Hanseníase

Taxonomia

Código

Nota(s) de escopo

  • Infecção granulomatosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. As lesões granulomatosas são manifestadas na pele, nas mucosas e nos nervos periféricos. Há dois tipos polares ou principais: a lepromatosa e a tuberculoide.

Fonte

Exibir nota(s)

Termos hierárquicos

Hanseníase

Termos equivalentes

Hanseníase

  • Use para Lepra

Termos associados

Hanseníase

1180 descrição arquivística resultados para Hanseníase

Somente resultados diretamente relacionados

“State Immunization Requirements for Scholl Children” (CDC/EUA); “Ação Participativa: Trabalhando com Hanseníase” (MS); “Trinamento de Pessoal para o Controle de Doenças Transmissíveis” (MS/SNABS/Secretária de Recursos Humanos/ENSP-FIOCRUZ);

"Guias para Evaluacion Del Crescimiento y Nutricion Del Niño Menor de Seis Años En Atencion Primaria" (Ministério da Saúde e Ação Social da Argentina); "Guia para Controle da Hanseníase" (MS); "Guia Distrital 1987/1988 - Distrito 447" (Rotary International); "Guia do Meio Ambiente: Coletânea de Temas" (de autoria de Antônio José Andrade Rocha, Márcio Antônio Naves e José da Cruz e Sousa) e guia metodológico para treinamento e capacitação de pessoal auxiliar em cuidados primários de saúde.
Constam, também, os seguintes guias: "Vaccine Preventable Diseases/Epidemiology; Prevention and Control" (CDC/USA) e guia contendo artigos sobre doenças infecciosas.

A Lepra Latente e seus Perigos

Crítica à atração da política brasileira de combate à lepra; defende urgente ação conjunta dos países sul-americanos no combate à doença, tornando-se para isso indispensável: “fazer reviver o pânico e a repugnância que infundia outrora o leproso, mostrar às populações a grande contagiosidade da lepra e convencê-las de que a única medida eficaz de combate consiste na segregação de todos os leprosos”.
Resta ainda o perigo dos casos latentes da doença, provavelmente mais abundantes que os patentes, que por não terem manifestação exterior, visível, propagam a lepra livremente.

A luta contra a lepra no Paraná

Artigo produzido pelo Dr.Luiz Medeiros, Sub-inspetor Sanitário do Departamento Nacional de Saúde Pública e Diretor do Leprosário São Roque (Paraná). O artigo contém dados estatísticos sobre a ocorrência da hanseníase no estado; Dados sobre o Leprosário São Roque; e a legislação estadual sobre a profilaxia da hanseníase. O papel da educação sanitária na prophylaxia da lepra. O autor, Theophilo Almeida, 44 então Diretor da Inspetoria de Prophylaxia da Lepra e das Doenças Venéreas, apresentou este trabalho ao 3º Congresso Brasileiro de Hygiene e versa sobre a hanseníase, considerando-a uma doença estudada, conhecida e evitável e, portanto, enquadrada dentro das possibilidades da Educação Sanitária.

A questão da lepra no Rio Grande do Sul

Relatório apresentado à Sociedade de Medicina de Porto Alegre, com informações sobre a origem, distribuição e profilaxia da hanseníase no Estado do Rio Grande do Sul.

Abrahão Rotberg

Entrevista realizada por Laurinda Rosa Maciel e Maria Leide W. de Oliveira, na residência do depoente, em São Paulo/SP, no dia 03 de maio de 2002.

Resultados 1 a 30 de 1180