Projeto Arquivo Fotográfico do Combate à Febre Amarela no Brasil (1930-40): Saúde, Memória e Cultura

O arquivo fotográfico das atividades da Fundação Rockefeller no Brasil (1930-1940) concentra as suas imagens na luta contra duas doenças endêmicas no Brasil, a febre amarela e a malária. As ações em saúde pública tiveram como alvo o combate ao mosquito vetor da febre amarela, o Aedes aegypti, e a pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença, quando sua forma silvestre e endêmica foi constatada nas regiões de mata do país.

Em 1939, houve uma epidemia de malária no nordeste do Brasil e uma campanha para combater o mosquito Anopheles gambiae, o vetor da doença e responsável por sua forma mais letal, foi empreendida nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. O modelo de campanha utilizado contra a febre amarela foi aplicado nesse caso.


Agente do SFA realizando montagem de lâminas coradas (Histopatologia)

Agente do Serviço de Febre Amarela realizando montagem de lâminas coradas (Histopatologia), s.d.
Foto em preto e branco. O tronco de uma árvore. À direita do tronco, um homem de pé, de perfil para a esquerda. Usa uniforme: chapéu e paletó. O corpo inclinado para o tronco da árvore. Na mão direita, uma lanterna, direcionada para um buraco, no tronco da árvore.

Buraco em tronco de árvore, criadouro comum de A. terrens, Haemagogus, Culex corninger e raramente de Stegomyia, s.d.
Foto em preto e branco. Campo extenso de vegetação rasteira. À esquerda, um homem de pé. Usa chapéu, camisa aberta de mangas compridas dobradas até o cotovelo, calça. Nas mãos, uma caixa retangular aramada. À direita, outro homem de perfil, de pé. Usa chapéu, camisa, paletó, calça, as mãos no braço de uma mulher de costas, de pé, à direita. Cabelos na altura dos ombros, vestido de mangas curtas, mão direita na cintura. No chão, ao lado da mulher, algumas caixas. À direita, de perfil, de pé, outro homem. Cabelos curtos, camisa, paletó, calças, as mãos no braço de uma mulher, à direita, cabelos curtos, vestido de mangas curtas, descalça, a mão esquerda na cintura. À direita, outra mulher de pé, cabelos curtos, vestido de mangas curtas, descalça. Ao lado, outra mulher, de perfil, de pé, chapéu, casaco, calça, descalça, os braços cruzados atrás do corpo. Ao fundo, elevação com vegetação.

Sangria em pessoas na Fazenda Bananal em Varginha (MG), 1937
Foto em preto e branco. Uma poça de água. Atrás da poça, à direita, um homem de pé. Usa uniforme: chapéu, paletó, calça e sapatos. As pernas flexionadas e o corpo inclinado na direção da poça. Na mão direita, uma lanterna. A mão esquerda apoiada no joelho esquerdo. À direita do homem, outro homem, agachado. Usa chapéu, camisa de mangas compridas e calça. Os braços apoiados nos joelhos. Atrás, campo com vegetação rasteira. Ao fundo, casas.


Barreiro com água suja, criadouro típico de Culex quinquefasciatus, s.d.

O conjunto é dividido em três séries fotográficas. A primeira contempla a campanha de erradicação do mosquito Aedes nos estados brasileiros e em países latino-americanos, a pesquisa de campo e de laboratório sobre a forma silvestre da febre amarela e a produção de uma vacina contra a doença; a segunda é uma série sobre a campanha contra o mosquito A. gambiae no nordeste do país; a terceira é uma série que registra exposições fotográficas sobre o trabalho realizado, dentro e fora do Brasil. Esse conjunto documental foi nominado no registro regional do Programa Memória do Mundo da UNESCO para a América Latina e o Caribe.

