Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1929-2008 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,98 m
Documentos iconográficos: 5.247 itens (1.856 fotografias, p&b e color, 3.198 diapositivos, 19 tiras de negativos flexíveis com 98 fotogramas, 10 fotogramas de negativos flexíveis, 10 cartões-postais e 75 desenhos)
Documentos cartográficos: 2 itens (mapas)
Documentos tridimensionais: 4 itens (3 medalhas e 1 crachá)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 16 de março de 1932, no Rio de Janeiro, filha de Luís Lacombe e Maria Franco da Cunha. Em 1955 graduou-se em história natural pela Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil. Ainda estudante, trabalhou na faculdade como assistente de Olympio da Fonseca Filho e participou do curso de extensão universitária em zoologia ministrado por Newton Dias dos Santos, do Museu Nacional. Em 1952 fez o Curso de Entomologia Geral do IOC com Rudolf Barth. A partir desse momento, como bolsista da instituição, iniciou uma frutífera carreira de pesquisa junto ao pesquisador, trabalhando com anatomia e histologia de insetos, principalmente barbeiros. Nos anos seguintes, manteve forte vínculo com a atividade docente na FNFi, Universidade do Distrito Federal, Ministério da Educação e IOC. Em 1957 foi aprovada em concurso do Departamento Administrativo do Serviço Público, sendo lotada como zoóloga no Museu Nacional. Afastou-se da instituição em 1960 para ingressar nos quadros do IOC, primeiramente como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisas e, depois, biologista e pesquisadora. Ainda nessa data passou a se interessar pela pesquisa com crustáceos, em especial pelas cracas (cirrepédios), iniciando a constituição de uma coleção histológica e sistemática. Em 1967 recebeu convite do Osborn Laboratories of Marine Science, em Nova York, para desenvolver pesquisas sobre cracas e, em 1969, colaborou com a Califórnia Academy of Sciences na confecção de monografia sobre insetos da ordem Embioptera. Aposentou-se em 1991, mas permaneceu no IOC desenvolvendo suas pesquisas sobre cracas, embiópteros e histologia de barbeiros.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Doação da titular em 2013.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, ofícios, aerogramas, artigos científicos, currículos, certificados, portarias, diplomas, certificados, programas de eventos, recortes de jornais e revistas, projetos, fotografias, desenhos, diapositivos e comunicações em eventos, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional da titular como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz nas áreas de anatomia e histologia de insetos e cracas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- francês
- inglês
- italiano
- português
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Dyrce Lacombe: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.
Inventário
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
junho de 2019 (criação)
2022-2023 (revisão)
Fontes utilizadas na descrição
Nota do arquivista
Organização e classificação (2019): Francisco dos Santos Lourenço, Lívia Holanda Govêa, Guilherme da Cunha Pessanha e Vanêssa Alves Pinheiro.
Revisão e descrição de itens iconográficos (2022-2023): Natalie Rickli Pimentel.
Digitalização de itens iconográficos (2022-2023): Márcio de Oliveira Ferreira e Vinicius Pequeno de Souza.
Revisão, descrição e digitalização de itens textuais (2023): Bettina Pinheiro Martins, Paulo Jose de Azeredo Coutinho Parintins e Rafaella de Souza Serafim.
Nota do arquivista
A digitalização do fundo foi financiada por Iberarchivos através do Projeto n.º 2021/004 "Mulheres na ciência e na saúde: digitalização e difusão dos arquivos pessoais de mulheres do acervo da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz", sob supervisão de Felipe Almeida Vieira.
objeto digital metadados
Endereço eletrônico
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg