Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2000 (Produção)
nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Sumário de assuntos
Fita 1 – Lado A
Comentários sobre a infância em Petrópolis e a origem familiar italiana. Razões da opção pela Medicina e Psiquiatria; vinda para a cidade do Rio de Janeiro para cursar a graduação na UFF, em 1969. O estágio realizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba nos primeiros anos da graduação; as condições de abandono dos pacientes e do Hospital. O Curso de Especialização em Psiquiatria realizado no Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em 1975.
Fita 1 – Lado B
As circunstâncias de sua admissão em 1978 como médico do Instituto de Psiquiatria, com funções docentes. Breve relato sobe as dificuldades enfrentadas no período de ditadura. A psicanálise no Brasil, suas práticas terapêuticas e comparação com a psicanálise praticada na Argentina. A criação e atividades do Setor de Adolescentes, no Instituto de Psiquiatria, na UFRJ. A dissertação de mestrado, Adolescência, a ideologia das teorias, defendida em 1983, no IPUB/UFRJ. O trabalho feito para o doutorado em Ciências da Saúde/UFRJ, sobre adolescência e psicose, em 1995.
Fita 2 – Lado A
Relato sobre as atividades profissionais na UFRJ e os vínculos com a instituição. A coordenação do curso de especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e Saúde Mental, na área infanto-juvenil, da UFRJ, entre 1979 e 1993. A criação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para infância e adolescência, na UFRJ. Comentários sobre as mudanças no atendimento aos pacientes após a reforma psiquiátrica no Brasil.
Fita 2 – Lado B
O tratamento oferecido nos CAPS infanto-juvenis. Relato sobre um jovem paciente tratado no Instituto. A cidadania dos pacientes. O Jornal da Amizade, feito pelos pacientes com o apoio do Instituto de Psiquiatria. Participação em Congressos; atividades realizadas pelo Projeto Brincar, criado no início da década de 1990; o reconhecimento com o prêmio da Fundação Abrinq, em 1994.
Fita 3 – Lado A
As circunstâncias da proibição do Projeto Brincar pela preocupação com a segurança das crianças. As consequências do Projeto para os pacientes e seus filhos. A assessoria aos programas radiofônicos Sou mãe da minha mãe e Viver com a loucura, desenvolvidos pelo MEC.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condições de reprodução
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Edson Guimarães Saggese nasceu em 10 de janeiro de 1952, em Petrópolis, e estudou no Colégio Pedro Delvi até o curso ginasial. Veio para o Rio de Janeiro fazer o pré-vestibular para cursar Medicina e seu interesse pela psiquiatria surgiu ainda na adolescência quando um amigo teve uma crise psicótica. A primeira experiência de atendimento a pacientes foi por meio de estágio no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, durante os primeiros anos da graduação. Concluiu a graduação na UFF em 1969; especializou-se em Psiquiatria e em Psiquiatria Infantil, em 1975 e 1976, respectivamente. Neste período prestou concurso para médico do INAMPS e trabalhou em Petrópolis. Fez Residência em Psiquiatria, entre 1977 e 1978, como requisito para ingressar no curso de mestrado em medicina, área de Psiquiatria. Concluiu o mestrado em 1983 com a dissertação “Adolescência: a ideologia das teorias”. Em 1995, defendeu tese de doutorado em Ciências da Saúde, na área de Psiquiatria, onde trabalhou com adolescência e as psicoses. Suas atividades profissionais na UFRJ começaram com a admissão como médico no Instituto de Psiquiatria, em 1978, onde também exercia funções docentes. Em 1979, assumiu a Coordenação do Curso de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e Saúde Mental, na área infanto-juvenil, cargo que exerceu até 1993. Foi um dos organizadores e primeiro coordenador do Centro de Atenção Psicosocial Infanto-Juvenil, CAPS II, a partir de 1998. Como principal destaque de suas atividades realizadas encontra-se o ‘Projeto Brincar’, cujo objetivo era aproximar os doentes internos do Instituto de Psiquiatria de seus filhos, programando uma tarde de brincadeiras entre eles. Este projeto foi premiado pela Fundação ABRINQ, em 1994. Participou de treinamentos e implantação de serviços em diversas cidades brasileiras e em Moçambique, na África. Atualmente coordena o Projeto PROADOLESCER, uma estratégia de atenção a adolescentes em grave sofrimento psíquico, financiado pela FINEP e implantado em Niterói (RJ). Autor do livro "Adolescência e Psicose: transformações Sociais e os desafios da Clínica e organizador e autor dos livros "Proadolescer: Pesquisa e Clínica com Adolescentes na Rede de Saúde Mental" (2013) e "Juventude e Saúde Mental. A Especificidade da Clínica com Adolescentes" (2015).
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Edson Guimarães Saggese (Assunto)
- Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) (Assunto)