Esse arquivo foi objeto de um projeto que objetivou a digitalização completa das fotografias e a inserção dos metadados de cada imagem na base de dados da Casa de Oswaldo Cruz, responsável pela guarda da documentação. Também foram disponibilizadas audiodescrições para pessoas cegas ou com baixa visão em 500 imagens do fundo. Com esse objetivo alcançado, o arquivo fotográfico das atividades da Fundação Rockefeller no Brasil (1930-1940) torna-se disponível on-line para qualquer interessado, ampliando seu acesso e alcance para usos diversos.


Foto em preto e branco. Um laboratório. À esquerda, uma mulher de perfil, sentada. Usa na cabeça um capuz, aberto nos olhos e avental de mangas curtas. Os braços flexionados diante do corpo. À direita da mulher, mesa com utensílios para pesquisa, e um suporte em forma de prato, com quatro ovos de galinha. Ao lado da mulher, um homem de perfil, de pé Usa na cabeça um capuz, aberto nos olhos e avental de mangas curtas. O braço direito em cima da mesa. Diante do homem, sobre a mesa, outro suporte em forma de prato, com quatro ovos de galinha. Atrás, à esquerda, mesa fixada na parede. Em cima da mesa, uma bandeja retangular, com vários ovos de galinha. Atrás, uma janela fechada.

Produção de vacina: inoculação de ovos, s.d.
Foto em preto e branco. Interior de uma sala. À direita, mesa com um pote destampado, um lenço dobrado e uma garrafa com tampa de rolha. Ao lado da garrafa, uma jarra com dois palitos. Atrás da mesa, à esquerda, um homem de pé. Cabelos curtos, camisa, gravata, jaleco e calça. As mãos no braço esquerdo de um menino de pé, de costas. O menino usa chapéu, camisa de mangas compridas, com a manga do braço esquerdo dobrada até o ombro, e calça. À direita do menino, outro homem de pé, de costas. Cabelos curtos e paletó, com uma braçadeira no braço esquerdo. Atrás, à esquerda, outra mesa, coberta com uma folha de papel. Em cima da mesa, à esquerda, uma caixa com a tampa aberta. À direita da caixa, um copo e um prato. Atrás do prato, um fogareiro, com base circular e hastes nas laterais. Em cima das hastes, uma grelha com uma panela. À direita da mesa, um homem de pé, de perfil para a esquerda. Cabelos curtos, camisa, gravata e jaleco. Na mão direita, uma haste, posicionada dentro da panela. À direita do homem, outro homem de pé, de perfil para a esquerda. Cabelos curtos e camisa.

Vacinação de um trabalhador da Fazenda Pedra Negra em Três Pontas (MG), 1937
Foto em preto e branco. Área externa, com chão de terra e vegetação rasteira. À esquerda, no chão, dois troncos de árvores. Atrás, à direita, um estábulo coberto. Atrás do estábulo, à esquerda, árvores e bananeiras. Atrás das bananeiras, um terreno elevado, com vegetação baixa e árvores.

Caso de Karl Tetmer, vista do estábulo em Blumenau (SC), s.d.
Fotografia em preto e branco mostra um homem de meia idade, sentado em uma mesa de laboratório, usando uma bata branca e manipulando uma seringa e um pequeno recipiente. À esquerda, há uma estante de madeira com vários tubos de ensaio. À direita, estão três recipientes de madeira com tubos de ensaio. No fundo, uma parede branca. Em baixo à direita, a inscrição

Enchendo a seringa com a mistura soro/vírus para prova de proteção, s.d.

A digitalização, o tratamento, a elaboração de metadados e a inserção das cópias digitais na Base Arch foram ações integrantes do projeto “WAC803/01/2023 - Arquivo Fotográfico do Combate à Febre Amarela no Brasil (1930- 40): Saúde, Memória e Cultura” que contou com o patrocínio do Grupo Seres, CCCC - Concremat, Centro Universitário IBMR, MarshMcLennan, Rock-It e Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, gestão cultural pela SPCOC e realização da Casa de Oswaldo Cruz e Fiocruz.