Fundo DL - Dyrce Lacombe

Fotomicrografia Fotomicrografia Ouriço do mar com cracas Ouriço do mar com cracas Corais com cracas Corais com cracas Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Experimento em barbeiro Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos Cortes histológicos
Resultados 1 a 30 de 1861 Mostrar tudo
Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC DL

Título

Dyrce Lacombe

Data(s)

  • 1929-2008 (Produção)

nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 0,98 m (343 itens)
Documentos iconográficos: 5.247 itens (1.856 fotografias. p&b e color, 3.198 diapositivos, 19 tiras de negativos flexíveis com 98 fotogramas, 10 fotogramas de negativos flexíveis, 10 cartões-postais e 75 desenhos)
Documentos cartográficos: 2 itens (mapas)
Documentos tridimensionais: 4 itens (3 medalhas e 1 crachá)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1932-)

Biografia

Nasceu em 16 de março de 1932, no Rio de Janeiro, filha de Luís Lacombe e Maria Franco da Cunha. Em 1955 graduou-se em história natural pela Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil. Ainda estudante, trabalhou na faculdade como assistente de Olympio da Fonseca Filho e participou do curso de extensão universitária em zoologia ministrado por Newton Dias dos Santos, do Museu Nacional. Em 1952 fez o Curso de Entomologia Geral do IOC com Rudolf Barth. A partir desse momento, como bolsista da instituição, iniciou uma frutífera carreira de pesquisa junto ao pesquisador, trabalhando com anatomia e histologia de insetos, principalmente barbeiros. Nos anos seguintes, manteve forte vínculo com a atividade docente na FNFi, Universidade do Distrito Federal, Ministério da Educação e IOC. Em 1957 foi aprovada em concurso do Departamento Administrativo do Serviço Público, sendo lotada como zoóloga no Museu Nacional. Afastou-se da instituição em 1960 para ingressar nos quadros do IOC, primeiramente como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisas e, depois, biologista e pesquisadora. Ainda nessa data passou a se interessar pela pesquisa com crustáceos, em especial pelas cracas (cirrepédios), iniciando a constituição de uma coleção histológica e sistemática. Em 1967 recebeu convite do Osborn Laboratories of Marine Science, em Nova York, para desenvolver pesquisas sobre cracas e, em 1969, colaborou com a Califórnia Academy of Sciences na confecção de monografia sobre insetos da ordem Embioptera. Aposentou-se em 1991, mas permaneceu no IOC desenvolvendo suas pesquisas sobre cracas, embiópteros e histologia de barbeiros.

História arquivística

Os documentos estavam no último local de trabalho da titular, localizado na antiga sede do Núcleo Central de Pesquisas do INERu, no Rio de Janeiro.

Procedência

Doação da titular em 2013.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne cartas, ofícios, aerogramas, artigos científicos, currículos, certificados, portarias, mensagens por e-mail, diplomas, certificados, programas de eventos, recortes de jornais e revistas, projetos, fotografias, desenhos, diapositivos e comunicações em eventos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional da titular como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz nas áreas de anatomia e histologia de insetos e cracas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição.

Condições de reprodução

Sem restrição.

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Dyrce Lacombe: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.

Inventário

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Instituto Oswaldo Cruz

Nota de publicação

D’AVILA, Cristiane. A invisibilidade feminina nos arquivos e como mudar isso. Café História, 3 jul. 2023. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/a-ausencia-das-mulheres-nos-arquivos/. Acesso em setembro de 2023.
LACERDA, Aline Lopes de et al. A imagem a serviço do conhecimento: a entomologia nas ilustrações do acervo histórico da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2022. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54874. Acessado em novembro de 2022.
MARASCIULO, Marília. A importância de ilustrações científicas para a descoberta de espécies. Galileu, 25 mar. 2023. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologia/noticia/2023/03/a-importancia-de-ilustracoes-cientificas-para-a-descoberta-de-especies.ghtml. Acesso em: 20 nov. 2023.

Área de notas

Nota

A digitalização do fundo foi financiada por Iberarchivos através do Projeto n.º 2021/004 "Mulheres na ciência e na saúde: digitalização e difusão dos arquivos pessoais de mulheres do acervo da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz", sob a supervisão de Felipe Almeida Vieira.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status da descrição

Final

nível de detalhamento

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

junho de 2019 (criação)
2022-2023 (revisão)

Fontes utilizadas na descrição

Nota do arquivista

Organização e classificação (2019): Francisco dos Santos Lourenço, Lívia Holanda Govêa, Guilherme da Cunha Pessanha e Vanêssa Alves Pinheiro.
Revisão e descrição de itens iconográficos (2022-2023): Natalie Rickli Pimentel.
Digitalização de itens iconográficos (2022-2023): Márcio de Oliveira Ferreira e Vinicius Pequeno de Souza.
Revisão, descrição e digitalização de itens textuais (2023): Bettina Pinheiro Martins, Paulo Jose de Azeredo Coutinho Parintins e Rafaella de Souza Serafim.

objeto digital (URI externo) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados