Coleção FO - Família Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz com um ano de idade Oswaldo Cruz com vinte anos de idade Doutorandos da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro Cours de Microbie Technique, Institut Pasteur Pesquisadores do Instituto Soroterápico Federal Sessão científica dos pesquisadores do Instituto Soroterápico Federal Missão do Instituto Pasteur com integrantes da campanha de combate à febre amarela no Rio de Janeiro Retrato de Oswaldo Cruz Retrato de Oswaldo Cruz sentado Oswaldo Cruz e pessoa não identificada sentados à mesa Panorâmica de Porto Velho (RO) Panorâmica de Porto Velho (RO) Panorâmica de Porto Velho (RO) Panorâmica de Porto Velho (RO) Panorâmica de Porto Velho (RO) Panorâmica de Porto Velho (RO) Panorâmica das instalações do Hospital Candelária Instalações do Hospital Candelária Instalações do Hospital Candelária em Rondônia Panorâmica de Porto Velho (RO) Alojamento para médicos do Hospital Candelária em Rondônia Aspecto da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré Obras de construção da Via Férrea - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré Obras de construção da Via Férrea - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré Médicos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré usando proteção contra mosquitos Quadra de Tênis situada próxima ao Hospital Candelária Cemitério localizado atrás do Hospital Candelária Alojamento para médicos do Hospital Candelária. Rondônia, 1910. [?] Alojamento para médicos do Hospital Candelária. Rondônia Enfermaria do Hospital Candelária em Rondônia
Resultados 1 a 30 de 49 Mostrar tudo
Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC FO

Título

Família Oswaldo Cruz

Data(s)

  • 1838-2005 (Produção)

nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 0,42m
Documentos iconográficos: 600 itens (190 fotografias com 47 cópias, 243 diapositivos estereoscópicos de vidro, 19 negativos estereoscópicos de vidro, 130 diapositivos, 7 imagens impressas, 2 tiras de negativos flexíveis com 6 fotogramas, 2 álbuns com 264 fotografias, fotografia pintada, ambrótipo e cartão-postal)
Documentos tridimensionais: 5 itens (2 placas de homenagem, 2 visores de negativos e diapositivos estereoscópicos de vidro e xícara)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1933-2015)

Biografia

Nasceu em 25 de outubro de 1933, no Rio de Janeiro, filho de Oswaldo Cruz Filho e Lucilia Veiga Oswaldo Cruz. Em 1954, seguindo os passos do bisavô, avô e pai, todos médicos, ingressou na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (FNM/UB). Desde o início da graduação teve contato com laboratórios ligados às cátedras da faculdade, nos quais o aprendizado adquirido muito colaborou no desenvolvimento futuro de sua carreira científica. Primeiramente esteve ligado à cátedra de Histologia, sob a orientação do professor Bruno Lobo, com participação em atividades de ensino e pesquisa. Em seguida, orientado pelo professor Thales Martins, foi monitor da cátedra de Fisiologia, quando se dedicou ao preparo de demonstrações e aulas práticas como auxiliar dos professores Arnoldo da Rocha e Silva e Mário Vianna Dias. Com a vinda da pesquisadora francesa Denise Albe-Fessard para o Instituto de Biofísica (IB) liderado pelo professor Carlos Chagas Filho na FNM, desenvolveu, em colaboração com Carlos Eduardo da Rocha Miranda, o primeiro trabalho em neurofisiologia, publicado em 1956 pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). A partir desse ano iniciou sua trajetória no IB, onde trabalhou até 1992 como professor e pesquisador. A convite de Albe-Fessard, estagiou entre 1956 e 1957 no Instituto Marey, de Paris, onde realizou estudos com essa pesquisadora e Rocha Miranda. Em 1959 concluiu a graduação em Medicina e em 1961 defendeu a tese de doutoramento intitulada Córtex “associativo” de Cebus: estudo eletrofisiológico. No mesmo ano foi para os Estados Unidos com bolsa do National Institutes of Health (NIH), para realizar seu pós-doutoramento no Departmento de Fisiologia da Universidade de Johns Hopkins. Em 1963 retornou ao país e, apoiado por recursos provenientes do NIH, desenvolveu importante projeto de estudo sobre o sistema extrapiramidal de marsupiais, mamíferos primitivos. Destacou-se também em estudos de fisiologia e anatomia comparada do sistema visual. Além das atividades desenvolvidas no IB, uniu-se a outros pesquisadores para a criação de novos pólos de investigação científica, como o Laboratório de Neurofisiologia do Departamento de Biologia da Universidade de Brasília e o Laboratório de Fisiologia de Tecidos Excitáveis da Universidade Federal do Pará, que posteriormente levaria seu nome. Em 1971 ingressou na ABC, da qual foi secretário-geral de 1981 a 1983 e representante da instituição no Reino Unido em 1993. Entre 1982 e 1992 dirigiu a Casa do Brasil em Londres e, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, atuou em projeto de apoio aos bolsistas brasileiros no Reino Unido. Nesse período também frequentou a Vision Research Unit, do Rayne Institute, e foi professor visitante da Saint Thomas Hospital Medical School. Em 1998 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Morreu em 13 de março de 2015, no Rio de Janeiro.

Nome do produtor

(1898-1968)

Biografia

História arquivística

Procedência

Doações de Eduardo Oswaldo Cruz, em 2003, e Lilian Margaret Court Oswaldo Cruz e Alexandre Medeiros Correia de Sousa, ambas em 2019.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne documentos produzidos e acumulados por Oswaldo Gonçalves Cruz e familiares, como seus filhos Hercília Oswaldo Cruz e Oswaldo Cruz Filho e seu neto Eduardo Oswaldo Cruz.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Série Oswaldo Cruz
Série Oswaldo Cruz Filho
Série Hercília Oswaldo Cruz
Série Eduardo Oswaldo Cruz

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição.

Condiçoes de reprodução

Sem restrição.

Idioma do material

  • francês
  • inglês
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Dossiê Eduardo Oswaldo Cruz
Fundo Oswaldo Cruz
Fundo Instituto Oswaldo Cruz
Fundo Presidência

Área de notas

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

BR RJCOC

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status da descrição

Final

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

2022 (criação)

Fontes utilizadas na descrição

Nota do arquivista

Equipe: Ana Luce Girão, Felipe Almeida Vieira e Francisco dos Santos Lourenço.
Digitalização: Jeferson Mendonça dos Santos Silva e Márcio de Oliveira Ferreira
Revisão e descrição de itens iconográficos: Natalie Rickli Pimentel

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados