Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1912-2007 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 4,76 m
Documentos iconográficos: 6.578 itens (1.635 fotografias, 2 cartões-postais, 1 cartão de cumprimentos, 3.632 desenhos, 102 imagens impressas, 637 fotolitos, 18 diapositivos, 2 croquis, 115 tiras de negativos flexíveis com 431 fotogramas, 7 folhas de cópias-contato com 84 fotogramas, 3 tiras de cópias-contato com 18 fotogramas, 6 fotogramas de negativos flexíveis e 10 cartazes)
Documentos cartográficos: 7 itens (3 mapas e 4 plantas)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 24 de julho de 1936, no Rio de Janeiro. Em 1960 graduou-se em farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal Fluminense. Ainda em 1960 iniciou sua trajetória no IOC como estagiário na Seção de Entomologia sob a orientação de Herman Lent e Hugo de Souza Lopes. Dois anos depois frequentou o Curso de Entomologia e em seguida foi contratado como pesquisador da instituição. Em 1963 publicou nas Memórias do IOC seu primeiro trabalho científico, intitulado “Contribuição para o estudo da morfologia do Myrmeleon januarius (Navas, 1916) (Neuroptera, Myrmeleonidae)”. Nessa mesma década ingressou na área de ensino como professor de higiene e legislação farmacêutica da faculdade em que se formou. Junto aos orientadores participou da criação de uma nova ferramenta para identificar os triatomíneos (barbeiros) e outros grupos de insetos por meio da análise comparativa das estruturas fálicas e anatomia interna. A partir desse momento, destacou-se por sua habilidade na arte do desenho científico e pelo intercâmbio estabelecido com instituições brasileiras e estrangeiras. Com a suspensão dos direitos políticos e a aposentadoria de dez pesquisadores do IOC pelos Atos Institucionais 5 e 10 (AI-5 e AI-10) em 1970, episódio denominado Massacre de Manguinhos, tornou-se responsável pela Seção de Entomologia e defensor da manutenção da Coleção Entomológica. Além disso, se empenhou pelo reingresso dos pesquisadores à Fiocruz, fato ocorrido em 1986 durante a gestão de Sérgio Arouca, de quem foi assessor no Conselho Técnico-Científico. Em 1978 foi mestre em ciências biológicas pelo Museu Nacional. Em 1989 implantou o Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos. No ano de 1996 obteve o título de doutor em ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entre 1991 e 1997 chefiou o Departamento de Entomologia do IOC. Aposentou-se em 2006, mas permaneceu como chefe de laboratório e curador da Coleção de Triatomíneos.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos estavam no laboratório do titular localizado no Pavilhão Carlos Chagas, do Instituto Oswaldo Cruz.
Procedência
Doação do titular em 2018.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, memorandos, ofícios, artigos científicos, discursos, fotografias, desenhos, relatórios de atividades, certificados, declarações, resoluções, programas de eventos, apostilas de curso, pareceres, informativos, recortes de jornal e revistas, entre outros documentos referentes á vida pessoal e á trajetória profissional do titular como pesquisador, professor, gestor e membro de instituições e associações científicas, entre elas o Instituto Oswaldo Cruz e a Sociedade Brasileira de Zoologia.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo José Jurberg: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
LACERDA, Aline Lopes de et al. A imagem a serviço do conhecimento: a entomologia nas ilustrações do acervo histórico da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2022. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54874. Acesso em: nov. 2022.
LACERDA, Aline Lopes de et al. A imagem a serviço do conhecimento: um estudo sobre a ilustração científica no Instituto Oswaldo Cruz. Cadernos de História da Ciência, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 90-110, 2016. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/cadernos/article/view/33858/32650. Acesso em: 12 jun. 2022.
MARASCIULO, Marília. A importância de ilustrações científicas para a descoberta de espécies. Galileu, 25 mar. 2023. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologia/noticia/2023/03/a-importancia-de-ilustracoes-cientificas-para-a-descoberta-de-especies.ghtml. Acesso em: 20 nov. 2023.
SANTOS, Daniel Guimarães Elian dos. Ciência, política e segurança nacional: o "Massacre de Manguinhos" (1964-1970). 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://api.arca.fiocruz.br/api/core/bitstreams/a3fdf40c-4a4c-494f-8892-033c942a8bfb/content. Acesso em: 20 set. 2025.
SANTOS, Daniel Guimarães Elian dos. Massacre de Manguinhos: a ciência brasileira e o regime militar (1964-1970). Rio de Janeiro: Hucitec Editora, 2020.
SANTOS, Paulo Roberto Elian dos; LOURENÇO, Francisco dos Santos. Guia dos arquivos para a história dos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz: acervo da Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/45092/2/livro%20guia%20acervo_final%20%281%29.pdf. Acesso em: 5 jun. 2021.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2013 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
MEMÓRIA das coleções científicas do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz: acervo de depoimentos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. p. 43-44. Disponível em: https://coc.fiocruz.br/images/PDF/memoria-colecoes-cientificas-ioc.pdf. Acesso em: set. 2013.
Nota do arquivista
Equipe: Francisco dos Santos Lourenço, Alexandre Figueiredo de Oliveira, Jeane da Silva Coelho, Lívia Holanda Govêa e Aline Pereira de Oliveira Paula.
