- Todos
- Rio de Janeiro (RJ), 149 resultados
- São Paulo (SP), 13 resultados
- Brasília (DF), 12 resultados
- Belo Horizonte (MG), 8 resultados
- Paris (França), 7 resultados
- Washington, D.C. (Estados Unidos), 6 resultados
- Genebra (Suíça), 5 resultados
- Nova York (Estados Unidos), 4 resultados
- Londres (Inglaterra), 4 resultados
- Buenos Aires (Argentina), 3 resultados
Hanseníase
Taxonomia
Código
Nota(s) de escopo
- Infecção granulomatosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. As lesões granulomatosas são manifestadas na pele, nas mucosas e nos nervos periféricos. Há dois tipos polares ou principais: a lepromatosa e a tuberculoide.
Fonte
- Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Disponível em https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=8096&filter=ths_termall&q=Hansen%C3%ADase. Acessado em janeiro de 2023.
Exibir nota(s)
Termos hierárquicos
Hanseníase
Termos equivalentes
Hanseníase
- Use para Lepra
Termos associados
Hanseníase
149 descrição arquivística resultados para Hanseníase
149 resultado(s) diretamente relacionado(s) Excluir termos relacionados
- BR RJCOC SA-PI-PR-19
- Dossiê
- 18/08/1932
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC SA-PI-PR-63
- Dossiê
- s.d.
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC SA-PI-PR-08
- Dossiê
- 22/10/1927
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC SA-PI-TT-143
- Dossiê
- 1943
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC SA-PI-PR-04
- Dossiê
- 22/07/1924
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC SA-PI-TT-120
- Dossiê
- 06/1939
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC 05-06-01-01-02-06-02
- Item
- 27/07/2004
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Entrevista realizada por Laurinda Rosa Maciel, Mariana Santos Damasco e Nathacha Regazzini Bianchi Reis, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ), no dia 27 de julho de 2004.
Administração de despesas do Programa de Controle de Lepra
- BR RJCOC SP-02-TMP-CD-13
- Dossiê
- 1943 - 1951
Parte de Fundação Serviços de Saúde Pública
Projeto LC-RJA-1.
Contém correspondência entre os órgãos interessados no Programa, cópia de contrato entre o SESP e o Serviço Nacional da Lepra e cópia da locação dos serviços desenvolvidos em Goiânia (GO).
- BR RJCOC 05-05-02-02-01
- Item
- 18 e 25/03/1987
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Entrevista realizada por Luiz Octávio Coimbra e Nilson Moraes, no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 18 e 25 de março de 1987.
Resenha biográfica
Algy de Medeiros nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, sendo o primeiro filho de uma família de dez irmãos. Seu pai era funcionário da Biblioteca Nacional e sua mãe, professora. Realizou o curso primário na escola pública em que sua mãe lecionava, e o secundário no Ginásio 28 de Setembro. Em 1941, formou-se pela Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade do Rio de Janeiro. Ainda estudante, trabalho como auxiliar de tesoureiro na Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil. Após formar-se, foi nomeado médico, exercendo a atividade até sua aposentadoria, em 1959.
No início da sua carreira profissional, trabalhou como assistente do professor Luiz Feijó, diretor do setor de perícia médica do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI). Em 1949, quando foi instituída a assistência médica aos segurados do IAPI, foi aprovado no concurso para cardiologista, tendo trabalhado nos ambulatórios da Avenida Henrique Valadares e Praça Mauá, aposentando-se, em 1967, quando exercia suas atividades no serviço médico pessoal do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Pós-graduado em cardiologia e angiologia, dedicou-se a atividades na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde permanecia até esta entrevista ser realizada.
Entre 1969 e 1971, foi também professor titular de clínica propedêutica médica e chefe do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ). Na UFRJ, entre outras atividades, chefiou a seção de angiologia da terceira cadeira de clínica médica do Hospital Moncorvo Filho, de 1953 a 1963, e coordenou a área de domínio conexo do curso de mestrado em angiologia, de 1971 a 1973. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), chefia a seção de anfibologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) desde 1962, e é coordenador-geral do curso de especialização em anfibologia desde1973, além de ter participado em diferentes momentos do corpo deliberativo do Departamento de Medicina, ministrar cursos de atualização e desenvolver pesquisas.
