Área de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Marcos Kogan
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
1933-
Histórico
Nasceu em 9 de junho de 1933 no Rio de Janeiro. Em 1961 gradou-se engenheiro agrônomo pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Rio de Janeiro. Ainda como estudante, estagiou no IOC com Sebastião de Oliveira até 1962. Posteriormente, atuou no Ministério da Agricultura como agrônomo no Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias entre os anos de 1962 e 1965. Em 1963 regressou ao IOC como biologista da Seção de Entomologia da Divisão de Zoologia. Nesse período publicou artigos sobre a biologia e taxonomia de Coleoptera e Strepsiptera, bem como de pragas de tomateiros e cítricos. Entre 1966 e 1967 foi para a Universidade da Califórnia, Riverside, Estados Unidos, estudar os fatores biológicos e fisiológicos da seleção específica de hospedeiros por insetos zoo e fito-parasitos com bolsa da John Simon Guggenheim Memorial Foundation. De 1968 a 1970 realizou doutoramento na mesma instituição, novamente com finaciamento da Guggenheim. Ainda vinculado ao IOC, foi nomeado pesquisador em Biologia em 1970 e se exonerou em 1974. Posteriomente, atuou no Illinois Natural History Survey e na Universidade de Illinois. Em 1991 tornou-se diretor do Centro Integrado de Proteção de Plantas da Universidade do Estado do Oregon. Aposentou-se em 2003, mas continuou estudando insetos de suas áreas de interesse. Recebeu os títulos de professor emérito das Universidades de Illinois e do Oregon.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão e eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
John Simon Guggenheim Memorial Foundation. Fellows. Disponível em https://www.gf.org/fellows/all-fellows/marcos-kogan. Acessado em março de 2021.
Lacerda, Aline Lopes de; Lima, Ana Luce Girão Soares de; Vieira, Felipe Almeida; Lourenço, Francisco dos Santos; Marques, Regina Celie Simões. A imagem a serviço do conhecimento: a entomologia nas ilustrações do acervo histórico da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2022. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54874. Acessado em novembro de 2022.