Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969-2019 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,84 m
Documentos iconográficos: 82 itens (80 fotografias e 2 cartões-postais)
Documentos audiovisuais: 6 itens (5 fitas VHS e 1 DVD)
Documentos tridimensionais: 3 itens (camiseta, broche e medalha)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu no dia 7 de julho de 1948, em Recife (PE), filho de David Capistrano da Costa e Maria Augusta de Oliveira. Em 1972 graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou na militância do movimento estudantil universitário, estando presente na linha da resistência contra a ditadura militar. Por várias vezes foi preso devido ao seu ativismo e filiação ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Entre 1974 e 1975 fez residência médica no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas. Em 1976 especializou-se em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e no mesmo ano foi efetivado no cargo de médico sanitarista da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo. Na USP alcançou mais duas especializações: Planejamento do Setor Saúde, em 1978, e Epidemiologia Clínica, em 1987. De 1977 a 1982 atuou como diretor de Estudos e Programas de Divisão Especial de Saúde do Vale do Ribeira e diretor técnico do Centro de Saúde de Vila Prudente. No final da década de 1970 presenciou as greves no ABC paulista e o início da trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1983 rompeu definitivamente com o PCB, junto com vários membros da executiva paulista do partido. Um ano depois tornou-se secretário de Higiene e Saúde de Bauru (SP), cargo em que permaneceu por dois anos. Na ocasião realizou importante trabalho de redução da mortalidade infantil naquele município. Em 1986 ingressou no PT e nos anos seguintes tornou-se um dos principais formuladores do Sistema Único de Saúde na Constituição de 1988. Em 1989 assumiu a Secretaria de Higiene e Saúde de Santos (SP), da qual se desincompatibilizou em 1992 para concorrer ao cargo de prefeito da cidade, sendo eleito para o período de 1993 a 1996. Entre as suas realizações à frente da Secretaria de Higiene e Saúde e da Prefeitura de Santos destacam-se a gestão de uma política precursora no controle e prevenção do HIV/AIDS, a elaboração de um programa de apoio destinado às famílias de baixa renda e a luta antimanicomial para humanizar o tratamento de pacientes da área de saúde mental. Ao final do mandato como prefeito, voltou a trabalhar como médico sanitarista coordenando o Projeto Qualis, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e foi consultor das secretarias municipais de saúde de Porto Alegre e Goiânia, entre outras ações. Morreu em 10 de novembro de 2000, em São Paulo.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos encontravam-se dispersos em dois locais: na sede do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, na capital paulista, anteriormente localizados na casa das médicas Aparecida Pimenta e Lidia Silveira, que atuaram com David Capistrano entre as décadas de 1980 e 1990, e mediaram a doação à Fiocruz, e na antiga residência do médico, em Santos, sob a guarda de sua viúva, Haydê Benneti de Paula.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Haydê Benneti de Paula em 2019.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne, cartas, ofícios, certificados, diplomas, portarias, currículos, informativos, discursos, recortes de jornais, prospectos, folhetos, projetos, notas para a imprensa, livros, ensaios e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico sanitarista, professor, secretário de saúde de Bauru e Santos e prefeito desta última cidade.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
D’AVILA, Cristiane; FARIAS, Glauce. David Capistrano e o fim dos manicômios. Observatório História e Saúde, 2025. Disponível em: https://ohs.coc.fiocruz.br/posts_ohs/david-capistrano-e-o-fim-dos-manicomios. Acesso em: 13 jun. 2025.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
dezembro de 2022 (criação)
Fontes
COSTA FILHO, David Capistrano. Curriculum-vitae resumido. Jun. 1999.
COSTA FILHO, David Capistrano. Curriculum vitae resumido. Santos, 31 jan. 1989.
"Sanitarista David Capistrano Filho é homenageado no Fórum Fiocruz de Memória". Portal Fiocruz. Notícias. 11 dez. 2019. Disponível em <https://portal.fiocruz.br/noticia/sanitarista-david-capistrano-filho-e-homenageado-no-forum-fiocruz-de-memoria". Acessado em setembro de 2022.
Nota do arquivista
Equipe: Glauce Ramos Farias, Francisco dos Santos Lourenço e Leticia Hagler de Santana.