Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1834-1986 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,42m
Documentos cartográficos: 1 item (mapa)
Documentos iconográficos: 13 itens (8 fotografias, 3 pinturas, daguerreótipo e ferrótipo)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 31 de agosto de 1846, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Carlos Honório de Figueiredo e Emília Dulce Moncorvo de Figueiredo. Em 1872 doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese Dispepsias e seu tratamento. Em seguida esteve na Europa, sobretudo em Paris, onde realizou estágios sobre pediatria com os médicos Eugène Bouchut e Henri-Louis Roger. De volta ao Brasil atuou entre 1874 e 1881 em clínica privada e na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ainda em 1881 com José Cardoso de Moura Brasil, Antonio José Pereira da Silva Araújo, João Pizarro Gabizo e outros renomados médicos reunidos em sua própria residência, na rua da Lapa, n. 93, criou a Policlínica Geral do Rio de Janeiro, que dirigiu até 1883. A policlínica, uma instituição humanitária e de caráter filantrópico, foi inaugurada oficialmente em 1882 e contou com a presença do imperador Pedro II, do conde D’Eu, de diversas autoridades do império e de médicos e estudantes da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Na policlínica também atuou no atendimento às crianças de famílias pobres e na realização do curso de clínica de moléstias da infância, o primeiro a ser implantado no país sobre pediatria e que funcionou regularmente até a sua morte. Esse curso formou a primeira geração de pediatras no Brasil, entre eles Arthur Moncorvo Filho, que seguiu os passos profissionais do pai. Durante as décadas de 1870 e 1890 divulgou em livros e periódicos nacionais e estrangeiros estudos sobre diversos temas, como cólera, influenza, coqueluche, dilatação de estômago, malária e diarréias. Foi membro titular da Academia Nacional de Medicina, bem como membro correspondente e honorário do Instituto Histórico-Geográfico Brasileiro, da Academia Real das Ciências de Lisboa, da Sociedade Médica dos Hospitais de Paris e da Academia Nacional de Medicina da França, entre outras renomadas instituições científicas dentro e fora do país. Pelo conjunto de sua trajetória profissional dedicada à causa da saúde das crianças, foi reconhecido postumamente como o pai da pediatria brasileira. Morreu em 25 de julho de 1901, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Doação de Ana Lúcia Moncorvo de Mattos em outubro de 2010.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, artigos, abaixo-assinado, apontamentos, cartões, convites, declarações, discursos, recibos, recortes de jornais, periódicos, publicações, testamentos fotografias, pinturas, daguerreótipo, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, professor e membro de instituições e associações científicas, tanto no Brasil como no exterior.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Docência e Pesquisa
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- francês
- inglês
- italiano
- português
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Carlos Moncorvo de Figueiredo: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Área de controle da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status da descrição
Final
nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
janeiro de 2019 (criação)
Fontes utilizadas na descrição
ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA (Brasil). Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.anm.org.br/carlos-arthur-moncorvo-de-figueiredo. Acesso em: 10 nov. 2018.
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://ihgb.org.br/perfil/userprofile/camdefigueiredo.html. Acesso em: 12 nov. 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo (1846-1901). Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/carlos-arthur-moncorvo-de-figueiredo. Acesso: 18 dez. 2018.
Nota do arquivista
Equipe: Felipe Almeida Vieira, Francisco dos Santos Lourenço e Gabriel da Silva Rodrigues.
objeto digital metadados
Endereço eletrônico
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg