Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1793-1965 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,98 m
Documentos iconográficos: 176 itens (129 fotografias, 46 imagens impressas e 1 desenho)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 13 de setembro de 1871, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), filho de Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo, considerado o pai da pediatria brasileira, e Izabel da Silveira Ferreira e Figueiredo. Passou os primeiros anos de vida na Europa, principalmente em Paris, onde seu pai realizou estágios com os médicos Eugène Bouchut e Henri-Louis Roger. Em 1897 diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese de doutoramento intitulada Das linfangites na infância e suas consequências. Durante o curso médico trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, instituição criada em 1881 por Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo e outros médicos de renome lotados na cidade. Com a morte do pai, em 1901, ocupou o seu lugar no comando do serviço de moléstias de crianças da policlínica. Desde o início da carreira abraçou a causa da assistência médico-social à criança brasileira de família pobre. Seguindo os passos profissionais de seu pai iniciou uma grande propaganda a favor da higiene infantil e da puericultura. Para isso, criou e dirigiu o Instituto de Proteção e Assistência à Infância (1899), entidade filantrópica e seu principal legado, o Heliotherapium (1914), o Departamento da Criança no Brasil (1919) e o Museu da Infância (1922). Em 1918 atuou ativamente no combate à gripe espanhola na capital federal, quando transformou as dependências do Instituto de Proteção e Assistência à Infância em um posto de assistência aos doentes, localizado na rua Visconde do Rio Branco, n. 22, região central do Rio de Janeiro. Em 1941 transferiu todo o patrimônio do instituto para a prefeitura da cidade. Ao longo de sua trajetória desenvolveu vasta e diversificada produção científica referente a assuntos de sua especialidade, como coqueluche, bacteriologia, higiene profilática, doenças parasitárias, tuberculose, alimentação e mortalidade infantil, difteria e a cura pelo sol. Escreveu ainda livros sobre a história da pediatria no país: Hygiene infantil (1917), Formulário de doenças das creanças (1923) e Histórico da protecção à infância no Brasil (1926). Foi membro da Academia Nacional de Medicina, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outras associações médico-científicas. Morreu em 14 de maio de 1944, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Doação de Ana Lúcia Moncorvo de Mattos, bisneta do titular, 2010.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, artigos, abaixo-assinados, apontamentos, anais de evento, atas, balancetes, cartões, convites, declarações, discursos, ensaios, estatutos, folhetos, recibos, recortes de jornais e revistas, publicações, prospectos, relatórios de atividades, telegramas, fotografias, desenho, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular como médico, gestor e membro de instituições e associações científicas tanto no Brasil como no exterior.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Grupo Vida Pessoal
Grupo Formação e Administração da Carreira
Grupo Gestão Institucional
Grupo Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- italiano
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Arthur Moncorvo Filho: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
FREIRE, Maria Martha de Luna; LEONY, Vinícius da Silva. A caridade científica: Moncorvo Filho e o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro (1899-1930). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, supl. 1, p. 199-225, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/pMzXR6Xv9xBJgG9gyc4ZrZv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2018.
SANTOS, Ricardo Augusto; VIEIRA, Felipe Almeida; LOURENÇO, Francisco dos Santos. Fotografias da Gripe Espanhola do fundo Moncorvo Filho, da Casa de Oswaldo Cruz. Brasiliana Fotográfica, Rio de Janeiro, 11 mar. 2022. Disponível em: https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=26827. Acesso em: fev. 2023.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
junho de 2018 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
CARNEIRO, Glauco. Um compromisso com a esperança: história da Sociedade Brasileira de Pediatria - 1910-2000. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2000. p. 100-131.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Carlos Arthur Moncorvo Filho (1871-1944). Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/academia-brasileira-de-pediatria/institucional/quadro-de-titulares/carlos-arthur-moncorvo-filho. Acesso: 16 maio 2018.
WADSWORTH, James E. Moncorvo Filho e o problema da infância: modelos institucionais e ideológicos da assistência à infância no Brasil. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 103-124, set. 1999.
Nota do arquivista
Equipe: Felipe Almeida Vieira, Francisco dos Santos Lourenço e Gabriel da Silva Rodrigues.
