Mostrando 42 resultados

descrição arquivística
Lourival Ribeiro
Visualizar impressão

3 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Lourival Ribeiro

  • BR RJCOC LR
  • Fundo
  • 1702-1992

Reúne cartas, ofícios, teses, artigos científicos, currículos, diplomas, certificados, nomeações, atas, recortes de jornais e revistas, fotografias, programas de eventos, discursos, relatórios de atividades e informativos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico tisiologista e gestor de instituições de ensino e saúde pública.

Lourival Ribeiro da Silva

Leitura de Interesse Profissional

Reúne apostilas e artigos científicos de diferentes períodos. Entre as apostilas, que totalizam 314 folhas e cobrem os anos de 1978 a 1986, destaca-se uma que registra a palestra proferida pelo Hélio Pereira Dias, consultor jurídico do Ministério da Saúde, em evento promovido pela Academia Nacional de Farmácia no dia 10 de agosto de 1978. O restante desse material pertence ao Ministério da Aeronáutica, especificamente ao Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, datado de 1986. Inclui também 670 folhas de artigos científicos publicados entre 1840 e 1948, abordando diversas temáticas da área da saúde. Entre os títulos presentes estão "História da Vacina no Brasil", "Contribuição para o estudo da paralisia espinhal aguda do adulto" e "Aspectos da luta antituberculose nos Estados Unidos", entre outros. Esses artigos oferecem um panorama histórico das pesquisas e debates médicos ao longo de mais de um século, refletindo avanços e desafios em temas como imunização, doenças infecciosas e neurologia.

Programação da Pesquisa

Fotografias, discursos, ofícios, anais, informativos, apontamentos, registro civis, certidões de nascimento, noticiários, reprodução para livros, publicações, informativos, cartas, cronogramas, recortes de revista, lista de premiações, currículos, artigos científicos, relatórios, necrológio, certidões de obito, cartas, álbuns de homenagem, atas, currículos, editorial, fichas de leitura, lista de livros, listas de presença, lista de presidentes da Academia Nacional de Medicina, negativos, prospectos, provas de capa, rolos de microfilmes, telegramas, lista de obras da exposição.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne Diários do Congresso Nacional de 1948, que registram relatórios e decisões das plenárias daquele ano. Há também apostilas sobre tuberculose, abrangendo cursos de tisiologia sanitária e social, organização hospitalar e outros temas ligados à doença. Inclui informativos como boletins da Embaixada da Índia (1953), livros clássicos de história e medicina, publicações do Simpósio da Associação Mundial de Psiquiatria (1967), jornais e boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde abordando doenças como hepatite, varíola, sarampo, rubéola, cólera e tuberculose, além de documentos sobre AIDS e sindicais. Constam estatutos, como o da Instituição Social de Amparo e Readaptação do Egresso (1957), manuais administrativos do Hospital Nossa Senhora das Dores (1958) e tabelas com dados sobre tuberculose, incluindo resistência a medicamentos e resultados de exames (1958-1967). Programações de eventos e cursos, como o de saúde pública realizado em parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Escola Nacional de Saúde Pública, além de programas de saúde materno-infantil. E contém normas técnicas para tratamentos médicos, como manipulação de canais radiculares, hanseníase e tuberculose, elaboradas pelo Departamento Técnico Normativo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (1965-1971).

