Fundo DY - Darcy Fontoura de Almeida

Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC DY

Título

Darcy Fontoura de Almeida

Data(s)

  • 1910-2013 (Produção)

nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 4,06 m
Documentos iconográficos: não contabilizado

Área de contextualização

Nome do produtor

(1930-2014)

Biografia

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de julho de 1930, filho de imigrantes portugueses. Graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1954. Desde o segundo ano do curso (1950) iniciou estágio de iniciação científica no Instituto de Biofísica, sob a orientação de José de Moura Gonçalves e de Antonio Couceiro. Em sua carreira no Insituto, alcançou os títulos de Pesquisador Associado do CNPq (1957), Livre Docente (1965, orientado por Carlos Chagas Filho), Professor Adjunto (1970), Professor Titular (1984) e Professor Emérito (2001). Realizou estágios de pós-graduação na Post-Graduate Medical School, Hammersmith Hospital de Londres (1956-57), na Université Libre de Bruxelles (1960), no Instituto Superior de Saúde, em Roma (1963-64). Foi um dos precursores, com João Lucio de Azevedo e Sergio Olavo da Costa, nas pesquisas de genética de microrganismos no país. Em 1970 criou o Laboratório de Fisiologia Celular, voltado para o estudo do controle genético de funções celulares em bactérias. Identificou os genes ftsH (hoje AAA) e dinM em E. coli, e participou do projeto de vacinas orais contra E. coli enterotoxigênica, com Luis Ferreira. Teve constante participação na vida comunitária da ciência brasileira., Foi membro das diretorias e do Conselho da Sociedade Brasileira de Genética (1976-82) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1979-83), Coordenador do Comitê Assessor de Genética (1986-88), e membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1988-90). Foi representante da comunidade no Conselho da FINEP (1987-93) e da CAPES (2000-02), Membro do Conselho Universitário da UFRJ (1986-90), Vice-Presidente do Comitê Executivo e Membro do Comitê dos Diretores da International Federation of Institutes for Advanced Study. No Instituto de Biofísica foi diretor entre 1985 e 1989. Também atuou na divulgação científica, dentro e fora da SBPC como co-fundador das revistas Ciência Hoje (1982) e Ciência Hoje das Crianças, do Informe Ciência Hoje (1986) e do Jornal da Ciência. A partir de 1988, ao constatar a necessidade de alto poder computacional para estudos em bioinformática iniciou, em ação individual pioneira, o processo que levou à fundação do Laboratório de Bioinformática (LABINFO) no LNCC/CNPq. Em 2000 o LABINFO estava apto a coordenar o projeto GeneBrasil/CNPq, uma rede de 25 centros brasileiros, para o sequenciamento completo do genoma da Chromobacterium violaceum. Em setembro de 2008, o LABINFO inaugurou a Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida. Em 2001 foi homenageado como Professor Emérito da UFRJ. A partir desse ano, passou a dedicar se a pesquisa em história contemporânea da ciência brasileira como professor visitante da Fiocruz, atuando no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz. Morreu em 6 de março de 2014 no Rio de Janeiro.

História arquivística

Os documentos estavam na residência do titular até a doação em 2016.

Procedência

Doação de Suely Spiegel, viúva do titular, em 2016.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição, em organização.

Condições de reprodução

Com restrição, em organização.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Carlos Chagas Filho
Fundo Casa de Oswaldo Cruz > Seção Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde > Série Projetos de Pesquisa > Dossiê Gênero e ciência: carreira e profissionalização no IOC, Museu Nacional e Instituto de Biofísica (depoimento)

Área de notas

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status da descrição

Preliminar

nível de detalhamento

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

Fontes utilizadas na descrição

Nota do arquivista

Equipe: Francisco dos Santos Lourenço e Felipe Almeida Vieira.

objeto digital (URI externo) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados