Coleção AL - Associação Internacional de Estudos Langsdorff

Área de identificação

Código de referência

BR RJCOC AL

Título

Associação Internacional de Estudos Langsdorff

Data(s)

  • 1803-1992 (Produção)

nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 0,28 m
Documentos micrográficos: 95 mil itens (fotogramas em 25 rolos de microfilme 35 mm, 17 rolos de microfilme 16 mm e 375 microfichas)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1990-)

História administrativa

A Associação Internacional de Estudos Langsdorff foi criada em novembro de 1990, com sede em Brasília, em decorrência de proposição aprovada durante o III Simpósio Internacional sobre o Acervo da Expedição Científica de Langsdorff (1821-1829), em Hamburgo, Alemanha, em setembro daquele ano. A instituição tem por objetivo a pesquisa, o estudo, a divulgação e a publicação dos acervos existentes em arquivos, bibliotecas e museus no Brasil e em outros países relativos às atividades científicas de Grigory Ivanovitch Langsdorff (1774-1852). Seus eixos de atuação estão definidos no Projeto Langsdorff de Volta, previsto em protocolo assinado em 1989 entre a Universidade de Brasília e a Academia de Ciências da União Soviética.

História do arquivo

As fontes documentais originais e o material bibliográfico necessários à consecução dos objetivos da Associação Internacional de Estudos Langsdorff (AIEL) foram objeto de um trabalho de levantamento realizado por pesquisadores soviéticos, especialmente por Noemi G. Shprintsin e Boris N. Komissarov, e a partir de 1988 foi providenciada a reprodução micrográfica. A coleção de suas microformas foi trazida para o Brasil na década de 1990 pelos pesquisadores Boris Komissarov, presidente da AIEL, e e Marcos Pinto Braga, mediante ação conjunta entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Fundação Nacional de Saúde e a AIEL. As microformas foram reproduzidas e incorporadas ao acervo da Casa de Oswaldo Cruz, de modo a possibilitar sua permanência e facilitar a consulta no Brasil.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

As cópias de documentos que compõem a coleção foram cedidos na década de 1990 por Boris Komissarov, Presidente da Associação Internacional de Estudos Langsdorff (AIEL), para reprodução, em virtude da parceria com a Casa de Oswaldo Cruz.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne microformas que reproduzem documentos arquivísticos e bibliográficos, cujos originais encontram-se em arquivos, bibliotecas e centros de documentação da Rússia, Lituânia, Estônia, Alemanha e, de forma complementar, do Brasil, os quais dizem respeito especialmente às atividades científicas de Grigory Ivanovitch Langsdorff, à primeira viagem russa de circum-navegação e à expedição realizada por ele no Brasil. Estão presentes também documentos sobre as relações diplomáticas e comerciais russo-brasileiras entre 1808 e 1889, a parcela da coleção Wallenstein, as atividades científicas dos demais participantes da expedição Langsdorff e variado material secundário a ela referido. Integram ainda o acervo documentos e publicações relativas à segunda expedição russa (1914-1915), tais como textos manuscritos e documentos pessoais de G. Manizer, I. Strelnikov e N. Tanasiichuk. Reunindo documentação, em boa parte inédita, como correspondência, diários de viagem e outros apontamentos, relatórios, atas de reuniões de sociedades científicas, desenhos, mapas e quadros estatísticos, além de artigos, livros e teses acadêmicas, a Coleção Associação Internacional de Estudos Langsdorff fornece informações nas áreas de zoologia, medicina, geografia, etnografia, economia, estatística, linguística e relações internacionais.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Série Documentos Textuais
Série Microformas

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição, existem pendências no direito de uso das reproduções.

Condiçoes de reprodução

Com restrição, não são fornecidas cópias em função de pendências no direito de uso das reproduções.

Idioma do material

  • alemão
  • francês
  • inglês
  • latim
  • português
  • russo

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As microformas possuem cópia digital acessível por meio de computador.

Instrumentos de descrição

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Coleção Associação Internacional de Estudos Langsdorff: inventário preliminar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Arquivo da Academia de Ciências da Rússia (Moscou)
Arquivo da Academia de Ciências da Rússia (São Petersburgo)
Arquivo Central Alemão de Merseburg
Arquivo Central Estatal de História da Rússia
Arquivo Central da Frota Marítima da Guerra Russa
Arquivo Central Estatal de História da República da Letônia
Arquivo do Instituto de Etnografia da Academia de Ciências da Rússia (São Petersburgo)
Arquivo Pessoal de Boris Komissarov
Arquivo de Política Externa da Rússia do Departamento Histórico Diplomático do Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Arquivo da Sociedade de Geografia da Rússia
Biblioteca da Academia de Ciências da Rússia (São Petersburgo)
Biblioteca Estatal Lênin (Moscou)
Biblioteca do Instituto Marx–Engels–Lenin (Moscou)
Biblioteca Leipzig
Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
Biblioteca Pública Estatal de Berlim
Biblioteca Pessoal de Boris Komissarov
Biblioteca Pública Estatal da Rússia (São Petersburgo)
Departamento de Livros e Manuscritos Raros da Biblioteca da Universidade Estatal de Tártu (Estônia)

Existência e localização de cópias

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Manizer, G. G. A Expedição do Acadêmico G. I. Langsdorff ao Brasil (1821-1828). Edição orgazanizada por B. G. Xprintsin. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967. Disponível em https://bndigital.bn.gov.br/artigos/acervo-fbn-expedicao-langdsdorff-e-a-historia-de-uma-colecao-cientifica. Acessado em julho de 2024.

Unidades de descrição relacionadas

Coleção Wallenstein – Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional, em especial os documentos referentes a Henri Jules Wallenstein, cônsul-geral da Rússia no Brasil (1790-1843)

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Silva, Danuzio Gil Bernardino da. (org.). Os Diário de Langsdorff, vol 1 (Rio de Janeiro e Minas Gerais. Rio de Janeiro: Fiocruz; Campinas: AIEL, 1997. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37604. Acessado em outubro de 2023.
Silva, Danuzio Gil Bernardino da. (org.). Os Diário de Langsdorff, vol 2 (São Paulo). Rio de Janeiro: Fiocruz; Campinas: AIEL, 1997. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37602. Acessado em outubro de 2023.
Silva, Danuzio Gil Bernardino da. (org.). Os Diário de Langsdorff, vol 3 (Mato Grosso e Amazônia). Rio de Janeiro: Fiocruz; Campinas: AIEL, 1997. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37595. Acessado em outubro de 2023.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Fontes

Imagem: Silva, Danuzio Gil Bernardino da. (org.). Os Diário de Langsdorff, vol 1. Rio de Janeiro: Fiocruz; Campinas: AIEL, 1997. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37604. Acessado em outubro de 2023.

objeto digital (URI externo) área de direitos

objeto digital (Referência) área de direitos

objeto digital (Visualização) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados