Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2015 (Produção)
nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos iconográficos digitais: 634 itens (imagens TIFF, color e p&b, 28,3 gigabytes)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu na cidade de Florianópolis (SC) em 1951. Ingressou na Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Santos em 1970. Durante a graduação, trabalhou como repórter no jornal O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde, iniciando sua atividade como fotógrafo. Em 1979 realizou sua primeira matéria de caráter ambientalista, retratando o Parque da Juréia, em Iguape (SP). Entre 1972 e 1982, trabalhou também nos jornais Cidade de Santos, O Globo, Tribuna de Santos e na revista IstoÉ, além de desenvolver projetos pessoais sobre questões ecológicas e sociais. A partir de 1985, passou a colaborar em periódicos nacionais e internacionais como profissional autônomo. Foi o primeiro fotógrafo a realizar um ensaio sistemático sobre os ecossistemas e as unidades de conservação do país, após 22 anos de expedições pelo interior do Brasil. Em 1997, lançou o livro de fotografias "TerraBrasil", resultado de dez anos de pesquisas. Em 2001, foi escolhido pelo Museu Britânico de Londres para produzir a capa do livro "Unknown Amazon" que acompanhou uma grande exposição etnográfica sobre a Amazônia. Neste mesmo ano, foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para realizar a exposição “Mudanças Climáticas” no Memorial da América Latina em São Paulo. Também foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente para realizar a exposição “Parques Nacionais do Brasil”, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foi pioneiro em documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a revista National Geographic Society, que resultou na publicação do livro “Bichos do Brasil” (2008). Possui fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café de Kobe (Japão), o Centro Cultural Georges Pompidou de Paris (França), Museu Britânico de Londres (Inglaterra), Museu de Arte e Museu de Arte Moderna, ambos em São Paulo. Recebeu o Prêmio Jabuti com o livro "Amazônia" (2006); o Prêmio Fernando Pini de melhor livro de arte do ano, com a obra "Mar de Dentro" (2007); Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica com o livro "Sertão Sem Fim", além de ser finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio Fundação Conrado Wessel (2010). Em 2015, percorreu 38 cidades do Brasil para retratar a atuação de profissionais do Programa Mais Médicos, criado pelo Ministério da Saúde em 2013, que resultou na publicação "Mais Médicos" (2015).
Entidade custodiadora
História arquivística
A coleção originou-se do trabalho fotográfico de Araquém Alcântara, realizado entre os meses de março e outubro de 2015. O acervo em formato digital foi doado pelo autor e transferido para a Casa de Oswaldo Cruz em novembro de 2016. No mesmo ano os direitos autorais foram cedidos em favor da Fundação Oswaldo Cruz.
Procedência
Doação de Araquém Âlcantara Pereira, formalizada em 2016.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne fotografias digitais produzidas por Araquém Alcântara, que resultaram em publicação de sua autoria intitulada "Mais Médicos" (2015). A coleção retrata a rotina de 43 profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros que atuavam no Programa Mais Médicos, suas relações com os pacientes e dificuldades de acesso, bem como locais e condições de vida da população assistida em 36 cidades das diferentes regiões do país. O Programa Mais Médicos foi lançado pelo governo federal em 8 de julho de 2013 através de medida provisória convertida na lei 12.871, de 22 de outubro de 2013. Tem como principal objetivo diminuir a carência de médicos nas regiões com maior vulnerabilidade e dificuldade de atrair e fixar profissionais, prioritárias para o SUS. Para viabilizá-lo utilizou-se provimento emergencial, com recrutamento de profissionais brasileiros e estrangeiros, graduados no Brasil e exterior. Em 2015 faziam parte do programa 18.240 médicos, incluindo profissionais procedentes de mais de 40 países, como os médicos cubanos que participavam da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Naquele ano eram atendidos pelo Programa 4.058 municípios incluindo os 34 distritos sanitários especiais de saúde indígena, as unidades básicas de saúde fluviais de atendimento da população ribeirinha na Amazônia, as comunidades rurais, do semiárido nordestino, de quilombolas e assentamentos, como também as de periferias e morros de grandes cidades.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A coleção está organizada em 43 dossiês identificados pelo nome do médico retratado. Os dossiês estão organizados internamente por ordem cronológica.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrições. Acessível somente por meio de computador, imagens digitais derivadas em formatos JPG e TIFF.
Condições de reprodução
Sem restrições, condicionada à autorização prévia e atribuição de crédito ao autor e à instituição custodiadora.
Reproduções em alta resolução podem ser fornecidas em formato JPG ou TIFF, seguindo os requisitos estabelecidos pela instituição para seu uso.
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O equipamento utilizado para captação das imagens foi a câmera DSLR modelo Canon EOS-1D X, gerando documentos em formato CR2. O software de edição utilizado foi Adobe Photoshop Lightroom 5.7, gerando documentos e duplicatas em formato TIFF. Os arquivos digitais originais foram transferidos para a instituição custodiadora em duas unidades de disco rígido externo (HDD). Posteriormente, foram geradas derivadas em formatos TIFF e JPG para garantir o acesso e a preservação sem a necessidade de uso de software proprietário.
Foram considerados como itens documentais os arquivos originalmente produzidos pela câmera fotográfica (imagem CR2) e os arquivos produzidos e editados a partir desses (imagem TIFF), que apresentam características significativamente distintas dos primeiros. As informações utilizadas para essa definição foram extraídas dos metadados dos objetos digitais e da publicação "Mais Médicos" (2015). Essa definição teve como critério a lógica de produção dos documentos, decorrente da própria atividade do fotógrafo na realização da publicação em questão.
Instrumentos de pesquisa
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Coleção Programa Mais Médicos: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.
Inventário
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ALCÂNTARA, Araquém. Mais médicos. São Paulo: Terrabrasil, 2015. 223 p. [86 imagens].
LINO, Antonio. Branco vivo (fotografias de Araquém Alcântara). São Paulo: Elefante, 2017. 252 p. [25 imagens].
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
maio de 2019 (criação)
Fontes utilizadas na descrição
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa mais médicos – dois anos: mais saúde para os brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2015, 128 p. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/agosto/03/livro-maismedicos-2015.pdf. Acessado em: maio de 2019.
BRASIL. Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 out. 2013b. Seção 1, p. 1.
Website do Programa Mais Médicos, acessível em http://www.maismedicos.gov.br. Acessado em: maio de 2019.
Nota do arquivista
Equipe: Carlos Raphael Oliveira do Rego e Felipe Almeida Vieira
objeto digital metadados
Nome do arquivo
MM-01-021_edit.jpg
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg