Hanseníase

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Hanseníase

Termos equivalentes

Hanseníase

  • UP Lepra

Termos associados

Hanseníase

Resultados para Hanseníase

Somente resultados diretamente relacionados

Hanseníase

  • BR RJCOC AB-DP-PP-10
  • Dossiê
  • 08/1963-02/2001
  • Parte de Alfredo Bica

Relatório de atividades, publicações: ("Seminário sobre Lepra", "MDT: Questions and Answers", "Elimination of Leprosy: Questions and Answers", "Leprosy Elimination Campaigns (LEC) and Special Action Projects for the Elimination of Leprosy (SAPEL), Guide to Eliminate Leprosy as a Public Health Problem"), artigos científicos, informativos, planos de ação.

História da Hanseníase

Reúne apresentação de obra; Artigos Científicos; Publicações; "Correspondence"; "General and Histórica"; biografias; notas de pesquisa.
Jornal Internacional de Lepra

Ernani Braga

Sumário:
Fita 1 - Lado A
Influência familiar para entrar na Marinha; a vinda para o Rio de Janeiro e a opção pela Medicina; menção a alguns professores ilustres na graduação; referência ao curso do Centro Internacional de Leprologia; a volta para o Rio Grande do Sul para trabalhar no Serviço Anti-Venéreo da Fronteira; a ida para Pernambuco a fim de fazer o censo da hanseníase (lepra) no estado; o curso de saúde pública com Barros Barreto e o convite para ser seu assistente; o cargo de delegado federal de saúde e o trabalho como sanitarista, no Pará; referência ao surte de malária ocorrido no Nordeste, em 1937; alusão a origem do Serviço Especial de Saúde Pública; referência aos operários que trabalharam na extração da borracha na Amazônia; a 'nacionalização' do SESP e a criação de escolas de Enfermagem.
Fita 1 - Lado B:
O curso de Saúde Pública na Universidade de Columbia; seu trabalho no SESP e o caráter social das atividades do órgão; a criação do Ministério da Saúde e seu cargo de diretor-geral do DNS; a desarticulação do Ministério da Saúde com o suicídio de Getúlio Vargas; referência a sua saída do Ministério da Saúde; ida para a CAPES e o trabalho conjunto com a Fundação Rockefeller na formação de profissionais de saúde; referência a criação de novas escolas de medicina; sua dedicação aos programas de formação de pessoal para a área médica; menção à criação da ENSP; referência a Muniz Aragão e a criação do laboratório de drogas e medicamentos; seu lugar de diretor executivo da Federação Pan-Americana de Associações de Faculdades de Medicina; a ida para Genebra trabalhar como diretor da Divisão de Educação e Treinamento da OMS; a volta ao Brasil para dirigir a ENSP; sobre suas atividades atuais na Universidade, na Fundação Getúlio Vargas.

Fita 2 - Lado A:
A respeito da participação em debates sobre questões ligadas à saúde; sobre a criação dos departamentos de medicina preventiva; referência ao papel da saúde pública nas escolas de medicina; sua opinião sobre as escolas de saúde pública; comentário sobre a política de saúde no tempo de Juscelino Kubitschek e situação atual; sobre sua participação em debate na Escola Superior de Guerra (ESG), sobre planejamento familiar; referência ao trabalho de saúde pública nos centros urbanos; o convite de Carlos Lacerda para ser Secretário de Saúde na Guanabara.
Fita 2 - Lado B:
Sobre a atuação do Ministério da Saúde ao longo dos anos e o papel das campanhas de saúde no passado; referência ao Almirante Gerson Ortiz e suas preocupações com a Previdência Social; a necessidade de entrosamento das ações de saúde da Previdência Social com os estados; sobre a escolha de ministros para a pasta de Saúde e a referência a alguns ex-ministros; menção a indicação de seu nome para o Ministério da Saúde no governo João Goulart; a elaboração do plano de saúde do estado e o convite para ser Secretário de Saúde do Estado; referência ao SESP e sua ligação com a Fundação Rockefeller.

O leproso

Trecho do poema “São Francisco de Assis” de Augusto de Lima. Documento manuscrito.

Secretário de Estado de Saúde e Higiene do Estado do Rio de Janeiro

  • BR RJCOC ED-GI-AI-01.v.1-v.8
  • Dossiê
  • 13/03/1980 - 02/10/1986
  • Parte de Eduardo Costa

Publicações: Jornal do Brasil, Última Hora, Jornal Diário da Tarde, Estado de Minas, Diário do Comércio e Folha de São Paulo.
Referências aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs).
Nomes citados: Edson Campos, Pedro Rodrigues Gomes, Marcos Vinicio Gomes Pedro: Enedina Soares, Maria Aparecida Monteiro de Barros, Maurício da Cruz Vieira, José Sérgio do Amaral Gurgel, Yassuchi Yoncohigué, José Augusto Coelho Duque Estrada

Souza-Araújo

  • BR RJCOC SA
  • Fundo
  • 1880-1970

Reúne cartas, convites, telegramas, programas de cursos, prontuários, laudos, relatórios, currículos e históricos, artigos científicos, comunicações, fotografias e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, pesquisador e professor na área de tratamento e controle da hanseníase.

Heráclides César de Souza-Araújo

Campanha de Hanseníase em Belmonte e Barrolândia - Projeto Decit (IOC/COC) – Cluster nº 4

Apesar da intensificação e diversificação das ações de controle, a hanseníase persiste como relevante problema de saúde pública no Brasil. Reduz-se a prevalência, a detecção de casos novos aumenta e os casos são distribuídos, configurando áreas delimitadas de risco de adoecer, os clusters. Com estas características, se por um lado, a situação epidemiológica da hanseníase é preocupante, a sua distribuição espacial permite uma abordagem focalizada, e racionalizadora de recursos, de investigação e intervenção. Neste projeto, a abordagem interdisciplinar permitiu a abrangência da complexidade da doença, nos seus aspectos culturais, sociais e biológicos, sobretudo com o aprofundando o olhar sobre o cluster nº 4, formado por regiões dos estados de Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo foi obter informações e resultados que transcendem a dimensão geográfica específica e se aproxime dos aspectos relacionados à ocupação desses territórios, como o conceito de espaços socioespaciais, segundo Milton Santos. As 12 entrevistas que compõem esta pesquisa foram gravadas com pacientes foram realizadas na região de Barrolândia e Belmonte, no estado da Bahia, e também com gestores daquelas localidades.

Iarerê - Hanseníase e mentalidades no Rio de Janeiro

Aborda a história das mentalidades relacionadas com a caracterização social do doente de hanseníase. A doença é vista não pelo lado de uma história biológica e de descobertas científicas, mas principalmente destacam-se as mentalidades, discutindo-se o condicionamento social e ideológico da construção de conceitos pelo senso comum e pelo saber científico. O preconceito que cerca a figura mitificada do hanseniano é observado como determinante das ações do poder público, do conhecimento médico e da opinião de grupos sociais do Rio de Janeiro.

Ernani Agricola

  • BR RJCOC EA
  • Fundo
  • 1911-1986

Reúne cartas, telegramas, ofícios, cartões, convites, certificados, portarias, designações, nomeações, artigos científicos, comunicações em eventos, certidões, fotografias, recortes de jornais e revistas, conferências e diplomas, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico e gestor de órgãos públicos da área da saúde pública, com ênfase no combate à hanseníase.

Ernani Agricola

Gerson Fernando Mendes Pereira

Entrevista realizada por Laurinda Rosa Maciel e Mariana Santos Damasco, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 14 de maio de 2003.

Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde- CENEPI

  • BR RJCOC ED-GI-AI-04.v.1-v.2
  • Dossiê
  • 01/1989 - 10/10/1995
  • Parte de Eduardo Costa

Reúne: diário oficial, protocolos, regulamentos, artigos científicos, informativos, memorandos, cartas, roteiros, relatórios de atividades, mensagens por fax, projetos, relatórios de viagens, avisos de depósitos, ofícios, anteprojetos, currículos, termos de consentimentos, minutas de relatórios, contratos de serviços, ofícios circulares, editais, gráficos, tabelas, organogramas, listas de siglas, propostas, prospectos, projetos de pesquisa, diretrizes, convênios, formulários, acordos de cooperação técnica, mapas.

Colônia Santa Izabel

Colônia Santa Isabel, planejada pelos drs. Samuel Libânio e Antonio Aleixo, foi iniciada pela União a sua construção em 1921 e inaugurada em 23 de setembro de 1931 pelo governador Olegário Maciel.

Vice-Presidente da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA

  • BR RJCOC CA-GI-AI-05.v.1-v.7
  • Dossiê
  • 1978 - 2001
  • Parte de Cláudio Amaral

Reúne apontamentos, artigos, atas, atos administrativos, avisos, cartas, contratos, cronogramas, currículos, discursos, gráficos, informativos, informes técnicos, laudos, listas de funcionários, manuais, mapas, memorandos, mensagens, minutas de contratos, ofícios, organogramas, pareceres, planos de ação, procurações, programas, projetos, propostas, prospectos, publicações, recortes de jornais (O Globo), regimentos, relatórios, tabelas, textos, fotografias e transparências.

A questão da lepra no Rio Grande do Sul

Relatório apresentado à Sociedade de Medicina de Porto Alegre, com informações sobre a origem, distribuição e profilaxia da hanseníase no Estado do Rio Grande do Sul.

The leprosy problem the United States

Artigo do médico O.E. Denney, do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, a cargo do U.S. Marine Hospital n. 66 (Leprosário Nacional, Carville, Lousiania). No texto, aborda o problema da hanseníase nos Estados Unidos. Artigo publicado em “Public Helth Reports”, volume 41, número 20, revista semanal do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos. Anexas, fotografias de uma colônia para hansenianos.

Anais de Eventos

  • BR RJCOC WF-GI-MS-07
  • Dossiê
  • 01/09/1963-10/1991
  • Parte de Wilson Fadul

Documentos relacionados aos seguintes eventos: III Conferência Nacional de Saúde e VIII Congresso Internacional de Leprologia

Algy de Medeiros

Entrevista realizada por Luiz Octávio Coimbra e Nilson Moraes, no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 18 e 25 de março de 1987.

1ª ENTREVISTA – 18/03/1987
Fita 1 – Nascimento; origem familiar; formação escolar; lembrança dos pais; o início das atividades docentes; lembranças da casa onde morava; a religião da família; visão política do pai; lembranças da Revolução de 1930; o Rio de Janeiro na juventude; a vida escolar; referência ao médico da família; a utilização da medicina caseira pela família; a opção pelo curso de medicina; o trabalho como auxiliar de tesoureiro da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil; o trabalho como médico perito do IAPI; ausência de assistência médica na Previdência, na década de 40; o trabalho como assistente do professor Luiz Feijó; o início das atividades como médico; a concessão de benefícios aos ferroviários da Central do Brasil; incidência de tuberculose e lepra entre os ferroviários; relato das viagens aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro para pagamento de pensões pela Caixa dos Ferroviários; lembranças do curso na Escola de Medicina e Cirurgia; referencia a Mauro Barreira, líder integralista e chefe do serviço jurídico da Caixa dos Ferroviários; influência de Luiz Feijó em sua formação profissional.
Fita 2 – Influência da docência em universidades sobre a prática médica; origens da Escola de Medicina e Cirurgia; crítica à homeopatia; o atendimento a pacientes com manifestações psicossomáticas; reflexões sobre o “clima neurotizante” da sociedade atual; comentário sobre o aumento de doenças cardio-vasculares devido ao uso do fumo; o atendimento a pacientes com manifestações psicossomáticas; características da atividade do médico perito no IAPI; os critérios médicos para concessão de auxílio-doença; as atividades como médico visitante contratado pelo setor de perícia médica do IAPI; as condições sócio-econômicas dos segurados atendidos pela perícia médica; aprovação no concurso para cardiologista do IAPI, em 1949; o salário dos médicos da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil e do IAPI; autonomia da perícia médica no preenchimento dos laudos para o IAPI; a equipe de saúde no ambulatório da Rua Henrique Valadares; comentários sobre a profissão de assistente social; os cursos de pós-graduação realizados no exterior; críticas ao crescimento das escolas particulares de medicina; as experiências vividas em hospitais-gerais da Filadélfia; comparação entre o padrão de vida dos ferroviários e o dos industriários; as condições de atendimento médico no ambulatório do IAPI; comentários sobre a vida nos Estados Unidos da América; concepção dos docentes das faculdades de medicina sobre assistência médica previdenciária.