Leitura de Interesse Profissional

Reúne publicações de periódicos, revistas científicas e noticiários, abrangendo principalmente temas médicos, matemática e cultura, com materiais publicados entre 1936 e 1990, como a revista "La Presse Médicale" (1936–1940), com 13 folhas contendo obras originais sobre patologias, práticas e pesquisas em medicina e a "Resenha Clínico-Científica" (1948–1970), fundada pelo professor G. Lorenzini, periódico mensal dedicado à doutrina e prática médica. Há também a "Revista Residência Médica" (1975), com 35 folhas abordando temas como avaliação fetal, artropatias, acidentes por animais peçonhentos e mastite tuberculosa, além da "Revista Fluminense de Medicina" (1955), que presta homenagem ao Prof. Dr. Almir Madeira em suas 23 folhas. Outras publicações médicas incluem duas edições da "Laboratório Clínico" (1956–1958, 92 folhas), três números da "Roche Imagem Médica" (1964–1968, 71 folhas) – que tratam de documentação fotográfica médica e temas como esterilização, ecodiagnóstico e sono paradoxal – e 17 exemplares da enciclopédia semanal "Medicina e Saúde" (1967–1968, 34 folhas). Contém a "Ciência Popular" (1951, 26 folhas), um semanário dedicado à difusão do conhecimento técnico-científico, e a "Matemática Curso Moderno" (1966, 44 folhas), de Osvaldo Sangiorgi, vencedora do Prêmio Jabuti em 1963. Também constam a "Radiology-Today/Tomorrow" (1971, 7 folhas), revista canadense de radiologia, e a "Newsletter da Societas Europaea Pneumologica" (1989–1990, 25 folhas), publicação científica europeia sobre pneumologia e três unidades da revista "Elementos de Psiquiatria para o Clínico Geral" (sem data, 64 folhas), que abordam psicoses, depressão, esquizofrenia, desajustes sexuais e outras condições consideradas transtornos naquele contexto, incluindo discussões sobre homossexualidade, histeria e masoquismo em uma perspectiva clínica da época. Inclui também noticiários e recortes de jornais (1939–1988, 54 folhas), com publicações como Diário Popular, Jornal do Brasil, O Globo e Última Hora.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne diversos materiais relacionados à medicina e saúde pública, abrangendo jornais, publicações, cartas e anuários. Inclui o jornal francês Chanteclair (1924), que aborda temas epidemiológicos e menciona o Dr. Carlos Seidl. Há também o jornal Informações Médicas (1962-1975), com artigos sobre esterilidade, ética médica, infecções, cardiologia e outros temas relevantes. Também está presente o Jornal da Imagem (1979), órgão oficial da Sociedade Paulista de Radiologia. Cartas trocadas entre médicos e autoridades (1924-1961) discutem questões administrativas na saúde, como a presença de sanatórios em Londrina e debates sobre a estrutura da Faculdade Nacional de Medicina. Dois guias idênticos, "Conselhos aos doentes do peito", produzidos pela Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, oferecem orientações sobre prevenção e tratamento da tuberculose. Há ainda o Código de Ética Médica, publicado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, que estabelece normas para a prática médica. Na área de oncologia, duas publicações do Ministério da Saúde (1971) se destacam: "Câncer Fundamentos", que apresenta noções básicas de cancerologia para médicos e estudantes, e "Mensagem aos médicos: Quimioterapia do câncer", que aborda princípios e esquemas de tratamento. Além da publicação "O Anuário do Ceará" (1953-1954) que traz informações gerais sobre o estado, incluindo aspectos econômicos, sociais e culturais. Por fim, a publicação Diseases of the Chest (1961) dedica-se a distúrbios torácicos, como tuberculose, pneumonia e câncer de pulmão, com enfoque em diagnóstico e terapêutica.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne discursos e publicações que abrangem temas médicos e de saúde pública entre 1887 e 1980. Inclui discursos e planos de combate à tuberculose, como o Plano de Combate da Cruzada, além de anotações sobre psiquiatria e relatórios de atividades em dispensários, vacinação e reabilitação física. Também contém publicações científicas e comemorativas, como o Livro Jubilar do Professor Rocha Faria e edições do jornal Brasil Médico. Há obras especializadas, como um livro sobre doenças pulmonares e outro sobre diagnóstico diferencial em medicina interna, além de um texto sobre Emilio Roux e Albert Calmette, pioneiros no desenvolvimento da vacina BCG.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne publicações técnicas e históricas do período entre 1948 e 1954, com destaque para obras médicas especializadas e um registro histórico-geográfico sobre o Ceará. Inclui o Tratado de Diagnóstico Diferencial em Medicina Interna (1948), de O. Naegeli, uma referência para clínicos e pesquisadores, abordando métodos científicos de diagnóstico e patologias como insuficiência cardíaca, anemias e doenças do sistema linfático. Também compõe o volume a 5ª edição de Röntgen-Diagnóstico (1953), obra de radiologia escrita por Schinz, Baensch e colaboradores. Contém o Anuário do Ceará - Volume 1 (1953-54), organizado por Waldery Uchôa, que documenta a história do estado e de seus municípios.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne publicações médicas especializadas em diagnóstico por imagem e doenças torácicas, datadas de 1940 e carimbadas pelo Serviço Nacional de Tuberculose. Inclui os tomos I e II da obra "Diagnóstico Röntgenológico de las enfermedades internas", dedicados à aplicação dos raios X no diagnóstico de patologias internas e o livro "Diseases of the Chest and the Principles of Physical Diagnosis", de George W. Norris e H.R.M. Landis, que aborda o diagnóstico clínico de doenças pulmonares e métodos de exame físico.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne recortes de jornais, abrangendo um período histórico que vai de 1880 a 1982. O material concentra-se principalmente em temas de saúde pública, doenças infecciosas e personalidades médicas. Contém recortes sobre tuberculose, incluindo discussões em torno da vacina BCG, a atuação da Liga contra a Tuberculose e da Sociedade Brasileira de Tuberculose, além de registros sobre o I Congresso Nacional de Tuberculose e a Fundação Ataulpho de Paiva. Aborda também a febre amarela, técnicas diagnósticas como baciloscopia e abreugrafia, e personalidades como o professor Eduardo Chapot-Prévost. Inclui ainda matérias sobre xifopagia (casos de gêmeos siameses), homenagens a médicos renomados como Manoel de Abreu (inventor da abreugrafia) e Arlindo de Assis, além de eventos como o Congresso Pan-Americano de Pediatria e discussões da Comissão de Saúde Pública. Há também recortes de notas de falecimento de figuras relevantes, atualizações no combate à tuberculose, novas menções a Chapot-Prévost e a xifópagos, além de temas como câncer, o uso do DDT no controle de endemias, a vacina BCG e referências ao sanitarista Emílio Marcondes Ribas e registros sobre as condições sanitárias do Rio de Janeiro e debates em torno de doenças como arteriosclerose.