Participou em congressos médicos no Brasil e no exterior, apresentando diversos trabalhos. É membro do conselho editorial de revistas editadas no Brasil, Estados Unidos e Suíça, tendo publicado vários artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros.
1ª ENTREVISTA – 18/03/1987
Fita 1 – Nascimento; origem familiar; formação escolar; lembrança dos pais; o início das atividades docentes; lembranças da casa onde morava; a religião da família; visão política do pai; lembranças da Revolução de 1930; o Rio de Janeiro na juventude; a vida escolar; referência ao médico da família; a utilização da medicina caseira pela família; a opção pelo curso de medicina; o trabalho como auxiliar de tesoureiro da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil; o trabalho como médico perito do IAPI; ausência de assistência médica na Previdência, na década de 40; o trabalho como assistente do professor Luiz Feijó; o início das atividades como médico; a concessão de benefícios aos ferroviários da Central do Brasil; incidência de tuberculose e lepra entre os ferroviários; relato das viagens aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro para pagamento de pensões pela Caixa dos Ferroviários; lembranças do curso na Escola de Medicina e Cirurgia; referencia a Mauro Barreira, líder integralista e chefe do serviço jurídico da Caixa dos Ferroviários; influência de Luiz Feijó em sua formação profissional.
Fita 2 – Influência da docência em universidades sobre a prática médica; origens da Escola de Medicina e Cirurgia; crítica à homeopatia; o atendimento a pacientes com manifestações psicossomáticas; reflexões sobre o “clima neurotizante” da sociedade atual; comentário sobre o aumento de doenças cardio-vasculares devido ao uso do fumo; o atendimento a pacientes com manifestações psicossomáticas; características da atividade do médico perito no IAPI; os critérios médicos para concessão de auxílio-doença; as atividades como médico visitante contratado pelo setor de perícia médica do IAPI; as condições sócio-econômicas dos segurados atendidos pela perícia médica; aprovação no concurso para cardiologista do IAPI, em 1949; o salário dos médicos da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil e do IAPI; autonomia da perícia médica no preenchimento dos laudos para o IAPI; a equipe de saúde no ambulatório da Rua Henrique Valadares; comentários sobre a profissão de assistente social; os cursos de pós-graduação realizados no exterior; críticas ao crescimento das escolas particulares de medicina; as experiências vividas em hospitais-gerais da Filadélfia; comparação entre o padrão de vida dos ferroviários e o dos industriários; as condições de atendimento médico no ambulatório do IAPI; comentários sobre a vida nos Estados Unidos da América; concepção dos docentes das faculdades de medicina sobre assistência médica previdenciária.
2ª ENTREVISTA – 25/03/1987
Fita 3 – Referência às opções profissionais das irmãs; comentário sobre as atividades profissionais do filho; o trabalho no setor de angiologia do Hospital Moncorvo Filho; a qualidade do serviço de angiologia do HUPE; ausência de condições para o aperfeiçoamento profissional na Previdência Social; referência à nomeação de médicos, sem concurso, durante o governo João Goulart; aumento do número de doenças cardio-vasculares em mulheres; o funcionamento do Centro de Estudos do ambulatório do IAPI; os motivos do menor interesse pelo trabalho na Previdência; características necessárias ao médico de clínica particular; o sistema de marcação prévia de consultas no HUPE e no ambulatório do IAPI; o sistema de atendimento da patronal; comentários sobre a unificação da Previdência; as condições de assistência médica fora do eixo Rio-São Paulo; a greve dos médicos, em 1953; comentários sobre a aposentadoria de Luiz Feijó; referência à falta de enfermeiras titulares; a equipe de profissionais de saúde no ambulatório do IAPI; a utilização de instalações hospitalares da rede privada, pela equipe médica do IAPI; a contratação de médicos, sem concurso, no governo João Goulart; o trabalho no ambulatório da Casa de Saúde Portugal; características do contrato do médico credenciado pelo IAPI.
