Carlos Alberto de Medina

Original digital objects not accessible

Identity area

Type of entity

Person

Authorized form of name

Carlos Alberto de Medina

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

Description area

Dates of existence

1931-2010

History

Nasceu no dia 1° de novembro de 1931, em Recife (PE), filho de Francisco de Medina e Olga da Silva Lima de Medina. Iniciou sua trajetória como sociólogo em 1953 quando assumiu o cargo de assistente da cadeira de Problemas Econômicos e Sociais do Brasil, do curso de Puericultura e Administração do Departamento Nacional da Criança, vinculado ao Ministério da Saúde. Em 1955 ingressou no Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) para atuar na Seção de Pesquisa Social da Divisão de Educação Sanitária, onde permaneceu por mais de uma década realizando levantamentos socioeconômicos em municípios do interior. Ao final da década de 1950 participou, ao lado do sociólogo José Arthur Rios e do arquiteto Hélio Modesto, da pesquisa “Aspectos humanos da favela carioca”, realizada pela Sociedade para Análise Gráfica e Mecanográfica Aplicada aos Complexos Sociais. O estudo é considerado o marco inicial da pesquisa em ciências sociais em favelas brasileiras. Em 1963 foi cedido pela Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, nova denominação do SESP, para o Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais, órgão criado pela Unesco, onde ocupou os cargos de secretário-geral a partir de 1967 e diretor entre 1974 e 1979. De 1965 a 1992 chefiou o Departamento de Estudos e Pesquisas do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais, filiado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cuja missão era realizar estudos, planejamento e consultoria para programas de assistência social. No Centro de Estudos da Família, Adolescência e Infância, dirigido por sua mulher, a psicóloga Berenice Fialho Moreira, realizou diversos trabalhos como membro consultor colaborador. A partir da década de 1970 dedicou-se também à docência, tendo atuado como professor e conferencista em várias instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Escola Nacional de Serviços Urbanos e Federação das Indústrias do Amazonas. Autor de livros, artigos, estudos de caso e ensaios que abrangeram variados temas, como política, economia, segurança pública, família e cultura. Morreu em 3 de maio de 2010, no Rio de Janeiro.

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

Sociólogo

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

General context

Relationships area

Related entity

Berenice Fialho Moreira (19??-)

Identifier of related entity

Category of relationship

family

Type of relationship

Berenice Fialho Moreira

is the spouse of

Carlos Alberto de Medina

Dates of relationship

Description of relationship

Access points area

Subject access points

Place access points

Occupations

Control area

Authority record identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.

Status

Level of detail

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

GIRÃO, A. L.; FARIAS, G.; MACIEL, L.; HEYMANN, L.; ZAMPIER, M.; GOMES, M; RIBEIRO, P.; SANTOS, R. "Fontes para pensar o Brasil e a sociologia brasileira: os arquivos José Arthur Rios e Carlos Alberto de Medina". Matéria no Site da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, jun. 2020. Disponível em https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/fontes-para-pensar-o-brasil-e-a-sociologia-brasileira-os-arquivos-jose-arthur-rios-e-carlos-alberto-de-medina. Acessado em setembro de 2022.
BRITO, Carolina Arouca Gomes; LOPES, Thiago da Costa. 2022. Saúde, desenvolvimento e interpretações do Brasil: uma análise da perspectiva sociológica de Carlos Alberto de Medina. Lua Nova, v. 115, p. 43-80, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/jTD7fbGzHhNPPwtSFFmb3Hc/?format=pdf&lang=pt. Acessado em janeiro de 2023.

Maintenance notes