Dossiê I Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
- BR RJCOC 9C-GE-105
- Dossiê
- 24/07/1991 - 15/10/1991
Parte de Conferência Nacional de Saúde, IX
Decretos, roteiros de atividades, cartas, listas de delegados e participantes.
Dossiê I Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
Parte de Conferência Nacional de Saúde, IX
Decretos, roteiros de atividades, cartas, listas de delegados e participantes.
Parte de Eduardo Costa
Reúne cartas, telegramas, atas, diário oficial, relatórios, ofícios, comunicados, gráficos, tabelas.
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Entrevista realizada entre agosto de 1987 e outubro de 1988.
História do Câncer: Atores, Cenários e Políticas Públicas
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Reúne 29 depoimentos sobre aspectos diferenciados do controle do câncer no Brasil. O projeto se articula ao esforço mais geral da Fiocruz de ampliar suas ações no campo das doenças crônico-degenerativas e negligenciadas. Além disso, visa contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo ao produzir conteúdos pertinentes à formação de recursos humanos para a Rede de Atenção Oncológica e integrar-se a uma rede de produção de conhecimentos e tecnologias em parceria com o Instituto Nacional de Câncer. Por fim, deve ser visto como uma contribuição ao campo da história das ciências e da saúde, em particular ao campo da história das doenças. O projeto no geral tem uma parte de pesquisa histórica, documental, iconográfica e de história oral. No que se refere aos depoimentos, procura registrar as falas de personagens importantes para a história do controle do câncer no Brasil. As entrevistas, gravadas em áudio e vídeo, representam uma fonte inestimável para o resgate e a preservação da memória dos principais atores, instituições e política públicas desenvolvidas ao longo das décadas sobre o controle do câncer. Neste projeto, temos algumas palestras proferidas sobre aspectos ligados ao câncer e suas políticas, controle e história que foram ministradas para os integrantes do grupo de pesquisa que igualmente fazem parte do acervo.
Parte de Conferência Nacional de Saúde, IX
Nomes citados: Carlos Cavalcante; Elmiro Coutinho; Jurandyr Mathias Ricão; Julio Cezar Gomes de Oliveira; Ilara Hammerli Sozzi de Moraes; Raquel Machado Santos; Antonio Lopes Filho; Jair Sarmento da Silva; Manola Vidal de Souza Costa; Antônio Olavo de Almeida Fraga Lima, Lucimar Pinheiro Alvares, Moisés Pereira dos Santos, Aderbal José Pinto Machado; Hélio Osório de Paula; Claudia Osório da Silva, Mario Cunha, José Maria Pinto, Daniel Eugenio, Jair Simões, Maria das Neves F. L. Kruger, Maria Fátima de Souza, Eduardo Mota, Rose Mary Souza de La Fuente Gonçalves, Carlos Wesley Antero da Silva, Maria Cecilia Ponce de León, Dilson da Silva, Lygia Maria Ballantyne, Alfredo Schechtman, Meire dos Santos, Celma Martins Magalhães, Maria José da Silveira, José Antônio Pereira
Parte de Casa de Oswaldo Cruz
Reúne 16 entrevistas de História Oral, que obedecem a critérios temáticos referentes às políticas prioritárias do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) entre 1985 e 1988. Os temas referem-se à reforma sanitária, universalização e equalização do atendimento, humanização das ações assistenciais, combate à fraude e à corrupção, ciência e tecnologia, dentre outros temas.