Área de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Carlos Rudolf Fischer
Forma(s) paralela(s) de nome
- Karl Rudolf Fischer
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
- Carl Rudolf Fischer
- Carlos Rodolpho Fischer
- Rudolph Fischer
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
1886-1955
Histórico
Nasceu em 17 de setembro de 1886, em Leipzig (Alemanha). Transferiu-se para o Rio de Janeiro a convite de Oswaldo Cruz para trabalhar no IOC como desenhista. Na instituição permaneceu de 1912 a 1917 e nela iniciou sua parceria com Adolpho Lutz, de cuja obra foi importante ilustrador. Mesmo após sua saída, prosseguiu realizando desenhos para pesquisadores do IOC. Ao transferir-se para São Paulo, no final da década de 1910, atuou inicialmente no Instituto Butantan. Participou como ilustrador nas publicações de divulgação científica da Campanha Contra a Broca, levada a efeito pela Comissão de Estudos e Debelação da Praga Cafeeira (1924-1927), chefiada por Arthur Neiva. Compôs a primeira equipe do Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal, instituição de pesquisa criada em 1927 pelo governo paulista e dirigida também por Arthur Neiva. Nesse instituto atuou por vinte anos, primeiro como desenhista microscopista e posteriormente como redator e revisor. Dedicou-se ainda ao estudo de insetos, em especial sua metamorfose, sistemática e distribuição geográfica, tendo descrito novas espécies. Morreu na cidade de São Paulo, em 25 de maio de 1955.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Desenhista e fotógrafo
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Entidade relacionada
Identificador de entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão e eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
MENDES, Adilson; MONTEIRO, Paulo Henrique Nico (org.). O Brasil de Carlos Rodolpho Fischer. São Paulo: Instituto Butantan, 2017. Disponível em: https://publicacoeseducativas.butantan.gov.br/web/fischer/pages/pdf/livro-fischer.pdf. Acessado em 27 jul. 2020.
RUDOLPH Fischer (1886-1955). In: BIBLIOTECA virtual em saúde Adolpho Lutz. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, s.d. Disponível em: http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br/html/pt/static/correspondencia/rudolph.php. Acessado em 15 mar. 2019.
Lacerda, Aline Lopes de; Lima, Ana Luce Girão Soares de; Vieira, Felipe Almeida; Lourenço, Francisco dos Santos; Marques, Regina Celie Simões. A imagem a serviço do conhecimento: a entomologia nas ilustrações do acervo histórico da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2022. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54874. Acessado em novembro de 2022.