Visualização de impressão Fechar

Mostrando 27 resultados

descrição arquivística
Instituto Oswaldo Cruz Memória
Visualização de impressão Ver:

8 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Alzira Maria Paiva de Almeida

Entrevista realizada por Aline Lacerda e Luciana Heymann, via plataforma Zoom, no dia 12 de março de 2021, sendo responsável pela gravação Cristiana Grumbach, da Crisis Produtivas; as entrevistadoras estavam no Rio de Janeiro e a depoente em Recife.

Amilcar Arandas Rego

Entrevista realizada por Pedro Jurberg e Laurinda Rosa Maciel, na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, no Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 2019, com a duração de 1h12min.

Celina Maria Turchi

Entrevista realizada por Luiz Otávio Ferreira, Denise Pimenta e Polyana Valente, no dia 21 de julho de 2022, em Rio de Janeiro e São Paulo, pela plataforma Zoom, responsável pela gravação Cristiana Grumbach e produzido por Crisis Produtivas, com duração de 1h59min.

Daniela Rangel

Entrevista realizada por Cristiane D'Ávila no dia 31 de maio de 2022, em modo virtual pela Plataforma Teams.

Delir Corrêa Gomes Maués da Serra Freire

Entrevista realizada por Pedro Jurberg e Laurinda Rosa Maciel, no Laboratório de Helmintologia, no IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro, no dia 16 de março de 2018, com a duração de 53min.

Ernesto Hofer

Entrevista realizada por Pedro Jurberg e Laurinda Rosa Maciel, no Pavilhão Rocha Lima/Laboratório de Zoonoses Bacterianas/IOC/Fiocruz – Rio de Janeiro, no dia 23 de maio de 2018, com a duração de 1h16min.

Keyla Belízia Feldman Marzochi

Entrevista realizada por Luis Otávio Ferreira, Nara Azevedo e Daiane Rossi, no dia 6 de agosto de 2021, via plataforma Zoom, sendo responsável pela gravação Cristiana Grumbach, da Crisis Produtivas.

Liléia Gonçalves Diotaiuti

Entrevista realizada por Nara Azevedo e Simone Kropf, no dia 6 de março de 2020, no Auditório do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), na COC/Fiocruz; gravação dirigida por Cristiana Grumbach, fotografia e câmera por Eduardo Brantes, da Crisis Produtivas.

Maria Cecília de Souza Minayo

Entrevista realizada por Luís Otávio Ferreira, Nara Azevedo e Daiane Rossi, nos dias 5 e 11 de fevereiro de 2021, por plataforma Zoom, entre Rio de Janeiro e Petrópolis/RJ, tendo como responsável pela gravação Cristiana Grumbach e produzido por Crisis Produtivas.

Maria da Luz Fernandes Leal

Entrevista realizada por Luciana Heymann e Nara Azevedo, no dia 15 de janeiro de 2020, no Auditório do CDHS/COC/Fiocruz, dirigida por Cristiana Grumbach, com fotografia e câmera de Eduardo Brantes e produzida por Crisis Produtivas.

Maria Elena Caride

Entrevista realizada por Nara Azevedo e Polyana Valente, no dia 18 de abril de 2022, no CDHS/COC/Fiocruz, Rio de Janeiro, dirigida por Cristiana Grumbach, fotografia e câmera de Eduardo Brantes e produzida por Crisis Produtivas.

Marilda de Souza Gonçalves

Entrevista realizada por Aline Lacerda, Luciana Heymann e Daiane Rossi, no dia 16 de dezembro de 2020, via plataforma Zoom, entre Rio de Janeiro e Salvador/BA, sendo responsável pela gravação Cristiana Grumbach e produzida pela Crisis Produtivas.

Marilda Siqueira

Entrevista realizada por Luiz Otávio Ferreira e Polyana Valente, no dia 23 de maio de 2022, no CDHS/COC/ Fiocruz, Rio de Janeiro, dirigida por Cristiana Grumbach, fotografia e câmera de Eduardo Brantes, produzida por Crisis Produtivas.

Mulheres na Fiocruz: trajetórias

Resumo: O objetivo do projeto foi a produção de registros audiovisuais visando documentar, preservar e divulgar a memória coletiva da instituição, especialmente tendo em vista as comemorações de seus 120 anos, em 2020. O projeto privilegiou trajetórias de mulheres buscando revelar aspectos da organização e dinâmica institucionais e, de forma mais abrangente, das próprias condições de emergência de profissionais dedicadas aos campos da saúde e da ciência no Brasil. Foram estabelecidas duas linhas de ação: a produção de um documentário sobre as mulheres “pioneiras” envolvidas em atividades de pesquisa/ensino (1940-1980), intitulado ‘Mulheres na Fiocruz: pioneiras’ e a produção de vídeos sobre a trajetória de 21 mulheres representativas dos campos do ensino, pesquisa, produção e assistência (1980-2020), cada uma delas com atuação em uma das unidades da Fiocruz. As três primeiras entrevistadas foram Maria da Luz Fernandes Leal, Yara Maria Traub-Cseko e Liléia Gonçalves Diotaiuti. A produção de registros sobre a presença feminina na Fiocruz contemplou duas linhas de ação: 1) a produção de um documentário sobre as mulheres “pioneiras” envolvidas em atividades de pesquisa/ensino (1940-1980); 2) a produção vídeos sobre a trajetória de 21 mulheres representativas dos campos do ensino, pesquisa, produção e assistência (1980-2020), cada uma delas com atuação em uma das unidades da Fiocruz.
O documentário Mulheres na Fiocruz: pioneiras foi integralmente produzido a partir de fontes arquivísticas, sobretudo do vasto acervo documental sob a guarda do Departamento de Arquivo de Documentação (DAD) da COC que contempla, além das mais de 3000 horas de entrevistas já realizadas com pesquisadoras da Fiocruz, um vasto conjunto de documentos como currículos, notícias de jornal, publicações, fotografias, documentos textuais, diários de viagens e de laboratório, entre outros. Para produção do documentário utilizamos 7 entrevistas gravadas oriundas dos projetos “Memória das Coleções Científicas do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz”, liderado por Magali Romero de Sá, e “Gênero e ciência: carreira e profissionalização no IOC, Museu Nacional e Instituto de Biofísica”, liderado por Nara Azevedo. Através de um intenso trabalho de escuta, elaboração de roteiro, pesquisa histórica e edição, o filme contempla a trajetória das pesquisadoras Anna Kohn, Delir Correa Gomes Maués da Serra Freire, Dyrce Lacombe, Luiza Krau, Monika Barth e Ottilia Affonso Mitidieri, que ingressaram na instituição entre as décadas de 1950 e 1960.
As protagonistas das três primeiras entrevistas realizadas pelo projeto foram concedidas por Maria da Luz Fernandes Leal (Bio-Manguinhos), Yara Maria Traub-Cseko (Instituto Oswaldo Cruz) e Liléia Gonçalves Diotaiuti (Fiocruz Minas) . Entre 2020 e 2021, por força da pandemia de Covid-19, os depoimentos foram realizados remotamente seguindo a mesma dinâmica das entrevistas presenciais, com dois entrevistadores, a documentarista e a depoente. Foram ouvidas nesta fase Alzira Maria de Paiva Almeida, Keyla Belizia Feldman Marzochi, Marilda de Souza Gonçalves, Maria Cecilia de Souza Minayo, Nubia Boechat Andrade, Rachel Niskier Sanchez e Tizuko Shiraiwa. Essa reorientação da pesquisa direcionou para registrar diferentes formas de intervenção das cientistas da Fiocruz nas situações de emergências sanitárias, tanto em seus laboratórios quanto em sua relação com a sociedade. Assim, foram entrevistadas Valdiléia Veloso, Rita Nogueira, Maria Elena Caride, Marilda Siqueira, Simone Monteiro, Denise Valle e Celina Turchi, totalizando 17 depoimentos para o projeto.
A equipe de pesquisa foi constituída por Luiz Otávio Ferreira, Nara Azevedo, Simone Petraglia Kropf, Luciana Quillet Heymann, Aline Lopes de Lacerda e Denise Pimenta, dos bolsistas recém-doutores André Lima, Daiane Rossi e Polyana Valente, e da documentarista Cristiana Grumbach.

Núbia Boechat Andrade

Entrevista realizada por Luciana Heymann e Aline Lacerda, via plataforma Zoom, no dia 16 de junho de 2021, no Rio de Janeiro; responsável pela gravação, Cristina Grumbach e produzida por Crisis Produtivas.

Ortrud Monika Barth Schatzmayr

Entrevista realizada por Pedro Jurberg e Laurinda Rosa Maciel, no Pavilhão Hélio e Peggy Pereira, no IOC, Fiocruz/RJ, no dia 27 de fevereiro de 2019, com a duração de 1h20min

Otília Rodrigues Affonso Mitidieri

Entrevista realizada por Pedro Jurberg e Laurinda Rosa Maciel, no Rio de Janeiro, no dia 22 de janeiro de 2019, com a duração de 1h56min

Pedro Jurberg

Entrevista realizada por Laurinda Rosa Maciel e Laís Marçal, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 2017, com a duração de 1h25min.

Rachel Niskier Sanchez

Entrevista realizada por Luciana Heymann, Simone Kropf e Daiane Rossi, no dia 11 de janeiro de 2021, no Rio de Janeiro; foi dirigida por Cristina Grumbach, com fotografia e câmera de Eduardo Brantes e produzida pela Crisis Produtivas.

Remanescentes do Massacre de Manguinhos

O projeto foi realizado como parte do pós-doutoramento de Pedro Jurberg, orientado por Laurinda Rosa Maciel, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz. As entrevistas foram realizadas com personagens que trabalhavam nos laboratórios cujos cientistas foram cassados no episódio conhecido como Massacre de Manguinhos. Tem como objetivo narrar como estes laboratórios sobreviveram ao fato de terem seus principais cientistas fora da instituição, mas que, ainda assim, os herdeiros intelectuais destes mestres seguiram adiante em suas pesquisas. As demais atividades realizadas no âmbito do projeto foram uma disciplina eletiva no citado PPG, intitulada 'Instituto Oswaldo Cruz: ascensão, estagnação, queda e recuperação de uma instituição de pesquisa' oferecida no segundo semestre de 2018 e o Seminário “As contribuições das mulheres cientistas na formação da Fundação Oswaldo Cruz”, em novembro de 2019.

Rita Nogueira

Entrevista realizada por Luiz Otávio Ferreira e Polyana Valente, no dia 25 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro, pela plataforma Zoom, responsável pela gravação Cristiana Grumbach e produzido por Crisis Produtivas.

Simone Monteiro

Entrevista realizada por Luiz Otávio Ferreira, Nara Azevedo e Polyana Valente, no dia 3 de dezembro de 2021, no Rio de Janeiro, pela plataforma Zoom, responsável pela gravação Cristiana Grumbach e produzida por Crisis Produtivas

Tizuko Shiraiwa

Entrevista realizada por Luis Otávio Ferreira e Daiane Rossi, no dia 10 de setembro de 2021, via plataforma Zoom, no Rio de Janeiro; responsável pela gravação, Cristiana Grumbach e produzida por Crisis Produtivas

Valdiléia Veloso

Entrevista realizada por Nara Azevedo e Polyana Valente, no dia 23 de maio de 2022, no CDHS/COC/Fiocruz, no Rio de Janeiro, dirigida por Cristiana Grumbach, fotografia e câmera de Eduardo Brantes e produzida por Crisis Produtivas.

Yara Maria Traub-Cseko

Entrevista realizada por Luciana Heymann, Nara Azevedo, Daiane Rossi e André Luiz Lima, no dia 18 de fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro (Auditório do CDHS – COC - Fiocruz), gravação dirigida por Cristiana Grumbach, com fotografia e câmera de Eduardo Brantes e produzida por Crisis Produtivas