Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1912-2007 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 4,76 m
Documentos iconográficos: 6.578 itens (1.635 fotografias, 2 cartões-postais, 1 cartão de cumprimentos, 3.632 desenhos, 102 imagens impressas, 637 fotolitos, 18 diapositivos, 2 croquis, 115 tiras de negativos flexíveis com 431 fotogramas, 7 folhas de cópias-contato com 84 fotogramas, 3 tiras de cópias-contato com 18 fotogramas, 6 fotogramas de negativos flexíveis e 10 cartazes)
Documentos cartográficos: 7 itens (3 mapas e 4 plantas)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 24 de julho de 1936, no Rio de Janeiro. Em 1960 graduou-se em farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal Fluminense. Ainda em 1960 iniciou sua trajetória no IOC como estagiário na Seção de Entomologia sob a orientação de Herman Lent e Hugo de Souza Lopes. Dois anos depois frequentou o Curso de Entomologia e em seguida foi contratado como pesquisador da instituição. Em 1963 publicou nas Memórias do IOC seu primeiro trabalho científico, intitulado “Contribuição para o estudo da morfologia do Myrmeleon januarius (Navas, 1916) (Neuroptera, Myrmeleonidae)”. Nessa mesma década ingressou na área de ensino como professor de higiene e legislação farmacêutica da faculdade em que se formou. Junto aos orientadores participou da criação de uma nova ferramenta para identificar os triatomíneos (barbeiros) e outros grupos de insetos por meio da análise comparativa das estruturas fálicas e anatomia interna. A partir desse momento, destacou-se por sua habilidade na arte do desenho científico e pelo intercâmbio estabelecido com instituições brasileiras e estrangeiras. Com a suspensão dos direitos políticos e a aposentadoria de dez pesquisadores do IOC pelos Atos Institucionais 5 e 10 em 1970, episódio denominado Massacre de Manguinhos, tornou-se responsável pela Seção de Entomologia e defensor da manutenção da Coleção Entomológica. Além disso, se empenhou pelo reingresso dos pesquisadores à Fiocruz, fato ocorrido em 1986 durante a gestão de Sérgio Arouca, de quem foi assessor no Conselho Técnico-Científico. Em 1978 foi mestre em ciências biológicas pelo Museu Nacional. Em 1989 implantou o Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos. No ano de 1996 obteve o título de doutor em ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entre 1991 e 1997 chefiou o Departamento de Entomologia do IOC. Aposentou-se em 2006, mas permaneceu como chefe de laboratório e curador da Coleção de Triatomíneos.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos estavam no laboratório do titular localizado no Pavilhão Carlos Chagas.
Procedência
Doação do titular em 2018.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, memorandos, ofícios, artigos científicos, discursos, fotografias, desenhos, relatórios de atividades, certificados, declarações, programas de eventos, apostilas de curso, informativos, recortes de jornal e revistas, entre outros documentos referentes á vida pessoal e á trajetória profissional do titular como pesquisador, professor, gestor e membro de instituições e associações científicas, entre elas o Instituto Oswaldo Cruz e a Sociedade Brasileira de Zoologia.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condições de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo José Jurberg: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.
Inventário
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2013 (criação)
Fontes utilizadas na descrição
Nota do arquivista
Equipe: Francisco dos Santos Lourenço, Alexandre Figueiredo de Oliveira, Jeane da Silva Coelho, Lívia Holanda Govêa e Aline Pereira de Oliveira Paula.
objeto digital metadados
Endereço eletrônico
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg