação
Código de referência
BR RJCOC 05-05-02-03
Título
Depoimentos orais do projeto 1995: 50 anos de criação do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro
Data(s)
- 1995 - 1997 (Produção)
nível de descrição
Dossiê
Dimensão e suporte
Documentos sonoros: 56 itens (fitas cassetes, 54h30; arquivos digitais).
Área de contextualização
Nome do produtor
(1985-)
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne 5 depoimentos coletados para o projeto coordenado pelo pesquisador André de Faria Pereira Neto. O objetivo foi recuperar a memória de criação do Conselho de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) em comemoração de seu cinquentenário. Para tanto, foram selecionados cinco médicos com especializações distintas: otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, tisiologia e cirurgia). A conjuntura de criação do Cremerj situa-se entre a fundação do Sindicato dos Médicos em 1927 e a institucionalização definitiva dos Conselhos de Medicina no Brasil em 1957, quando foi promulgado o decreto-lei nº 3.268. Este transformou o Cremerj em uma autarquia autônoma, jurídica e financeiramente, e sua estrutura administrativa foi hierarquizada e descentralizada regionalmente. Este projeto integrou uma pesquisa mais ampla no campo da história das instituições, políticas e profissões de saúde.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Transcrição integral.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condições de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
PEREIRA NETO, André de Faria. Ética e institucionalização da profissão médica (1927-1957): repertório de fontes documentais para uma história da criação dos conselhos de medicina. Rio de Janeiro, COC/Cremerj, 1997. 144 p. tab.
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
PEREIRA NETO, André de Faria. "The ethics of the medical profession and its professionalization (1927-57): A repertory of sources in the constitution of medical associations". Hist. cienc. saude-Manguinhos, v. 5, n. 2, pp. 435-441, out. 1998. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59701998000200008>.
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Antonio Jorge Abunahman (Assunto)
- Carlos Renato Grey (Assunto)
- Ermiro Estevam de Lima (Assunto)
- Renato Pacheco Filho (Assunto)
- Sylvio Lengruber Sertã (Assunto)
- Associação Médica do Distrito Federal (AMDF) (Assunto)
- Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) (Assunto)
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status da descrição
Preliminar
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
Junho de 2010.