Fita 4 – A nomeação como médico da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil; a possibilidade de atendimento familiar no IAPI e na Caixa dos Ferroviários; atuação no IAPI e na Caixa dos Ferroviários; atuação como assistente do diretor médico da Caixa; o número de atendimentos diários na Caixa dos Ferroviários e no IAPI; o atendimento aos industriários nos hospitais contratados pelo IAPI; o Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU); o concurso para o quadro de médicos do IAPI, em 1949; as condições de atendimento no HUPE; as visitas a favelas como médico perito do IAPI; a Previdência Social como mercado de trabalho para os médicos; a importância econômica da atividade no consultório particular; relato de um caso de extorsão de aposentados por um servente da Caixa dos Ferroviários; o convênio entre o HUPE e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS); a especificidade do atendimento em hospitais universitários; as internações por interesses científico e social no HUPE; a importância do convênio com o INAMPS; comentários sobre a medicina social; o interesse pelo doente como papel social do médico; posição sobre a medicina de grupo; a indústria do ensino médico.
Fita 5 – A reforma sanitária; reflexões sobre a Previdência Social; os políticos e a impunidade no Brasil; comentários sobre o ativismo político entre os médicos.
- BR RJCOC WF-GI-MS-07
- Dossiê
- 01/09/1963-10/1991
Parte de Wilson Fadul
Documentos relacionados aos seguintes eventos: III Conferência Nacional de Saúde e VIII Congresso Internacional de Leprologia
Apontamentos e trabalhos de alunos do Curso de Leprologia.
- BR RJCOC 02-20-05-18
- Dossiê
- 1933 - 1934
Parte de Instituto Oswaldo Cruz
- BR RJCOC 02-35-10-002-002-41
- Dossiê
- 11/07/1973
Parte de Instituto Oswaldo Cruz
Aquisição de lancha para atender aos leprosários do Vale do Amazonas.ProjetoLC-RJA-21C
- BR RJCOC SP-01-MP-07
- Dossiê
- 1944
Parte de Fundação Serviços de Saúde Pública
Inclui fotografias da lancha Uberaba, adquirida pelo serviço Nacional de Lepra.
- BR RJCOC JR-DP-IC-01
- Dossiê
- 1936-13/03/2002
Parte de José Reis
Inclui: “Reminiscencias da febre typhoide”, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 31(4); “Particularidades da febre amarela urbana e da silvestre no sul do Brasil”; “História da Filosofia e Filosofia da História”, Revista do Arquivo, 91; “Kant, o nominalismo medieval e a educação científica moderna”, Boletim Bibliográfica, 8; “O inconsciente e a auto-fiscalização do cientista”, Revista do Arquivo, 130; “Vantagens e perigos das tentativas de unificação das ciências”, Revista do Arquivo, 133; “Toxoplasmose: generalidades e métodos de diagnóstico”, Revista Paulista de Medicina, 37(5); “Considérations sur 23 cas de choriorétinite chez des sujets adultes porteurs d’anticorps toxoplasmiques”, Bullentins et Mémoires de la Société Française d’Ophtalmogie; “Treatment of meningitis by intracisternal injection of Chloramphenicol”, The Journal of the American Medical Association; “O uso do cloranfenicol (Cloromicetina), por via endovenosa, no pós-operatório da cirurgia gastro-intestinal”, Revista do Hospital de Clínicas; “Técnica de Documentação na Organização da Literatura Científica”, Ciência e Cultura, 5(4); “Sôbre o ensino e a natureza esquemática da Genética. O ‘Quadrado dos Grupos Sanguíneos’”, Anhembi; “Sobre o sexo genético nas pacientes com Síndrome de Turner”, Revista da Associação Médica Brasileira, 1(2); “Notes and comments. South American lan mammals and their lice”, Evolution, 9(3); “Animação do concepto”, Arquivos das Hospitais da Santa Casa de São Paulo, 2(2); “Genética, Bioquímica e o cão dálmata”, Veterinária, 11(1); “Isolamento e identificação do vírus da bronquite infecciosa das galinhas no