Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1990 (Produção)
nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condições de reprodução
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Sumário:
Fita 1 - Lado A:
Origem familiar; lembranças de sua infância e seus primeiros anos de estudo; recordações da casa de seu avô, em Barbacena (MG), onde passava as férias; vinda de Belisário Penna para o Rio, trabalhar com Oswaldo Cruz; atuação de Belisário Penna no combate à febre amarela no Rio de Janeiro; breve referência a atuação política de Belisário Penna como vereador em Juiz de Fora (MG); o “entusiasmo” de Belisário Penna com o Integralismo e sua prisão em consequência disso; sobre o trabalho de B. Penna no combate ao impaludismo na Baixada Fluminense e em Pirapora; atuação de B. Penna no combate à Doença de Chagas com referência a seu trabalho com Carlos Chagas; novo comentário sobre o “entusiasmo” de B. Penna com o Integralismo; sobre a formação profissional de seus irmãos; sua infância em Juiz de Fora (MG) e as atividades profissionais de B. Penna nesta cidade; sobre o atendimento médico prestado por B. Penna aos imigrantes italianos em Juiz de Fora; comentário sobre sua mãe e o segundo casamento de seu pai; referência a seus tios Leocádio e João Chaves; o ingresso de B. Penna na Saúde Pública do Rio de Janeiro.
Fita 1 - Lado B:
A amizade de B. Penna e Oswaldo Cruz e a ida de ambos para combater o impaludismo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; lembrança de algumas viagens de B. Penna ao interior do Brasil; o trabalho de seu pai no combate à febre amarela no Rio de Janeiro; sobre as aulas de saúde pública dadas por B. Penna em sua casa; sua formação educacional e os hábitos de leitura de seus pais; seu estudo de idiomas e a formação religiosa de sua família; lembrança de seus irmãos; o gosto de B. Penna pela música e sua afinidade com o Integralismo; sobre o falecimento de B. Penna; lembrança de sua infância em Lassance (MG); comentário sobre o relacionamento de B. Penna e Carlos Chagas.
Fita 2 - Lado A:
A atuação de Belisário Penna no atendimento médico em Lassance (MG); referência a outras atividades de B. Penna em Lassance, com destaque para a caça de animais para pesquisa; sobre o pouco reconhecimento do trabalho de B. Penna por parte da sociedade e de Carlos Chagas; o reconhecimento de Oswaldo Cruz ao trabalho de B. Penna; alusão a alguns familiares de Oswaldo Cruz; lembranças de sua infância em Lassance; recordações da vida no Pará onde B. Penna e Oswaldo Cruz foram combater a febre amarela; sua formação educacional; sua posição e de B. Penna em relação à Segunda Grande Guerra; lembranças de sua viagem à Europa.
Fita 2 - Lado B:
As atividades profissionais de B. Penna quando retornou do Pará para o Rio de Janeiro; alusão à perda do diário onde B. Penna contava suas viagens ao interior do Brasil; o combate ao impaludismo na Baixada Fluminense; a ação de B. Penna na área de saúde pública à frente do Serviço de Profilaxia Rural; comentário sobre a prisão de B. Penna durante o governo de Arthur Bernardes; a “decepção” de B. Penna com o governo de Getúlio Vargas e a afinidade com o Integralismo.
Fita 3 - Lado A:
A forte figura paterna de B. Penna e sua dedicação ao trabalho; o trabalho de B. Penna no Rio Grande do Sul à convite de Getúlio Vargas e sua nomeação para o Ministério da Educação e Saúde; o pedido de demissão do Ministério e a adesão ao Integralismo; breve comentário sobre a atuação de B. Penna na Baixada e nos subúrbios do Rio de Janeiro; referência ao diário de viagens de B. Penna, que se perdeu; lembranças da vida em Juiz de Fora com destaque para o falecimento de sua mãe e a atuação política de B. Penna; a vinda para o Rio de Janeiro e o trabalho de B. Penna como Delegado de Saúde Pública.
Fita 3 - Lado B:
O falecimento de B. Penna em sua fazenda na cidade de Vassouras; comentário sobre a amizade de B. Penna com Carlos Chagas e Oswaldo Cruz; a prisão de B. Penna por sua simpatia com o Integralismo; as impressões da depoente sobre Plínio Salgado e o Integralismo; referência à posição de B. Penna em relação ao nazismo; sobre a amizade de B. Penna com Oswaldo Cruz; sobre o ideal de saneamento de B. Penna; as idéias de Plínio Salgado e a repressão aos integralistas;
lembranças de sua vida em Juiz de Fora; a admiração de B. Penna por Oswaldo Cruz; referência ao diário de viagens de B. Penna que se perdeu; sobre o falecimento de B. Penna em sua fazenda na cidade de Vassouras; sobre sua formação escolar e a orientação educacional recebida de B. Penna; sobre sua formação religiosa.
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Belisário Augusto de Oliveira Penna (Assunto)