Área de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Joaquim Travassos da Rosa
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
1898-1967
Histórico
Nasceu em 10 de julho de 1898, em Belém (PA), filho de Joaquim Travassos da Rosa e Maria Eleonora Muller Travassos da Rosa. Graduou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1924, tendo sido monitor e preparador da cadeira de microbiologia entre 1922 e 1926. Em seguida trabalhou como médico bacteriologista da Diretoria de Higiene do Rio Grande do Sul, de 1927 a 1929, e, a partir dessa data, como assistente do Instituto Butantan. Em 1948 foi comissionado junto ao IOC, atuando como chefe da Seção de Rickettsias e depois diretor (1961-1964). Entre as décadas de 1950 e 1960 ocupou ainda os cargos de chefe da Divisão de Vírus do Instituto de Microbiologia da Universidade do Brasil, de assessor científico e subchefe de gabinete do Ministério da Saúde e de assessor técnico e científico da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública. Pesquisou nos campos da bacteriologia e virologia questões ligadas a problemas médico-sanitários. Integrou a Academia Brasileira de Ciências, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Sociedade Brasileira de Higiene, a Sociedade Brasileira de Microbiologia, a Academia Mineira de Medicina e a Society of American Bacteriologists, entre outras entidades médico-científicas. Morreu em 25 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro.
Locais
Belém (PA), nasc.
Rio de Janeiro (RJ), morte
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Médico virologista e bacteriologista
Pesquisador do Instituto Butantan, 1929-1948
Diretor do IOC, 16/02/1961-15/07/1964
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Entidade relacionada
Identificador de entidade relacionada
Categoria da relação
Tipo de relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão e eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Academia Mineira de Medicina. Membros. Disponível em http://www.acadmedmg.org.br/ocupante/cadeira-28-patrono-joaquim-travassos-da-rosa. Acessado em outubro de 2020.
Homenagem póstuma. Joaquim Travassos da Rosa. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v1n6/01.pdf. Acessado em outubro de 2020.