Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1938-1990 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 1,54 m
Documentos iconográficos: 1.683 itens (972 fotografias, 15 folhas de cópias-contato com 255 fotogramas, 31 tiras de cópias-contato com 106 fotogramas, 3 fotogramas de cópias-contato, 70 tiras de negativos flexíveis com 326 fotogramas, 5 fotogramas de negativos flexíveis, 13 cartões-postais, 2 desenhos e 1 cartaz)
Documentos cartográficos: 16 itens (plantas arquitetônicas)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 19 de maio de 1902, em São Paulo, filho de Calixto de Paula Souza e Elfrida Pacheco de Paula Souza. Enquanto aluno da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, em 1923, foi acometido pela tuberculose, doença que o afastaria temporariamente dos estudos. Mudou-se para Belo Horizonte, onde, mesmo em tratamento, conseguiu concluir os estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 1927. Dois anos depois seguiu para a França a fim de fazer o Curso de Aperfeiçoamento em Tisiologia na Faculdade de Medicina de Paris com o professor Leon Bernard. De volta ao Brasil, em 1930, assumiu a direção do Sanatório São Paulo, atividade que exerceu até 1932. O sucesso de sua administração resultou na organização de um conjunto de sanatórios beneficentes, voltados para pacientes de tuberculose, denominado Associação de Sanatórios Populares (Sanatorinhos), do qual foi presidente de honra. Nesse mesmo período exerceu a clínica particular, atividade que desempenhou até 1945. Ainda em São Paulo, ingressou, como assistente voluntário, na Clínica do Instituto de Higiene de São Paulo, tornando-se funcionário efetivo em 1938. Quando, em 1945, o instituto transformou-se em Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), passou a professor catedrático de tisiologia, tendo sido diretor da faculdade em 1953-1959 e 1961-1962. Organizou, ainda, o Serviço de Inspeção de Saúde de estudantes e funcionários da USP, onde respondeu pela área de pneumologia. Posteriormente, quando o serviço transformou-se em Instituto de Saúde e Serviço Social da Faculdade de Higiene e Saúde Pública, assumiu sua direção. Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de dirigir o Serviço Nacional de Tuberculose (SNT) a convite de Ernesto de Souza Campos, ministro da Educação e Saúde. Condicionou sua ida para o SNT à autonomia na elaboração e gestão de uma campanha de cunho nacional contra a doença. Uma vez traçadas as linhas básicas de trabalho, foi criada a Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), em 1946, da qual ocupou a superintendência até 1951. Ao deixar nesse ano o SNT e a CNCT, retornou a São Paulo, onde, paralelamente às atividades desenvolvidas na faculdade, assumiu a Divisão dos Serviços de Tuberculose da Secretaria de Saúde do estado. Ficou no cargo de 1967 a 1968, e foi responsável pela Coordenadoria de Saúde da Comunidade de 1968 a 1970. Foi também diretor da Divisão dos Serviços de Tuberculose da Secretaria de Saúde de São Paulo, membro da Comissão Técnica da Divisão Nacional de Tuberculose, da Comissão Científica da Federação Brasileira de Tuberculose, da Comissão de Peritos sobre Tratamento da Tuberculose e da Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária, além de consultor da Organização Pan-Americana da Saúde no Curso de Pós-Graduação de Sanitaristas da Escola de Saúde Pública do México, em 1962. Morreu em 2 de junho de 1999.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Doação do titular em 1991.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, cartões, ofícios, cartões-postais, telegramas, convites, recortes de jornais e revistas, fotografias, discursos, mapas, contratos de serviços, decretos, convênios, relatórios de atividades e entrevistas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como professor e gestor da área de saúde pública, principalmente no combate e controle da tuberculose no Brasil.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Raphael de Paula Souza: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. Arquitetura da saúde e preservação do patrimônio moderno no Brasil. In: AMORA, Ana M. G. Albano; COSTA, Renato Gama-Rosa (org.). A modernidade na arquitetura hospitalar: contribuições para sua historiografia. Rio de Janeiro: PROARQ-FAU-UFRJ, 2019. p. 168-193. Disponível em: https://proarq.fau.ufrj.br/public/editor/LIVROS%20ED%20PROARQ/Arquitetura%20Hospitalar-FINAL.pdf. Acesso em: 7 set. 2025.
BITTENCOURT, Tania Mara Mota. Peste branca – arquitetura branca: os sanatórios de tuberculose no Brasil na primeira metade do século 20. 2000. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.
MELLO, Thaysa Malaquias de. Sergio Bernardes e Sanatório de Curicica: uma documentação da produção da arquitetura moderna de saúde. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador. p. 1-22. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2020/04/110549.pdf. Acesso em: 27 set. 2025.
MELLO, Thaysa Malaquias de. Sergio Bernardes e o Sanatório de Curicica: herança da formação na FNA. Cadernos PROARQ, Rio de Janeiro, n. 32, p. 52-77, jul. 2019. Disponível em: https://cadernos.proarq.fau.ufrj.br/public/docs/Proarq_32_03.pdf. Acesso em: 27 set. 2025.
MELLO, Thaysa Malaquias de; AMORA, Ana M. G. Albano. Sergio Bernardes e o Sanatório de Curicica: uma contribuição para o patrimônio moderno da saúde. Revista Docomomo Brasil, Campina Grande, v. 6, n. 10, p. 37-54, dez. 2023. Disponível em: https://publicacoes.docomomobrasil.com/revista/article/view/131/91. Acesso em: 27 set. 2025.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2013 (criação)
2022 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
RAPHAEL de Paula Souza. In: MEMÓRIA da tuberculose: acervo de depoimentos. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz: Fundação Nacional de Saúde, Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, 1993. p. 87-98.
Nota do arquivista
Digitalização iconográfica: Márcio de Oliveira Ferreira e Vinicius Pequeno de Souza
Revisão iconográfica: Natalie Rickli Pimentel
