Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1920-194? (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos iconográficos: 131 itens (34 fotografias, 9 fotogramas negativos flexíveis e 88 negativos de vidro)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 6 de março de 1890, no Rio de Janeiro, filho de Antonio José de Mattos e Cândida Carneiro Soares de Campos. Em 1908 prestou concurso para a Escola Politécnica, porém somente em 1911 iniciou o curso, concluído em 1918. Em 31 de março de 1919 colou grau como engenheiro geógrafo e consolidou sua carreira como arquiteto e construtor. Na época era comum o desempenho de múltiplas atividades por parte dos engenheiros, os quais atuavam tanto em projetos de arquitetura quanto em especialidades de engenharia. No início de sua trajetória profissional foi amparado pelo industrial Guilherme Guinle. Por intermédio da família Guinle, foi escolhido para elaborar projetos de três hospitais na cidade do Rio de Janeiro: o Gaffrée e Guinle, o Instituto do Câncer e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. A partir disso consolidou seu nome como arquiteto de hospitais, tendo sido responsável pelo traçado de outros, como o Espanhol, o Regional de Niterói, e o do Sanatório Santa Clara, em Campos do Jordão (SP). Foi laureado com o primeiro lugar pelos projetos do Hospital Regional de Niterói, em 1928, e do Hospital do Funcionário Público, em 1935. Para além dos projetos hospitalares, dedicou-se à construção civil de edifícios multifamiliares e comerciais, escolas e clubes de esporte, como também projetou um trecho fluminense da estrada Rio-São Paulo. Em 1930 fez parte da primeira diretoria da Associação Brasileira do Concreto e, no final da vida, esteve ligado ao escritório de arquitetura e construção civil de Sérgio Dourado. Sua paixão pelo automobilismo o transformou em liderança nessa área, tendo assumido a presidência do Automóvel Clube do Brasil e do Club dos Bandeirantes e o comando de eventos, como o Salão do Automóvel. Morreu em 1952, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Doações de Fernando Eduardo Lavrador da Silva em 2005 e 2013.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne fotografias de plantas-baixas, maquetes e perspectivas de obras de construção e de fundação das diversas etapas de desenvolvimento dos principais projetos de arquitetura hospitalar realizados pelo titular, tais como Hospital Gaffré e Guinle, Hospital do Câncer, Hospital das Clínicas, Hospital
Espanhol e Hospital Regional de Niterói.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Projetos
Série Clube dos Bandeirantes
Série Vida Pessoal
Série Diversos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDO Porto d’Ave: catálogo. In: SANGLARD, Gisele; COSTA, Renato da Gama-Rosa. Porto d’Ave: projetos para a saúde (1920-1940). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
SANGLARD, Gisele. O Hospital Gaffrée e Guinle: filantropia, saúde e os ecos do pasteurianismo no Brasil da Primeira República. In: AMORA, Ana M. G. Albano; COSTA, Renato Gama-Rosa (org.). A modernidade na arquitetura hospitalar: contribuições para sua historiografia. Rio de Janeiro: PROARQ-FAU-UFRJ, 2019. p. 122-145. Disponível em: https://proarq.fau.ufrj.br/public/editor/LIVROS%20ED%20PROARQ/Arquitetura%20Hospitalar-FINAL.pdf. Acesso em: 7 set. 2025.
SANGLARD, Gisele; COSTA, Renato da Gama-Rosa; MELLO, Maria Tereza Villela Bandeira de. A coleção Porto d'Ave e a assistência hospitalar no Rio de Janeiro - 1920. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ano 168, v. 435, p. 195-208, abr./jun. 2007. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/893676/181251. Acesso em: 27 set. 2025.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
