Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1910-2003 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,42 m
Documentos iconográficos: 1 item (diapositivo)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 15 de setembro de 1880, em Muritiba (BA), filho de Clementino Rocha Fraga e Córdula Magalhães Fraga. Em 1898 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou em 1903 com a tese A vontade – estudo psicofisiológico. Nos dois anos seguintes atuou como professor assistente nessa faculdade. Em 1906 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como inspetor sanitário na campanha contra a febre amarela empreendida pela Diretoria Geral de Saúde Pública (DGSP), chefiada por Oswaldo G. Cruz. Nesse período clinicou no Hospital da Santa Casa de Misericórdia sob a orientação de Miguel Couto. Retornou à Bahia em 1910 como professor substituto de clínica médica da Faculdade de Medicina, e tornou-se catedrático quatro anos depois. Em 1917 chefiou a Comissão Sanitária Federal do Rio de Janeiro encarregada do combate à febre amarela. Em 1918 trabalhou com Carlos Chagas na DGSP, onde assumiu a direção do Hospital Deodoro e organizou os serviços emergenciais de assistência médica às vítimas da epidemia de gripe espanhola. Em 1921 foi eleito deputado federal pela Bahia, e em 1924 foi reeleito para a mesma cadeira. Em função de suas atividades parlamentares, transferiu-se, em 1925, definitivamente para a capital federal, onde passou a lecionar na cadeira de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro. Após o encerramento de seu mandato na Câmara Federal, em 1926, assumiu a direção do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), substituindo Carlos Chagas, e destacou-se pelas ações que empreendeu no combate à epidemia de febre amarela que grassou no Rio de Janeiro entre 1928 e 1929. Com a Revolução de 1930 exonerou-se da direção do DNSP e foi substituído por Belisário Penna. Dedicou-se, então, ao estudo da tuberculose: criou e dirigiu por 12 anos um curso de aperfeiçoamento sobre o tema na cadeira de clínica médica da Faculdade de Medicina. Em 1937, atendendo ao convite do prefeito do Rio de Janeiro, Henrique Dodsworth, retornou à administração pública para assumir a Secretaria de Saúde e Assistência, onde permaneceu até 1940. Em 1939 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira que pertencera a Afonso Celso. Após sua aposentadoria, em 1942, dedicou-se à clínica e ao magistério, não mais como professor da faculdade e sim na qualidade de conferencista. Morreu em 8 de janeiro de 1971, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Doações de Clementino Fraga Filho em 1988 e 2004.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, telegramas, cartões, discursos, relatórios, demonstrativos financeiros, folhetos, artigos e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à trajetória profissional do titular nos processos de formulação e implantação de políticas de saúde pública no Brasil.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Correspondência
Série Departamento Nacional de Saúde Pública
Série Produção Intelectual
Série Recortes de Jornais
Série Documentos Complementares
Série Secretaria Geral de Saúde e Assistência
Série Documentos Pessoais
Série Academia Brasileira de Letras
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Clementino Fraga: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2014.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Arquivo Clementino Fraga – Arquivo da Academia Brasileira de Letras
Academia de Letras da Bahia
Memorial da Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia
Academia Nacional de Medicina
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
FREIRE, Adroaldo Lira. Guia de fontes sobre saúde pública na Primeira República: arquivos institucionais, pessoais e coleções na cidade do Rio de Janeiro. 2018. 233 f. Dissertação (Mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://api.arca.fiocruz.br/api/core/bitstreams/adbe5472-a42d-40da-b824-2f13aa915a1c/content. Acesso em: 10 set. 2025.
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. A erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e saúde pública nas Américas (1918-1968). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/sv74c/pdf/magalhaes-9788575414798.pdf. Acesso em: 14 ago. 2025.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Clementino Fraga Filho (Doador)
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2014 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Membros. Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/clementino-fraga/biografia. Acesso em: jul. 2020.
FRAGA, Clementino. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV). Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/clementino-da-rocha-fraga-junior. Acesso em: mar. 2021.