Brasil”, Arquivos da Escola Superior de Veterinária da UREMG, 10; “Notas sôbre o problema do môfo nos livros”; “Intoxicações pelos modernos inseticidas”, Revista Paulista de Medicina, 55(5); “Demências, genética e meio”, Jornal Brasileiro de Psiquiatria; “Pesquisa leprológica em São Paulo”, Revista Brasileira de Leprologia, 26(3/4); “Efeito da exclusão dos insetos polinizadores na produção do café bourbon”, Bragantia, 18(29); “A hibridização vegetativa em animais”, Anhembi, 43; “Longevidade e herança”, Jornal Brasileiro de Medicina, 2(11); “Intoxicações acidentais humanas por inseticidas”, Instituto Biológico, 112; “Vida e obra do naturalista João Paiva de Carvalho”; “Bradicinina”, Acta Physiologica Latino Americana, 12(1); “Prefixos empregados em Química, não dervados de radicais químicos”, Publicações Farmacêuticas, 79; “As condições de sanidade nas relações entre o funcionário e o Estado”, Revista da Faculdade de Direito, 57; “O boto gigante em face da investigação científica”, Revista Verbum, 20(4); “Um grande naturalista cearense: Francisco Dias da Rocha”; “Estudos sôbre a maconha nacional (Cannabis sativa L.)”, Anais da Academia Brasileira de Ciências, 36(4); “As relações do empregador com a segurança social por ocasião dos acidentes do trabalho e das doenças profissionais”, Revista da Faculdade de Direito; “Carta da Vegetação e Planejamento”; “Experiments on ‘vegetative hybridization’ in birds”, The World’s Poultry Science Journal, 18(3); “Heat production of tropical snakes in relation to body weight and body surface”, The American Journal of Physiology, 209(3); “Effect of body temperature on energy metabolism and heart rate of dogs after CNS destruction”, The American Journal of Physiology, 210(6); “Bibliography on Bradykin”; “Intermediate nephroin nephrosis experimentally induced in the dog with crotalic venom. Anatomopathological study”; “Bioquímica e quimioterapia da esquistossomose”; “Some aspects of the evolution of social bees (Apidae)”, Evolutionary biology, 3; “Bio-bibliografia do Dr. Pedro de Azevedo”, Boletim Téc. DNOCS, 30(1); “Crenoterapia em Dermataologia”, Revista Brasileira de Medicina, 29(6); “O futuro balneário de Águas da Prata”, Revista Brasileira de Medicina, 29(9); “Manguinhos – Reminiscências”, Ciência e Cultura, 24(12); “Historical notes on inheritance of sickle cell anemia”, The American Journal of Human Genetics, 25(4); “Três lustros de ensino do direito: um depoimento”, Ciência e Cultura, 25(8); “Eltrossono”, Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica, 2(8); “Induction (Transfer) of na Operant Behaviour by Injection of Brain Extract”, Psychopharmacologia, 33; “Electrets in Biomaterials and in Biophysics”; “Recommendation on the status of scientific researches”; “Metodologia Cietífica”; “Studi psicosomatici delle depressioni neurotiche e psicotiche: risultati della psicoterapia analitica di gruppo”; “A ilha de calor da cidade: fatores e atributos”, Revista do Museu Paulista, 22; “Complexidades nomenclaturas em Biologia. Gênero de nomes genéricos terminados em-ops z. n. (s) 1572” Memórias do Instituto Butantan, 39; “Cem anos de Química no Brasil”, Revista de História, 63; “Sobre o ensino da História das Ciências”, Revista de História, 103; “Algumas reflexões sobre a historiografia contemporânea da ciência”, Revista de História, 103; “El hedonismo libertario de Santiago Ramon y Cajal”, Acta Cientifica Venezolana, 27; “Egas Moniz, sábio e escritor”, Revista da Academia Paulista de Letras, 86, “Estudo biogeográfico de líquens como vegetais indicadores de poluição aérea da cidade de Campinas-SP”, Geografia, 2(4); “A primeira titular das Arcadas”, “Participação em lucros e o Programa de Integração Social”, Revista da Faculdade de Direito, 72(1); “Dos cargos de