Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1946-2008 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 2,1 m
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 22 de julho de 1929, no Rio de Janeiro. Ingressou em 1950 na Faculdade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se graduou em geografia e história no ano de 1953, tendo atuado ao longo de sua vida como antropólogo. Em 1953 foi admitido como técnico auxiliar no Museu Nacional, onde trabalhou como assistente de pesquisa do professor visitante Carl Withers durante a pesquisa realizada em Arraial do Cabo (RJ). Em 1955 deixou o Museu Nacional e ingressou como pesquisador no Serviço Especial de Saúde Pública (SESP). Logo após o ingresso foi mandado para Aimorés (MG), onde realizou a pesquisa da qual resultou o livro "Aimorés: análise antropológica de um programa de saúde", publicado em 1959 pelo Serviço de Documentação do DASP. Em 1956 iniciou um curso de especialização na Universidade da Califórnia, em Berkeley, retornando ao Brasil em 1957. Nessa ocasião foi enviado pelo SESP para Linhares (ES), onde realizou pesquisa sobre consumo de água. No mesmo ano inscreveu-se no curso de mobilização nacional da Escola Superior de Guerra. Em 1959 foi cedido ao recém criado Serviço Social Rural (SSR) do Ministério da Agricultura. Durante esse período realizou a pesquisa que considerava a mais importante de sua carreira, muito embora não a tenha concluído: o trabalho em Ibiapaba (CE) sobre a questão agrária no Brasil. Por ordem do presidente Jânio Quadros, que determinava que todos os funcionários cedidos retornassem às suas instituições de origem, foi obrigado a interromper sua pesquisa e se reapresentar ao SESP. Em 1961 fez pesquisa em Itumbiara (GO) sobre os problemas agrários do Brasil. Em 1962 foi contratado pelo reitor da Universidade Federal do Ceará e, em 1965, assumiu a direção do Instituto de Antropologia, iniciando sua reestruturação, assim como a do curso de Ciências Sociais. Concluiu seu doutorado na França em 1972. Trabalhou também nos ministérios da Educação, Saúde, Agricultura, Dataprev e no Inamps. Morreu em 2 de dezembro de 2008, em Teresópolis (RJ).
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos estavam na residência do titular em Teresópolis (RJ).
Procedência
Doação de Helena Maria Peregrino Fontenelle, viúva do titular, em 2009.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, ofícios, portarias, declarações, memorandos, projetos de pesquisa, relatórios, contratos, artigos científicos, recortes de jornais e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como antropólogo e professor.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência
Grupo Pesquisa
Grupo Gestão de Instituições de Ensino e Ciência
Grupo Relações Institucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condições de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- francês
- inglês
- português
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Luiz Fontenelle: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
Inventário
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
A doação dos documentos foi resultado da entrevista realizada com o titular, em 2007, pelos pesquisadores Nísia Trindade Lima e Marcos Chor Maio, no âmbito do projeto "Sobre o Signo do Desenvolvimento: Ciencias Sociais, Educação Sanitária e Alimentação (1945-1964)". Sua organização contou com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do edital Cientista do Nosso Estado.
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
março de 2010 (criação)
Fontes utilizadas na descrição
objeto digital metadados
Endereço eletrônico
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg