Série filmada ininterruptamente de janeiro de 1980 a setembro de 1990 por Adrian Cowell e Vicente Rios, produzida para a Central Television de Londres em coprodução com a Universidade Católica de Goiás. Ao longo da década de 1980 foram produzidas duas versões da série para televisão. Títulos de 1984: Na Trilha dos Uru Eu WauWau (The Search for the Kidnappers) O Caminho do Fogo (The Blazing of the Trial) Nas Cinzas da Floresta (In The Ashes of The Forest) O quarto filme desta série televisiva se divide em duas partes: Tempestades da Amazônia (The Storms of the Amazon) e A Mecânica da Floresta (The Mechanics of the Forest) Títulos de 1990: (Versão atualizada, com remontagem da série sobre o aumento do desmatamento na década de 1980) Financiando o Desastre (Banking on Disaster) Montanhas de Ouro (Mountains of Gold) Chico Mendes – Eu quero Viver (Chico – I want to live) Matando por Terras (Killing for Land) Os temas desta série incluem o primeiro contato com a tribo de índios isolados Uru-Eu-Wau-Wau, com garimpeiros e madeireiros, a colonização e o desmatamento de Rondônia a partir da pavimentação da estrada BR-364, a campanha dos ambientalistas contra o financiamento do Polonoroeste pelo Banco Mundial, os grandes projetos Carajás e Tucuruí, o saque da floresta pelos garimpeiros, as primeiras tentativas de controlar os incêndios da Amazônia usando tecnologia de satélite, a vida e assassinato de Chico Mendes e a criação das primeiras reservas extrativistas, a pesquisa do cientista Enéas Salati provando que o desmatamento reduzirá as chuvas na Amazônia e no Centro Oeste do Brasil.
Sobre o líder seringueiro Chico Mendes, ver também o dossiê "O Sonho de Chico" (BR RJCOC AC-07-04).
Esta série é composta por três filmes, "O Coração da Floresta" (The Heart of the Forest), "Caminho para Extinção" (The Path to Extinction) e "Carnaval da Violência" (Carnival of Violence), cada um com duração de aproximadamente 30 minutos, filmados no Brasil, Peru e Bolívia em 1961. Esses filmes nunca haviam sido exibidos no Brasil. Em 2009, as imagens foram telecinadas e o som restaurado. Foram realizadas novas versões para os filmes com direção de Adrian Cowell, co-produção IGPA/ Casa de Oswaldo Cruz (COC). Na versão brasileira de 2009, os títulos em português dos filmes foram sugeridos por Adrian Cowell, que revisou e acompanhou todas as etapas deste trabalho: texto da narração, digitalização das imagens e restauração do som. A narração em português é de Luiz Carlos Saldanha. Com apoio do CTAv/SAV/MinC foi transcrito para DAT o magnético perfurado 16mm com a banda internacional (trilha de música e efeitos sem o comentário original em inglês) dos filmes "O Coração da Floresta" e "Carnaval da Violência". Não foi localizada a trilha de música e efeitos do filme "Caminho para Extinção". A trilha sonora desse filme foi recriada pelo diretor Adrian Cowell e pelo técnico de som Aurélio Dias no estúdio da Artesanato Digital, a partir das fitas originais gravadas durante as filmagens em 1961. As imagens dos filmes "O Coração da Floresta" e "Caminho para Extinção" foram telecinadas a partir dos negativos A e B. As imagens de "Carnaval da Violência" foram telecinadas de um internegativo de imagem e o som telecinado de um negativo de som ótico. Na versão de 2009, o diretor substituiu músicas andinas por musicas com ritmos brasileiros, repetindo temas que já estavam no filme.
O zoólogo Rob Bierregaard e a botânica Judy Rankin explicam os “mecanismos” da floresta e quantas espécies são interdependentes de outras espécies, para sua sobrevivência.
Ficha Técnica
Agradecimentos: Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia, Instituto de Pesquisas Espaciais Imagens: Jimmy Bailey, Vanderlei de Castro, Jodfrey Kirby Montagem: Chris Christophe Co-produtores: Mário Arruda, Vicente Rios Produtor: Roger James Diretor: Adrian Cowell Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Realizado na década de 1960, este documentário mostra o esforço dos irmãos Villas Bôas com a ajuda de índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaça sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios é levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegue, trazendo todos os males da nossa civilização.
Ficha Técnica
Direção: Adrian Cowell Produção: ATV Co-produção: Cláudio e Orlando Villas Boas Câmeras: Chris Menges / Jesco von Puttkamer / Richard Stanley / Charles Stewart/ Ernest Vincze Som: Gareth Haywood / Bruce White / Mike Billing Edição: Adrian Cowell / Keith Miller Produtor Associado: ATV Editor de Fotografia: Adrian Cowell Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás/ Família Orlando Villas Bôas
Equipe de Restauração 2008: Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido Imagem: Joana Collier Som: Aurélio Dias/ Maria Byington Transcrição de som: CTAV/ SAV/ MinCDiretor: Adrian Cowel
Reúne os filmes realizados por Adrian Cowell durante cinquenta anos de filmagens na Amazônia em matrizes digitais betacam, betacam digital e DVCAM, com cópias em suporte DVD para divulgação e consulta. Também estão incluídas matrizes com narração original em inglês, matrizes com canais de áudio separados, DVDs com o time code aparente de acordo com a matriz betacam digital, entre outras. No processo de produção da versão brasileira para o filme ao qual cada dossiê se refere, os originais de som magnético foram transcritos para os suportes DAT, CDs e DVDs para divulgação e consulta. Estão presentes ainda telecinagem de material bruto (não editado). Os filmes registram a maior incineração de matéria orgânica feita pelo homem no mundo - as queimadas; a ameaça à sobrevivência de tribos indígenas na região do Xingu; as expedições de contato com tribos isoladas empreendidas pelos irmãos Villas Boas; a luta de Chico Mendes para preservar as áreas da floresta Amazônica habitadas por seringueiros. A coleção conta também com um conjunto de filmes realizados no início da década de 1960 que narram as comunidades indígenas do Peru e Bolívia estabelecidas nos arredores do lago Titicaca; a história do desaparecimento do coronel Fawcett na região do Xingu; as grandes romarias no sertão do Ceará, Pernambuco e Bahia; a vida dos jangadeiros de Caponga, Fortaleza; as religiões de matriz africana crescentes nos subúrbios e favelas do Recife. O dossiê Transferência do Acervo de Londres para o Brasil (série Sobre Adrian Cowell) agrega, além dos registros em imagem, registros em fotografia da organização do acervo de filmes do diretor Adrian Cowell em Londres para o transporte para o Brasil. O dossiê Mostra Amazônia Segundo Adrian Cowell - 50 anos de Cinema (série Sobre Adrian Cowell) agrega, além dos registros em imagem, clippings, decupagens e anais da mostra.
Filme sobre o impacto causado na floresta amazônica pelo acelerado crescimento e mecanização das plantações de soja ao longo da rodovia BR -163.
Ficha Técnica
Direção: Adrian Cowell Produção: Alexandre Cameron / Charlotte Davi / Sarah Eva /Martha O’ Sullivan Co-produção: UCG / Vicente Rios / Mário Arruda Produtor Executivo: Roger James Câmera: Vicente Rios Som: Nélio Rios / Albert Bailey / Godfrey Kirby / Vanderlei de Castro / Clive Pendry / Stephen Bray Edição: Terry Twigg / Chris Christophe Produtor Associado: Morrow Cater Adaptação: Verbo Filmes Fotografia Adicional: Chris Cox / Jimmy Dibling / John Gordon / Pasco Mcfarlane Mixagem e Dublagem: Francisco Borges Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Gravações em áudio captados com gravador Nagra em fitas de rolo de 1/4. São músicas, ruídos ambiente e entrevistas utilizados na montagem dos filmes desta série. Este material sonoro foi utilizado em 2009, durante o projeto Histórias da Amazônia - 50 Anos de Memória Audiovisual, quando foram feitas as versões brasileiras dos títulos desta série no Rio de Janeiro com a direção de Adrian Cowell. As gravações em fitas de rolo de 1/4 foram transcritas para fitas DAT no CTAV- SAV-MinC (Centro Audiovisual da Secretaria do Audiovisual)
Gravações em áudio captados com gravador Nagra em fitas de rolo de 1/4. São músicas, ruídos ambiente e entrevistas utilizados na montagem dos filmes desta série. Este material sonoro foi utilizado em 2009, durante o projeto Histórias da Amazônia - 50 Anos de Memória Audiovisual, quando foram feitas as versões brasileiras dos títulos desta série no Rio de Janeiro com a direção de Adrian Cowell. As gravações em fitas de rolo de 1/4 foram transcritas para fitas DAT no CTAV- SAV-MinC (Centro Audiovisual da Secretaria do Audiovisual).
Gravações em áudio captados com gravador Nagra em fitas de rolo de 1/4. São músicas, ruídos ambiente e entrevistas utilizados na montagem dos filmes desta série. Este material sonoro foi utilizado em 2009, durante o projeto Histórias da Amazônia - 50 Anos de Memória Audiovisual, quando foram feitas as versões brasileiras dos títulos desta série no Rio de Janeiro com a direção de Adrian Cowell. As gravações em fitas de rolo de 1/4 foram transcritas para fitas DAT no CTAV- SAV-MinC (Centro Audiovisual da Secretaria do Audiovisual).
Remixado, signal Level - 20 DBFS, ch1 (M+E) ch2 (comentário) mono mix 48 KHZ Este DAT é fiel à mixagem do filme "Caminho para extinção", versão brasileira 2009.
Transcrição de áudio para sincronização de Chico Mendes - Campanha Política 1986 Lata 85 Sync Rushes SL (claquete) 1256-1289 CR (rolo de câmera) 291 - 294