confiança no Direito do Trabalho”; “Sobre o modelo lógico do desenvolvimento cientifico”, “Na example of a relativistic ‘Red-Shift’ Phenomenon – the Hydrogen Line-Spectrum”, Speculations in Science and Technology, 2(5); “Genetic investigations in a Northern Brazilian Island”; Human Heredity, 28; “Como nascem as idéias”, Revista Assobrav; “Auxílio-inatividade: dúvida na aplicação da lei que o criou”, Revista da Previdência Social (3(10); “A reforma da previdência social”, “A pessoa excepcional e a legislação brasileira”, Revista de Direito do Trabalho, 13; “Comentários à nova Lei de Acidentes do Trabalho”, SOS – Saúde Ocupacional e Segurança, 14(1); “The Unletered University”; “Tratamento funcional da dor”, Jornal Brasileiro de Medicina; “Impotência sexual (Síndrome de insuficiência sexual masculina – SISM). Fisiologia, diagnóstico e tratamento”, Ars Cvrandi; “Psychoanalytical Studies on the Causes of Intoxication by Marijuana”, The International Journal od the Addictions, 14(5); “Fluoração artificial da água dos sistemas públicos de abastecimentos: da necessidade” Quintessência, 7(5); “A carie dos dentes: o que é; o que causa”; “Research and development, productivity and inflation”; “Heinrich Rheinboldt (1891-1955)”, Ciência e Cultura, 32(11); “A explosão demográfica. As possibilidades da terra e do homem, a pobreza e a miséria”; “Aarão Reis – O engenheiro, o professor, o urbanista, o fundador de Belo Horizonte”, Anais da V Reunião de Positivistas; “Olivério Mário de Oliveira Pinto (1896-1981)”, Archives Internationales d’Histoire des Sciences; “Departamento de Fisiologia Geral”, Boletim Fiosiol. Animail, 9; “Parkinsonismo e demência”, Revista da Associação Médica Brasil, 33(1/2); “Crodowaldo Pavan”, Ciência e cultura, 42(9); “A segurança do voto na urna eletrônica brasileira”; “Professor Rocha e Silva. Resumo biográfico e vida científica, 1910-1983”, Revista Medicina; “O pai da genética”.
- BR RJCOC 02-35-10-002-003-01
- Dossiê
- 03/1927 - 12/1957
Parte de Instituto Oswaldo Cruz
Sobre estudos bioquímicos de microrganismos e imunologia;
aspectos biológicos da diidroestreptomicina; eficiência do Banadryl na terapia da febre reumática; tratamento do lúpus vulgar com calciferol; farmacologia da reserpina; vitaminas; hanseníase; transcrições de artigos do acervo da biblioteca do Departamento de Profilaxia da Lepra de São Paulo.
- BR RJCOC LA-DP-DR-01
- Dossiê
- 12/1937 - 12/1986
Parte de Laerte de Andrade
- BR RJCOC ED-DP-LP-03.v.1-v.3
- Dossiê
- 1957 - 02/03/1996
Parte de Eduardo Costa
Alys Bittencourt Furtado; Carol Barker; Christiene Miller; David Taylor; Jacqueline Clarkson; James Schlesselman; Michael Clarke; Paul Fine; Rafael Travesso; Philip Cole; Bian Mac Mahen; Mario Olento
- BR RJCOC AP-DP-LP-01.v.01 - v.14
- Dossiê
- 1907 - 1991
Parte de Augusto Perissé
Davis Drutz; Prabhakaran, K.; T. Ramakrishnan; Eleanor Mitts; James Pratt; Isamu Sakurai; Célio Paula Motta; Armando Berti
Artur Custódio Moreira de Souza
- BR RJCOC 05-06-01-01-02-06-09
- Item
- 05/04/2005
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Entrevista realizada por Laurinda Rosa Maciel, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 05 de abril de 2005.
- BR RJCOC SA-PI-PR-41
- Dossiê
- 02/12/1948
Parte de Souza-Araújo
- BR RJCOC 03-20-0318
- Dossiê
- 1964 - 24/06/1965
Parte de Escola Nacional de Saúde Pública
Auxílio especial ao Serviço Nacional de Lepra
- BR RJCOC SP-02-TMP-CD-26
- Dossiê
- 1944 - 1951
Parte de Fundação Serviços de Saúde Pública
Projeto LC-RJA-20, do Programa de Controle da Lepra.
Contém subprojeto para instalação do serviço; correspondência; emendas; quadro de distribuição de despesas; relatórios final e acordo de conclusão do projeto.
- BR RJCOC SA-PI-PR-45
- Dossiê
- 09/1953
Parte de Souza-Araújo