Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1909-2012 (Creation)
Level of description
Collection
Extent and medium
Documentos textuais: 916 páginas
Documentos iconográficos: 81 itens (62 fotografias, 5 tiras de negativos flexíveis com 18 fotogramas e 1 imagem impressa)
Context area
Name of creator
Biographical history
Nasceu em 25 de fevereiro de 1936, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), filho de José de Carvalho e Soledade Lopes de Carvalho. Iniciou sua trajetória no Cruz IOC em 1950, quando foi contratado como servente na Seção de Fotografia e realizou atividades no Serviço de Envasamento de vacina antitífica. No ano seguinte participou do Curso de Fotomicrografia, e em 1960, do Curso de Auxiliar de Laboratório, ambos promovidos pelo IOC. Foi enquadrado em 1964 como fotógrafo, função que desempenhava desde 1955, após ter sido declarado servidor equiparado aos funcionários efetivos. Em 1968 foi designado para participar do Projeto Rondon I, no qual produziu registros fotográficos inéditos das aldeias dos índios yanomamis no Alto Catrimani, em Roraima. Entre 1970 e 1977 respondeu pela Unidade de Audiovisual da Escola Nacional de Saúde Pública. No ano de 1975 atuou na Campanha de Prevenção ao Câncer Ginecológico, bem como participou dos cursos de Fotografia como Método Científico, da Associação Universitária Santa Úrsula, e de Técnicas Audiovisuais, da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado. Em 1977 graduou-se no curso de licenciatura em geografia da Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta. Ainda nesse ano foi aposentado. Retornou em 1986 ao IOC, novamente na condição de funcionário público, como fotógrafo de microscopia no Departamento de Virologia, onde trabalhou com a equipe que pela primeira vez isolou o vírus da dengue no Brasil. Ainda em 1986 produziu o registro fotográfico dos dez cientistas do IOC, personagens do episódio do Massacre de Manguinhos, para o evento de reintegração destes à Fiocruz. Aposentou-se compulsoriamente em 2006. Anos depois, voltou ao instituto como técnico de laboratório, sendo responsável por grande parte do trabalho de restauração e organização das lâminas das coleções Histopatológica e de Febre Amarela pertencentes ao Laboratório de Patologia. Morreu em 22 de maio de 2015, no Rio de Janeiro.
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Doação do titular em 2014.
Content and structure area
Scope and content
Reúne certificados, depoimentos, artigos científicos, fotografias e negativos flexíveis, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular no Instituto Oswaldo Cruz.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Produção Fotográfica
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Sem restrição.
Conditions governing reproduction
Sem restrição.
Language of material
- English
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo José de Carvalho Filho: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.
Finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Institution identifier
Rules and/or conventions used
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
julho de 2019 (criação)
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Equipe: Francisco dos Santos Lourenço e Vanêssa Alves Pinheiro.