2ª ENTREVISTA – 25/03/1987
Fita 3 – Referência às opções profissionais das irmãs; comentário sobre as atividades profissionais do filho; o trabalho no setor de angiologia do Hospital Moncorvo Filho; a qualidade do serviço de angiologia do HUPE; ausência de condições para o aperfeiçoamento profissional na Previdência Social; referência à nomeação de médicos, sem concurso, durante o governo João Goulart; aumento do número de doenças cardio-vasculares em mulheres; o funcionamento do Centro de Estudos do ambulatório do IAPI; os motivos do menor interesse pelo trabalho na Previdência; características necessárias ao médico de clínica particular; o sistema de marcação prévia de consultas no HUPE e no ambulatório do IAPI; o sistema de atendimento da patronal; comentários sobre a unificação da Previdência; as condições de assistência médica fora do eixo Rio-São Paulo; a greve dos médicos, em 1953; comentários sobre a aposentadoria de Luiz Feijó; referência à falta de enfermeiras titulares; a equipe de profissionais de saúde no ambulatório do IAPI; a utilização de instalações hospitalares da rede privada, pela equipe médica do IAPI; a contratação de médicos, sem concurso, no governo João Goulart; o trabalho no ambulatório da Casa de Saúde Portugal; características do contrato do médico credenciado pelo IAPI.
Fita 4 – A nomeação como médico da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Central do Brasil; a possibilidade de atendimento familiar no IAPI e na Caixa dos Ferroviários; atuação no IAPI e na Caixa dos Ferroviários; atuação como assistente do diretor médico da Caixa; o número de atendimentos diários na Caixa dos Ferroviários e no IAPI; o atendimento aos industriários nos hospitais contratados pelo IAPI; o Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU); o concurso para o quadro de médicos do IAPI, em 1949; as condições de atendimento no HUPE; as visitas a favelas como médico perito do IAPI; a Previdência Social como mercado de trabalho para os médicos; a importância econômica da atividade no consultório particular; relato de um caso de extorsão de aposentados por um servente da Caixa dos Ferroviários; o convênio entre o HUPE e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS); a especificidade do atendimento em hospitais universitários; as internações por interesses científico e social no HUPE; a importância do convênio com o INAMPS; comentários sobre a medicina social; o interesse pelo doente como papel social do médico; posição sobre a medicina de grupo; a indústria do ensino médico.
Fita 5 – A reforma sanitária; reflexões sobre a Previdência Social; os políticos e a impunidade no Brasil; comentários sobre o ativismo político entre os médicos.

Eventos na Região Sudeste

Visita aos doentes de leishmaniose no Posto Médico Samuel Libânio, em Jacarepaguá; almoço oferecido pelo governador do estado do Rio de Janeiro Raimundo Delminiano Padilha; evento no Instituto Nacional do Câncer; comemoração do Dia Nacional e Internacional da Doação Voluntária de Sangue; sessão solene em comemoração aos 75 anos da Fundação Ataulpho de Paiva (Liga Brasileira Contra a Tuberculose), realizada na Academia Nacional de Medicina sob a presidência de Paulo de Almeida Machado, que na ocasião entregou a medalha Azevedo Lima para personalidades que se destacaram no estudo e combate á tuberculose no Brasil; abertura do XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia, no Centro de Convenções do Hotel Nacional; palestra na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); visita ao Instituto Adolfo Lutz - laboratório regional de Campinas e eventos na Delegacia Federal de Saúde da Guanabara - reunião do Conselho Nacional de Saúde, posse de Ademyr Rodrigues da Silveira como diretor da Divisão Nacional de Lepra, entrega da medalha de mérito Oswaldo Cruz a pessoas de diversos estados que se destacaram na campanha de vacinação contra a meningite e funcionários do Ministério da Saúde.

Ensaios

  • BR RJCOC ED-DP-LP-01.v.1-v.3
  • Dossiê
  • 31/03/1923 - 11/1993
  • Parte de Eduardo Costa

Nomes: Alberto de Oliveira; Antônio Rivadavia Sobreiro Rolim; Juan Edilberto Antezana; Clovis Heitor Fernandes Tigre; Cezar Augusto Aldabe; Magnus Nikeasson; Jore Strandell; Vanderlei Severo; Olga Lipiridou; Jeanes Zaphiride; Ephi Zervanou; Eriphili Danga; Eugene Sanders; Myrna Ginter; Léia Melo da Silva; Cid Vieira Franco de Godoy

textos, trabalhos, documentos para discussão, resumo de comunicação, e folder dos seguintes eventos: III Jornada Brasileira de Leprologia; II Semana de Estudos de Supervisoras Municipais; II Jornadas de Pressupuestos auspicialies por el Conselho Federal

de Inversiones; I Simpósio de Arquivo Médico; I e IV Encontro Nacional de Dirigentes de Faculdade de Odontologia; Encontro da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia; 1º Encontro de Planejamento Regional de Professores de Química Farmacêutica; VIII Encontro Regional Sul de Médicos Residentes; I Encontro de Programas Materno-Infantil e Nutrição do Nordeste; VI Semana de Estudos sobre Saúde Comunitária; II Encontro Regional da Abem; I Simpósio sobre Política Nacional de Saúde da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados; II Simpósio Nacional de Assistência Médico-Previdência; International Synposium on Measles Imunization; III Simpósio sobre Política Nacional de Saúde; Simpósio sobre a participação social na América Latina; II Encontro Nacional de Mestrados e Doutorados da Área de Saúde Coletiva; Encontro Estadual de Trabalhadores Rurais; I Encontro de Epidemiologia Clínica na Escola Paulista de Medicina; Encontro por Melhores Condições de Saúde; Encontro de Secretários de Saúde do Nordeste; I Encontro Nacional de Entidades dos Nutricionistas; III Simposium Interamericano de Educacion para Salud; II Jornada Brasileira de Estudos de Educação em Saúde; e 1º Encontro para Integração Regionalizada das Instituições Públicas de Saúde de Jacarepaguá.

Textos, trabalhos, relatórios e folders dos seguintes eventos: X, XVI e XVII Congressos Brasileiros de Higiene; VI Congresso Nacional de Leprologia; I Congresso Brasileiro de Audiovisuais; 1° Congresso Brasileiro de Psiquiatria;

II Congresso Brasileiro de Saúde Escolar; IV Congresso Médico-Cirúrgico da Faculdade de Medicina de Teresópolis; VII Congresso Brasileiro de Enfermagem; XV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária; XI Congresso Nacional de Médicos Residentes; VII Congresso da Abem, VII Congresso Brasileiro de Microbiologia; 5º Congresso de la Federación Pan-americana de Enfermeras/os; 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais; I Congresso de Hansenologia dos Países Endêmicos; XII Congress of the International Political Science Association; II Congresso Paulista de Saúde Pública, Congresso da Abrasco; Congresso Latino-americano de Plobácion y Dessarolo; Congresso Ibero-americano sobre Ciências Biomédicas y Sociales aplicadas a la Salud; 1º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva; I Congresso Interno da Fiocruz; XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia; 3rd Word Congress Foodborne and Intoxications; 2º Congresso Brasileiro de Epidemiologia; Tercer Congresso de Alafo de Curso de Educacion Odontológica; XVIII Congresso Brasileiro de Educação Médica; III Congresso de la Association Latino-americana de Facultades de Odontologia.

Exibindo 1-30 de 1182 resultados