Adolpho Lutz e Bertha Lutz (?) no laboratório do IOC
- BR RJCOC 02-10-20-10-077-001
- Item
- s.d.
Parte de Instituto Oswaldo Cruz
3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Adolpho Lutz e Bertha Lutz (?) no laboratório do IOC
Parte de Instituto Oswaldo Cruz
Carlos Chagas Filho, Bertha Lutz e Felipe Nery Guimarães em evento na Bibiloteca Nacional
Parte de Felipe Nery Guimarães
Parte de Wladimir Lobato Paraense
Parte de Paulo Carneiro
P. Leygonie; Sloan, F. J.; Oscar Bormann; Arthur M. Correia; Willian Monteiro de Barros; Alvaro Antas; Pedro Leiros; Fausto de Carvalho e Silva; Marie Joséphine Meyer; Paul Albanel; Nansen Rosa; Jean Koch; Ernani José dos Santos; Fouré, J.; Henri, M.; Claude Bablin-Frankhauser; Thomas Urbiztondo; Pierre Delbée; R. Maujonnet; Plessis, M. J.; Jean-Baptiste Capelle; Gasowski, M. J.; Gilbert Grospiron; René Carrére; Maurice Brewer; Maria do Carmo dos Santos Dias; Augusto Sá da Costa; O.G. Faucheux; Dumat, J.; Jean de Bonnot; Keith Grant; Jean Clabaut; Paponot, J.; Paul Catim.
Parte de Paulo Carneiro
Chefe da Divisão de Zoologia do Instituto Oswaldo Cruz
Parte de Herman Lent
Requisições; Solicitações; Cartas; Termos de Concessões; Comunicados; Regulamentos; Portarias; Ofícios; Projetos de Lei; Atas; Apontamentos; Recibos de Entrega de Materiais; Discursos de Homenagem Póstuma; Processos Administrativo; Protocolo; Avisos; Etiquetas de Identificação de Insetos.
Parte de Instituto Oswaldo Cruz
Anexo: Listagens de material de vertebrados e da Coleção Entomológica existentes no antigo laboratório de Adolpho Lutz.
Membro da Organização das Voluntárias
Parte de Raymundo de Britto
Reúne fotografias do sétimo aniversário de fundação da Organização das Voluntárias e da posse de Raymundo de Britto na diretoria da instituição, juntamente com Rosalina Coelho Lisboa Larragoiti e João Maria de Orléans e Bragança.
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Entrevista realizada por Fernando Dumas, Nara Brito e Wanda Hamilton, nos dias 10 e 18 de novembro de 1986.
Sumário
Fita 1 - Lado A
A interrupção dos estudos; o trabalho no setor de envasamento de vacinas e soros fabricados no IOC; referência ao professor Genésio Pacheco, produtor do soro gangrenoso; o depoente mostra à equipe uma relação dos soros e vacinas fabricados pelo IOC;
sobre as palestras ministradas aos estudantes que visitavam o IOC; o depoente mostra à equipe fotografias antigas de funcionários do IOC; lembrança das fortes chuvas ocorridas no Rio de Janeiro em 1966 e a encomenda de vacina anti tifo pelo Ministério da Saúde; relatórios elaborados sobre a produção de vacinas; referência a Moacir de Andrade, seu antigo superior hierárquico; a passagem pelo Instituto Adolpho Lutz e a volta ao IOC; a atuação no Hospital de Engenho de Dentro e a aposentadoria em 1980;
o ritmo de trabalho no IOC em decorrência das fortes chuvas de 1966; referência à visita do Marechal Castelo Branco ao IOC, em 1967; a prova prestada ao DASP para Laboratório; comentário sobre o aprendizado com Álvaro Pinto Pinheiro e Alexandre Amaral;
comentário sobre o trabalho e o processo geral de envasamento de vacinas; os testes das vacinas para detectar contaminação; outras atividades que desenvolveu no IOC, como a sangria de animais.
Fita 1 - Lado B
Referência a seu lado religioso; a relação com Adolpho e Berta Lutz; alusão a seu tio Joaquim Venâncio que buscava animais para experiências de Adolpho Lutz; breve descrição da área de entorno de Manguinhos; origem familiar, referência a fazenda de Carlos Chagas em Minas Gerais; sobre os membros de sua família; a respeito da formação educacional dos filhos.
Fita 2 - Lado A
Alusão ao valor de sua aposentadoria; sobre a mobilização para melhorias salariais no IOC e seu não engajamento em partidos políticos; breve comentário sobre Getúlio Vargas; referência a alguns colegas de trabalho que teve no IOC e a relação entre os técnicos e cientistas; alusão às festas natalinas no IOC; sua relação com Francisco de Paula Rocha Lagoa.
Fita 2 - Lado B
Sobre o trabalho de seu pai como administrador de fazenda; sobre o falecimento de sua mãe; comentário sobre as relações hierárquicas no IOC; sobre sua vida escolar e as oportunidades do ensino na sua época; a formação religiosa.
Fita 3 - Lado A
O temperamento tímido com as mulheres e a relação com os filhos; início de suas atividades no IOC; comentário sobre a enchente de 1966 e a consequente intensificação do trabalho no setor de envasamento; sobre sua atuação na chefia do setor de envasamento, a reestruturação do setor e as alterações técnicas processadas neste período; menção às vacinas produzidas no IOC desde a chefia de Álvaro Pinto Ribeiro.
Fita 3 - Lado B
Menção às vacinas produzidas no IOC; a breve passagem pelo laboratório de química; referência a diversos funcionários que passaram pelo setor de envasamento; sobre as máquinas usadas no setor; a relação com os diretores do IOC; sua substituição na chefia do setor de envasamento em 1968.
Fita 4 - Lado A
Sobre a transferência para trabalhar no Hospital de Engenho de Dentro e a atuação no Laboratório de Patologia.