Leitura de Interesse Profissional

Contém exemplares da Revista Resenha Clínico-Scientifica, publicada pelo Instituto Biochimico Italo-brasileiro LTDA, sob a chefia de redação de Ulysses Paranhos, periódico mensal dedicado à doutrina e prática médica, abrangendo dois períodos distintos: o primeiro de maio de 1938 a maio de 1943, com 258 folhas, e o segundo de junho de 1943 a janeiro de 1948, com 316 folhas.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne apontamentos de pesquisa de 1967, totalizando 22 páginas. Contém também publicações históricas, como os Archivos de Hygiene (1927), uma edição do Departamento Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro, com 369 páginas. Há ainda folhetos informativos, como exemplares do Notiziario Sanitario (1963), materiais sobre medicamentos (Daprisal), análises de pH urinário e estudos sobre ansiedade, somando 49 páginas. Além disso, inclui estatutos de 1936 do Instituto de Assistência à Tuberculose e da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, com 40 páginas. O volume abrange desde registros administrativos até publicações técnicas e científicas, refletindo aspectos da saúde pública e da medicina no século XX.

Leitura de Interesse Profissional

Reúne diversos tipos, incluindo listas de acervos e obras em construção pela Campanha Nacional Contra a Tuberculose datadas de 1968, totalizando 79 folhas. Folhetos informativos de 1971 publicados pelo Ministério da Saúde sobre a Campanha Nacional de Combate ao Câncer, que somam 10 folhas. Roteiros de aula do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, com 22 folhas, abordando temas como alcoolismo, psicose maníaco-depressiva, esquizofrenia, desordens do pensamento, psiquiatria forense, práticas terapêuticas e psicocirurgia, incluindo a lobotomia. A maior parte do volume consiste em ensaios produzidos entre 1971 e 1975, que ocupam 523 folhas e tratam principalmente de temas médicos, com ênfase em tuberculose, radiologia e saúde pública. Os ensaios abordam desde questões específicas como a tuberculose na América Latina, contágio e tratamento da doença, até temas mais amplos como pneumonias, pneumoconioses, câncer broncogênico e estudos radiológicos do tórax. Inclui discussões sobre neurologia, sífilis do sistema nervoso, programas de vacinação BCG e princípios de diagnóstico em tisiologia.

Divulgação de Resultados

Artigos científicos, recortes de jornais, editorial, prefácios, ensaios, gráficos, provas tipográficas de livro, relatórios.

Docência e Pesquisa

Reúne documentos sobre a prática docente do titular, e documentos sobre atividades de pesquisa na área médica.

Leitura de Interesse Profissional

Artigos científicos, discursos, apontamentos, recortes de jornais (O Jornal, Diário do Congresso Nacional, Jornal do Comércio, Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Jornal Diário da Noite), saúde, educação e câncer, jornal, cartas, revista (Revista A Imprensa médica, Revista Médica e Revista Ciência Popular), noticiário, fichas, recortes de revistas, apostilas de cursos, informativos, relatório, jornal, apostilas de cursos, tabelas, normas técnicas, lista de acervos, roteiros de aula, ensaios, publicação, conferências, portarias, relatórios de pesquisa, depoimentos, ofícios, programas de curso, lista de obras, anteprojetos, cartazes, currículo, cartão-postal, lista de livros e prospectos.

Vida Pessoal

Reúne documentos sobre as relações familiares e sociais do titular, e sua organização financeira.

Relações Familiares

Reúne cartas, declaração, telegramas, cadernos de apontamentos, cartões de embarque, cartões, cartões de visita, cartões-postais, cartões de pêsames, convites, fotografias, bilhetes, recibos, provas, receitas médicas, fotografias, relatório, clichê de impressão e planta da residência do titular. Incluem documentos de Laerte Roberto Maia.

Diretor Executivo do Conjunto Sanatorial de Curicica

Fotografias, recortes de jornais (Jornal Correio da Manhã e Jornal A Letra), relatórios, regimentos, ofícios, organogramas, plantas, apontamentos, gráficos, discursos, prospecto, programas de evento, cartas.

Organização Financeira

Passe de transporte, contrato de locação de móvel, ordem de pagamento, recibos de pagamento, recibos de depósitos, notificações, apólices de seguro, notas fiscais, fatura de telefone, recibos, talonário de cheques, faturas, faturas de água, faturas de imposto predial, faturas de gás, nota promissória, cartas, extrato bancário, contracheques, aviso, requisição de serviço, bilhetes, guias de recolhimento, orçamentos, notas de seguro, prospectos, notificação de recebimento, contratos.
Diretoria de Intendência do Exercito; F. R. de Aquino & Cia. Ltda.; Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro S.A.; Companhia de Seguros Maritimos e Terrestre - Confiança; Generali Brasil Seguros S.A.; Livraria Atheneu Ltda.; Banco da Lavoura de Minas Gerais S.A.; Superintendência de Serviços de Água e Esgoto de Niterói; Ministério do Exército

Leitura de Interesse Pessoal

Recortes de jornais (Folha de Pádua, Diário de Notícias, Tribuna de Petrópolis, Tribuna da Imprensa, O Jornal, Jornal do Brasil e Jornal do Commercio), apontamentos, programa partidário, poemas, prólogos de livro, recortes de revista, textos teatrais, contratos de serviços, manuais, ensaios, relatórios, publicações.

Identificação Civil

Carteiras de habilitação, certidões de casamento, boletins de ocorrência, comprovante de residência, carteira de identidade.
Referências: Serviço de Trânsito do Distrito Federal; Segunda Zona Judiciária do Município de Niterói; Delegacia do 19º Distrito Policial; Superintendência de Polícia Judiciária.

Formação Acadêmica

Discurso de abertura, recortes de jornal, comunicações, discurso de Agradecimento, apontamentos, fotografias, programa, cadernos de apontamentos.

Exibindo 1-30 de 42 resultados