Mostrando 5 resultados

descrição arquivística
Animal de laboratório
Visualização de impressão Ver:

3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Sebastião Reis

Entrevista exploratória realizada por Anna Beatriz de Sá Almeida, Laurinda Rosa Maciel e Federico Orofino, com o intuito de compor o projeto "Memória e história da criação de animais de laboratório e do Centro de Criação de Animais de Laboratório (CECAL/Fiocruz): a constituição de um acervo de depoimentos orais" que, contudo, não teve prosseguimento. Foi gravada no campus Fiocruz Maré, antigo prédio da Expansão, no Rio de Janeiro, dia 4 de abril de 2016. O depoente narrou suas lembranças sobre a Ilha dos Pinheiros, onde o Instituto Oswaldo Cruz fazia a criação de animais para uso em laboratório.
Este projeto tem como objetivo principal constituir um acervo de depoimentos sobre a criação do Cecal, o que nos levará inexoravelmente a desvendar seus antecedentes e nos aprofundarmos um pouco sobre a história da criação de animais para pesquisa na Fiocruz. Uma parte desta história poderá ser resgatada por meio de depoimentos de atores que vivenciaram essa trajetória. Através do registro oral das experiências, das representações, das vivências e das trajetórias destes personagens, será possível também criar fontes para estudos sobre a história da criação de animais de pesquisa na Fiocruz e no Cecal. A constituição deste acervo de depoimentos trará novos subsídios para a investigação acadêmica e científica e gerará informações sobre temas relevantes no campo do bioterismo.

Início: abril de 2016
Quantidade: 1 CD

Depoentes:
Sebastião Reis – 4 de abril de 2016 (1h10m) (ok cd gravado)

Fundo COC
Seção Depes
Série Projetos de pesquisa

  1. Avaliação dos hábitos populares de cultivo e uso de plantas medicinais na região de Petrópolis
    Coordenador: Fernando Sérgio Dumas dos Santos.
    Resumo: Identificar os saberes referentes ao uso medicinal de elementos da flora, estabelecendo um quadro atual das plantas medicinais conhecidas, das suas formas de preparo e das moléstias contra as quais são utilizadas. As técnicas de uso de plantas medicinais, normalmente vinculadas ao sistema de medicina popular brasileiro, são um importante ponto de encontro entre permanências e rupturas culturais. Nesta pesquisa deveremos observar que diferentes tradições de uso medicinal de plantas, que convergiram para a região ao longo do processo de ocupação do território, consolidaram-se em um conjunto de práticas hoje vigentes em Petrópolis.

Período: junho de 2013 –

Espécie e quantidade:

Listagem dos depoentes:

Tabelas