Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1921-1954 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 3,92 m
Documentos cartográficos: 4 itens (mapas)
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Liga das Nações ou Sociedade das Nações foi uma organização internacional idealizada durante a Conferência de Paz de Paris (1919-1920), na qual as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) negociaram um acordo de paz. Em 28 de junho de 1919 foi assinado o Tratado de Versalhes, que encerrou oficialmente a guerra e também estabeleceu a criação da Liga, cujo papel seria o de resolver as disputas entre os países por meio de negociações, em vez de combates, para assegurar a paz mundial. A Liga era formada por três órgãos principais – Secretariado, Conselho e Assembleia Geral – e inúmeras agências e comissões especializadas, como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização de Saúde. Em novembro de 1920 sua sede foi transferida de Paris para Genebra, na Suíça. O fracasso da Liga em evitar a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) revelou seu enfraquecimento em manter a paz perante os interesses isolados de países membros. Em 1946 a instituição autodissolveu-se, passando suas responsabilidades e patrimônio para a Organização das Nações Unidas, criada um ano antes.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos estavam localizados na sede do Escritório de Representação no Rio de Janeiro (ERERIO) do Ministério das Relações Exteriores e foram transferidos para a Casa de Oswaldo Cruz por sua pertinência com a área da saúde.
Procedência
Doação do Ministério das Relações Exteriores em 2001.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne projetos, revistas, resoluções, atas de reunião, informativos, publicações e relatórios de atividades, entre outros documentos referentes às atividades da Liga das Nações na área da saúde, incluindo o período em que Carlos Chagas foi membro do Comitê de Higiene da instituição (1922-1934), e de entidades do sistema da Organização das Nações Unidas.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O fundo está organizado em 13 dossiês tipológicos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português
- russo
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Liga das Nações: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2014.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
CUNHA, Vívian da Silva. Centro Internacional de Leprologia: ciência, saúde e cooperação internacional no Brasil do entre guerras (1923-1939). 2011. 233 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://api.arca.fiocruz.br/api/core/bitstreams/5a9a6b5f-8ade-4018-be14-a638ff8c74bd/content. Acesso em: 21 set. 2025.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2014 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
LIGA das Nações. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/LIGA%20DAS%20NA%C3%87%C3%95ES.pdf. Acesso em: mar. 2021.
Nota do arquivista
Equipe: Felipe Almeida Vieira, Francisco dos Santos Lourenço e Dandara Moura Rocha.
