Ensino

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Ensino

Termos equivalentes

Ensino

Termos associados

Ensino

Resultados para Ensino

6 resultado(s) diretamente relacionado(s) Excluir termos específicos

Memória Institucional da Fiocruz – Constituição de acervo de história oral para a saúde

Resumo: O projeto de pesquisa realizará entrevistas de história oral com servidores, em atividade ou aposentados, que se disponham a registrar sua experiência profissional na Fiocruz. O intuito é preservar as histórias pessoais e profissionais destes colaboradores que tenham interesse em contar suas experiências para constituir um acervo permanente de história oral sobre a Fiocruz e sua memória institucional. Este material constituirá acervo disponível ao público para pesquisas na área de ciências sociais e humanas, ou de quaisquer outros que tenham interesse nesta temática.
A importância do projeto deve-se ao fato de a história institucional e a prática profissional de servidores não terem habitualmente registros em outras formas de preservação, sobretudo com a oralidade. Muito mais comum é a forma escrita, com textos autobiográficos ou aqueles onde são narrados episódios isoladamente. Consideramos que as falas e as memórias que surgem no decorrer das entrevistas, possuem conteúdo e abordagem diferenciada, pelo seu valor histórico e administrativo.
As entrevistas serão realizadas a partir de um roteiro pré-estabelecido com perguntas que abordarão aspectos pertinentes às trajetórias pessoal e profissional dos depoentes, sua participação ou proposição de projetos de pesquisa no decorrer de sua vida institucional, bem como possíveis experiências de docência, memórias mais significativas ou quaisquer outros pontos que os depoentes julgarem importantes para abordar. Acreditamos que estes profissionais ajudaram a conduzir e consolidar, de alguma forma, a instituição e fortalecem seu papel de protagonista das ações de saúde da realidade brasileira. Partimos deste ponto ao analisarmos os depoimentos relativos ao projeto de história oral, Remanescentes do Massacre de Manguinhos, onde se percebe com exatidão a importância que os estagiários, recentes contratados e outros colaboradores tiveram para a sobrevivência dos laboratórios no episódio citado. Os cientistas titulares destes espaços foram cassados, mas as atividades mais cotidianas permaneceram e foram fundamentais na sobrevivência da pesquisa científica, até a volta dos cientistas cassados pelas ações arbitrárias do golpe civil-militar de 1964, e sobretudo após o AI5, em 1968. As entrevistas serão gravadas em áudio digital, transcritas e conferidas e vão compor o acervo institucional permanente da Fiocruz, disponível em https://basearch.coc.fiocruz.br/.

Rita de Cássia Barradas

Entrevista realizada por Tania Fernandes e Otto Santos, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCM/Santa Casa), na cidade de São Paulo/SP, no dia 16 de agosto de 2018.

Naomar de Almeida Filho

Entrevista realizada em duas sessões; a primeira por Tania Fernandes e Eliene Rodrigues, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), no dia 30 de outubro de 2018 e a segunda por Tania Fernandes e Otto Santos, na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no dia 6 de novembro de 2018.

Lorene Louise Silva Pinto

Entrevista realizada por Tania Fernandes, Eliene Rodrigues e Joel Nolasco, na Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador/BA, no dia 7 de junho de 2016.

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Entrevista realizada por Tania Maria Fernandes, André Lima e Otto Santos, no Instituto de Medicina Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Rio de Janeiro/RJ, no dia 24 de maio de 2018.

José Jackson Coelho Sampaio

Entrevista realizada por Tania Fernandes, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza/CE, no dia 3 de setembro de 2019; possui dois arquivos de áudio porque houve interrupção na gravação.