Mostrando 19 resultados

descrição arquivística
Documentos Avulsos Série
Visualização de impressão Ver:

Thompson Motta

Reúne fotografia de pesquisadores de Manguinhos e de posse na Academia Nacional de Medicina.

Manoel Fernando Thompson Motta

Thiers Godoy

Reúne fotografias referentes à atuação profissional do titular no Instituto Oswaldo Cruz, incluindo retrato da turma do Curso de Auxiliar de Laboratório de 1961, de seu tio, o pesquisador Alcides Godoy acompanhado da esposa Dulce Leite, da cerimônia de entrega de uma medalha pelo Ministro da Saúde e cartaz em homenagem ao titular por ocasião de seus cinquenta anos como funcionário do instituto.

Thiers Godoy

Positivismo

Reúne cartas e fotografias referentes a atuação de membros da Igreja Positivista do Brasil.

Plano de Operação Cívico Social da Divisão Blindada do Exército

Trata-se de um conjunto de relatórios das “ações cívico militares de assistência às populações rurais” desenvolvidas pela Divisão Blindada do Exército brasileiro no Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente nas cidades de Barra Mansa, Piraí, Rio Claro e Mendes, durante o mês de outubro de 1969. O documento foi encaminhado por ofício pelo general Tasso Villar de Aquino, comandante da Divisão Blindada, para o gabinete do Ministro da Saúde, cargo que era exercido por Francisco de Paula da Rocha Lagôa. . As ações relatadas, que integraram esforços de “organizações públicas e privadas”, ofereceram assistência médica e odontológica, vacinação, distribuição de medicamentos e material escolar informativo, bem como atendimento veterinário.

Observatório Nacional

Reúne fotografias com legendas de equipamentos, como lunetas e telescópios, pavilhões e engenheiros, entre eles Gabriel Osório de Almeida, ligados ao Observatório Nacional.

Malária

Reproduções de ilustrações do livro "Malaria et Chininum Amstelodami" (Institutum ad Propagandum Usum Chinini, 1927)

Justus Schottelius

O documento refere-se ao convênio de cooperação técnica firmado entre a República Federal da Alemanha e o Brasil, por meio do Instituto de Medicina Tropical Bernhard Nocht e do Instituto Oswaldo Cruz, visando a instalação de um centro de microscopia eletrônica na instituição brasileira, bem como a capacitação dos pesquisadores e técnicos na área.
O acordo foi firmado pelo presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vinicius da Fonseca, e pelo diretor do Instituto Bernhard Nocht, Hans-Harald Schumacher, em 21 de março de 1976, com início em outubro das obras para abrigar a estrutura do centro. Em 18 de fevereiro de 1977, foi ratificado o contrato no âmbito do Convênio de Cooperação Técnico-Científica entre os dois países. Em meados do mesmo ano foram realizados os primeiros testes do equipamento, dando início aos treinamentos e trabalhos de pesquisas da equipe brasileira. A inauguração oficial foi realizada em 2 de dezembro com a presença do presidente Ernesto Geisel, o ministro da Saúde, Paulo de Almeida Machado, o presidente da Fiocruz, Vinicius da Fonseca, do embaixador da República Federal da Alemanha, Jörg Kastl, e do chefe da Missão Científica Alemã, Heinz Mühlpfordt.
Além das fotografias que documentam o processo de transporte e montagem dos equipamentos, treinamento da equipe e inauguração oficial do centro de microscopia, foi anexado ao álbum o artigo “Cooperação técnico-científica entre o Brasil e a República Federal da Alemanha”, de autoria de Guilardo Martins Alves, presidente da Fiocruz, publicado em Cadernos Germano-Brasileiros, n. 3, 1983.

Justus Schottelius

História Oral

Reúne documentos relacionados ao projeto "Memória Social sobre a saúde e ambiente: um projeto de pesquisa-ação com agricultores familiares em Sumidouro (RJ), coordenado por Eduardo Navarro Stotz (ENSP) e à entrevista com o presidente da Fiocruz Hermann Schatzmayr.

Doença de Chagas

Legenda que acompanha as imagens, figuras 9, 10 e 11: tipos de casas de taboas serradas e sarrafeadas, à prova de "barbeiros". A 9 é a sede do Posto de Proteção aos Índios, de São Jerônimo, e as 10 e 11 novas casas do Jataí, tipo que substituiu as antigas cafuas e casa de paredes de barro, destruídas em 1919. Na 11 se vê uma numerosa família recém-chegada do Estado de São Paulo. Fotos Souza-Araújo (1942).
Legenda que acompanha as imagens, figura 14: Hospital N. S. do Brasil, em Bambuí, cujos médicos (Drs. Antônio Torres e Torres Sobrinho) de 1940 a 1942 enviaram naus de 20 casos agudos da Doença de Chagas ao Dr. Amilcar Vianna Martins para os seus estudos no Instituto Ezequiel Dias, de Belo Horizonte.
Figura 15: José Albino da Silva e família na sua casa do bairro de Monjolos, a qual forneceu 2 casos agudos e 3 crônicos. Marcada com uma flecha Maria Albina (então com 13 anos), o 1o caso agudo de Bambuí, diagnosticado em, 1940. Figura 16: Tipos de cafuas de Bambuí. Fotos Souza-Araújo (13/12/1942).
Incui também uma fotografia do vale do Anhangabaú na cidade de São Paulo.

Doação de Frederico Simões Barbosa

Reúne fotografias referentes a despedida de Antônio Cardoso Fontes, de eventos com a presença de pesquisadores e visitantes à sede do Instituto Oswaldo Cruz.

Diversos da Biblioteca

Reúne documentos encontrados em publicações das coleções Nelson Garnier Vasconcellos e Paulo Dias Costa.

Comércio Médico na Argentina

Reúne imagens provenientes de um álbum de uma rede de lojas de material cirúrgico e médico, presente em diversas cidades argentinas.

Campanhas de Vacinação

Reúne fotografias produzidas por fotógrafos do Jornal do Brasil sobre campanhas de vacinação em diversos estados.

Bernardino Vaz de Melo Azeredo

Reúne fotografias de locais utilizados por Carlos Chagas durante suas pesquisas na cidade de Lassance (MG), como espaço para criação de cobaias, casa onde funcionou seu laboratório e consultório, da estação de trem da cidade, além de retrato de Berenice Soares de Moura, primeira paciente diagnosticada com a doença, e de outros doentes reunidos no Hospital Evandro Chagas.

Amílcar Vianna Martins

Fotografia de Amílcar Vianna Martins acompanhado de duas pessoas não identificadas.

Amilcar Vianna Martins

Aldo Villas Bôas

Reúne reproduções cedidas por ocasião da entrevista concedida para o projeto "Memória da tuberculose no Brasil".

Aldo Villas Bôas