Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1908]-1980 (Produção)
nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 41 itens (228 páginas)
Documentos iconográficos: itens (97 fotografias, 13 cartões-postais e álbum com 48 fotografias)
Documentos cartográficos: 1 item (mapa)
Documentos tridimensionais: 6 itens (4 medalhas, broche e flâmula)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu na cidade de Juiz de Fora (MG) no dia 6 de janeiro de 1908, filha de Alfredo Baptista Corrêa e Castro e Julia Azeredo Coutinho. Estudou na Escola Normal Santa Cruz, em sua cidade natal. Logo que o Brasil rompeu relações diplomáticas e declarou guerra à Alemanha em agosto de 1942, esteve envolvida nas mobilizações do esforço de guerra. Como funcionária do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, participou ativamente na organização de um posto de alistamento de voluntários para a Cruz Vermelha, cujo objetivo inicial era dar assistência às famílias dos combatentes. Também presidiu a Comissão de Assistência ao Bancário Convocado. Em 1943 alistou-se para integrar o contingente brasileiro que seria enviado ao teatro de guerra no norte da Itália. Como voluntária socorrista, realizou o Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE), sendo aprovada em primeiro lugar na turma de 1944, juntamente com Berta Moraes e Elza Cansanção Medeiros. Concluído o curso em 2 de junho de 1944, foi incluída no Quadro de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (QEERE) como enfermeira de terceira classe. Passou a integrar o Destacamento Precursor de Saúde do Exército, estando à disposição do Primeiro Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que incluía inicialmente 67 enfermeiras. Partiu do Brasil em 4 de agosto com o segundo grupo de enfermeiras que foi enviado para a guerra. Serviu nos seguintes hospitais norte-americanos na Itália: 105th Station Hospital (Cevitavecchia), 64th General Hospital (Ardenza), 38th Evacuation Hospital (Cecina, Pisa, Florença), 24th General Hospital (Marzabotto, Parola e Salsomaggiore), 7th Station Hospital (Livorno), 16th Evacuation Hospital (Pistoia), 15th Evacuation Hospital (Corvella, Porreta Terme) e 35nd Field Hospital (Sparanise, Nápoles), onde aguardou o embarque de retorno. Casou-se na Itália com um oficial norte-americano, mas que não viajou ao Brasil com ela. Ao voltar da Europa em 1º de outubro, depois de 13 meses no front de guerra, foi licenciada do Exército (portaria n. 8.660, de 27 de novembro de 1945), retomando seu cargo no Banco do Brasil. Em agosto de 1946, juntamente com outras enfermeiras da FEB, foi condecorada pelo Exército brasileiro com a “Medalha de Guerra” e a "Medalha de Campanha", por sua participação nas operações de guerra, sem nota desabonadora. Também recebeu a distinção "Meritorium Service", concedida pelo governo dos Estados Unidos da América. Nos anos 1950 fez parte da Associação dos Ex-Combatentes do Distrito Federal (Rio de Janeiro), tendo participado do 1º Congresso Brasileiro de Medicina Militar, em 1954. Morreu em 12 de abril de 1983, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos estavam na casa da titular na cidade do Rio de Janeiro e, após a sua morte, foram guardados por seu sobrinho-neto, Marcio Coutinho Ferrari. Em 2023 o mesmo procurou a Casa de Oswaldo Cruz depois de encontrar informações referentes aos documentos de outra enfermeira da FEB, Virgínia Portocarrero, que estão sob a guarda da instituição desde 2010.
Procedência
Doação de Marcio Coutinho Ferrari em dezembro de 2023.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, telegramas, recortes de jornais e revistas, publicações, fotografias, cartões-postais, diplomas, certificados, medalhas e poesias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional da titular, incluindo a sua atuação como enfermeira da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A coleção está organizada em 13 dossiês tipológicos e temáticos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condições de reprodução
Idioma do material
- inglês
- italiano
- português
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
"Acervo de enfermeira brasileira que atuou na 2ª Guerra Mundial é exposto pela Casa de Oswaldo Cruz". O Globo, Rio de Janeiro, 11 maio 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2025/05/acervo-de-enfermeira-brasileira-que-atuou-na-2a-guerra-mundial-e-exposto-pela-casa-de-oswaldo-cruz.ghtml. Acesso em: 14 maio 2025.
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Força Expedicionária Brasileira (FEB) (Assunto)
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
dezembro de 2024 (criação)
Fontes utilizadas na descrição
Associação Brasileira de Imprensa. Elza Cansanção: uma mulher que fez história. 11 dez. 2009. Disponível em: http://www.abi.org.br/elza-cansancao-uma-mulher-que-fez-historia. Acesso em: 4 maio 2025.
Foram dedicadas e heroicas as enfermeiras da FEB. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 1-2, 18 set. 1945. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/29378. Acesso em: dez. 2023.
Jovens e lindas bancárias trabalhando na C.A.B.C. O Globo Expedicionário, Rio de Janeiro, p. 2, 28 set. 1944. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/177415/25. Acesso em: dez. 2023.
Mobilizam-se as mulheres para o esforço de guerra! O Radical, Rio de Janeiro, p. 5, 2 set. 1942. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/830399/24388. Acesso em: dez. 2023.
“Walkyrias” entre as funcionárias do Banco do Brasil. Revista Walkyrias, Rio de Janeiro, p. 28-29, jun. 1945. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/337234/690. Acesso em: dez. 2023.
Nota do arquivista
Organização e descrição: Ricardo Augusto dos Santos e Felipe Almeida Vieira.
objeto digital metadados
Endereço eletrônico
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg