Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969-2019 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,84 m
Documentos iconográficos: 82 itens (80 fotografias e 2 cartões-postais)
Documentos audiovisuais: 6 itens (5 fitas VHS e 1 DVD)
Documentos tridimensionais: 3 itens (camiseta, broche e medalha)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu no dia 7 de julho de 1948, em Recife (PE), filho de David Capistrano da Costa e Maria Augusta de Oliveira. Em 1972 graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou na militância do movimento estudantil universitário, estando presente na linha da resistência contra a ditadura militar. Por várias vezes foi preso devido ao seu ativismo e filiação ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Entre 1974 e 1975 fez residência médica no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas. Em 1976 especializou-se em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e no mesmo ano foi efetivado no cargo de médico sanitarista da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo. Na USP alcançou mais duas especializações: Planejamento do Setor Saúde, em 1978, e Epidemiologia Clínica, em 1987. De 1977 a 1982 atuou como diretor de Estudos e Programas de Divisão Especial de Saúde do Vale do Ribeira e diretor técnico do Centro de Saúde de Vila Prudente. No final da década de 1970 presenciou as greves no ABC paulista e o início da trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1983 rompeu definitivamente com o PCB, junto com vários membros da executiva paulista do partido. Um ano depois tornou-se secretário de Higiene e Saúde de Bauru (SP), cargo em que permaneceu por dois anos. Na ocasião realizou importante trabalho de redução da mortalidade infantil naquele município. Em 1986 ingressou no PT e nos anos seguintes tornou-se um dos principais formuladores do Sistema Único de Saúde na Constituição de 1988. Em 1989 assumiu a Secretaria de Higiene e Saúde de Santos (SP), da qual se desincompatibilizou em 1992 para concorrer ao cargo de prefeito da cidade, sendo eleito para o período de 1993 a 1996. Entre as suas realizações à frente da Secretaria de Higiene e Saúde e da Prefeitura de Santos destacam-se a gestão de uma política precursora no controle e prevenção do HIV/AIDS, a elaboração de um programa de apoio destinado às famílias de baixa renda e a luta antimanicomial para humanizar o tratamento de pacientes da área de saúde mental. Ao final do mandato como prefeito, voltou a trabalhar como médico sanitarista coordenando o Projeto Qualis, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e foi consultor das secretarias municipais de saúde de Porto Alegre e Goiânia, entre outras ações. Morreu em 10 de novembro de 2000, em São Paulo.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos encontravam-se dispersos em dois locais: na sede do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, na capital paulista, anteriormente localizados na casa das médicas Aparecida Pimenta e Lidia Silveira, que atuaram com David Capistrano entre as décadas de 1980 e 1990, e mediaram a doação à Fiocruz, e na antiga residência do médico, em Santos, sob a guarda de sua viúva, Haydê Benneti de Paula.
Procedência
Doação de Haydê Benneti de Paula em 2019.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne, cartas, ofícios, certificados, diplomas, portarias, currículos, informativos, discursos, recortes de jornais, prospectos, folhetos, projetos, notas para a imprensa, livros, ensaios e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico sanitarista, professor, secretário de saúde de Bauru e Santos e prefeito desta última cidade.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condições de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
dezembro de 2022 (criação)
Fontes utilizadas na descrição
COSTA FILHO, David Capistrano. Curriculum-vitae resumido. Jun. 1999.
COSTA FILHO, David Capistrano. Curriculum vitae resumido. Santos, 31 jan. 1989.
"Sanitarista David Capistrano Filho é homenageado no Fórum Fiocruz de Memória". Portal Fiocruz. Notícias. 11 dez. 2019. Disponível em <https://portal.fiocruz.br/noticia/sanitarista-david-capistrano-filho-e-homenageado-no-forum-fiocruz-de-memoria". Acessado em setembro de 2022.
Nota do arquivista
Equipe: Glauce Ramos Farias, Francisco dos Santos Lourenço e Leticia Hagler de Santana.
objeto digital metadados
Endereço eletrônico
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg