Visualização de impressão Fechar

Mostrando 73 resultados

descrição arquivística
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Visualização de impressão Ver:

10 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil

O projeto de pesquisa contou com uma equipe que foi dividida em três grupos que analisaram os aspectos iconográficos (cartazes das campanhas de vacinação e fotografias), documentos textuais (fontes primárias e secundárias) e orais (constituição de um acervo de história oral). Em relação aos depoimentos, foram ouvidas 31 personagens com formação variada e que atuaram em aspectos como gestão de políticas de saúde, pesquisa básica em vacinas, campanhas de vacinação, dentre outros que contemplam a história da doença poliomielite e do seu processo de erradicação no Brasil.

Artigos do Titular

Reúne artigos, estudos de caso, recortes de revistas e resumos.

Campanha de Erradicação da Varíola

Reúne artigos, relatórios, publicações, formulários, informativos, balanços de projetos, gráficos, resumos, planos de ação, programas, estudos de caso, manuais, projetos, recortes de jornais, tabelas, convênios, anais, listas bibliográficas, mapas, atos normativos, apontamentos, mensagens, prospectos, cartas, textos, memorandos, programas de eventos, agendas, instruções, cadastros de profissionais, jornais, apostilas de cursos, fichas de avaliação de pacientes, listas de diapositivos, normas técnicas, organogramas, propostas, questionários e recibos.

Campanha de Vacinação da Poliomielite

  • BR RJCOC CA-RI-CT-03.v.1-v.3
  • Dossiê
  • 1969 - 1990
  • Parte de Cláudio Amaral

Reúne tabelas, prospectos, gráficos, memorandos, relatórios, cartas, manuais, minutas, informativos e planos de ação.

Cartas

  • BR RJCOC JJ-DP-IC-01.v.1-v.2
  • Dossiê
  • 20/06/1961 - 29/11/2004
  • Parte de José Jurberg

Chainey, J. E.; Farmer, E.G.; Doby, J. M.; Knight, W. J.; Stusak, J. M.; Munroe, D. Douglas; Imtiaz Ahmad; Norman Marston; Oscar E. Tauber; Claudes Dupuis; Byron Austin Haws; Gilda de Quadros Benvegnú Lé; Stusák, J. M.; Pavel Stys; Martha Lucia Chaves; Rajeev Kumar; Dennis Leston; Ubirajara R. Martins; Tania Arigony; Mauro Duarte Mabilde Silveira; Richard C. Allen; Ivina Oliveira Shanbaky; Neusa Dourado Freire; Gerard Lamas Muller; Margaret C. Parsons; Williaim G. Eberhard; Messias Carreiras; Cleide Costa; João de Deus Moraes; Péricart, J.; Atsuo Sato; Maria Helena Cruz de Oliveira; Jorge Tay Zabala; Eugênio de Jesus Marcano Filho; Nico Nieser; Antônio Cobos; Marco Antônio G. Dutra; Gabriel A. Schumuñis; Nacyr Avila Castanon; Luiz Alberto Silva Veiga; Pedro Reyes-Castilho; Christian F. Weisser; Maria E. Garay; Luc Willemse; Dalva Neves da Costa Bento; José Alberto Haueisen Freire; Joseph Piesman; Wilward de Azevedo; Jorge E. Led; Eugênio Brandetti; Viviana L. Repáraz; Jadir Figueira Rossi; Jane Borges Pinheiro; Cesar Augusto da Cunha Trois; René Le Berre; Jonizete Garcia da Silva; Bertha Llanos; Adelson Alcimar A. de Souza; Eleonora Trajano; Allen L. Morrbom; Helena Hilomi Taniguchi; Ola J. Tilghman; Alexandre Pires Aguiar; Roberto Sabatella Adam; Susana Revollo; Vilna de Vasconcelos Furtado; Nicolas Jaramillo Ocampo; Javeria Ali Hashmi; Cai Wanzhi; Riviane Rodrigues; Patrícia Campos da Silva; Franklin Gutierrez; Ezequiel Magallón Gastelum; Carlos Frederico Carvalho Soares; Dora Ann Lange Canhos; Sergio Ovruski; Jitka Dadidova-Vilimova; Oldrich Nedved; Ivone Coleti Novaes Gomes; Mireille Hontebeyrie; Patrícia Juarez; Amanda V. Robinson; Puspitapallab Chaudhuri; Arthur S. Pinto; Moldonado Capriles, J.; Le-Yi Zheng; Valdir Fonseca Vales; El-Haggiagi, M. B.; Nils von Sicard;

Cartas

Revista Ciência Hoje
Silvio Luiz Putziger; Mário F. Oliveira; João Pedro Muller; Breno de Andrade Filho; Léo Dias Marques; Jan H. Pieterse; Glória Yasuda; Vera Lucia de Andrade Torres; Gilliat Luiz Frazão Moreira; Miguel Pereira Neto; Vera Lopes; Rejane Moraes; José Monserrat Filho; Jair Char

Catálogos

  • BR RJCOC AB-DP-LP-13
  • Dossiê
  • 1991-2002
  • Parte de Alfredo Bica

Ciro de Quadros

Entrevista realizada por Dilene Raimundo do Nascimento, Eduardo Maranhão, Laurinda Rosa Maciel, Nísia Trindade, Jayme L. Benchimol e Carlos Fidélis da Ponte no dia 12 de março de 2001, no Rio de Janeiro (RJ).

Cláudio Amaral

Entrevista realizada por Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel nos dias 01 de junho, 13 e 19 de julho e 27 de setembro de 2001, em Niterói (RJ).

Coordenador da campanha de prevenção da cólera

Reúne apontamentos, artigos, atos administrativos, atas de reuniões, cartas, cartilhas, convênios, entrevistas, fluxogramas, formulários, gráficos, informativos, informes técnicos, jornais, listas de equipamentos, listas de participantes, listas de população alvo, listas de secretarias de saúde, manuais, mapas, memorandos, mensagens, minutas, notas, ofícios, organogramas, planos de ação, programas de eventos, programas de reuniões, projetos, propostas, prospectos, publicações, questionários, relatórios, requerimentos, roteiros, tabelas, textos, trabalhos científicos, transparências e recortes de jornais referentes à coordenação da Comissão Nacional de Prevenção à Cólera.

Coordenador da Campanha de Prevenção da Dengue

  • BR RJCOC CA-GI-EP-05.v.1-v.4
  • Dossiê
  • 1980 - 1997
  • Parte de Cláudio Amaral

Reúne apostilas, atas, bilhetes, cartas, estudos de caso, formulários, gráficos, informes técnicos, manuais, mapas, planos de ação, projetos, propostas, prospectos, recortes de jornais, recortes de revistas, relatórios, resumos, tabelas, textos, fotografias, cartazes e transparências.

Cristina Maria Vieira da Rocha

Entrevista realizada por Dilene Raimundo do Nascimento e Anna Beatriz de Sá Almeida, no Rio de Janeiro, no dia 24 de maio de 2002.

Dalton Mario Hamilton

Entrevista realizada por Jaime Araújo Oliveira, Nara de Azevedo Brito e Rose Ingrid Goldschmidt, na Fiocruz (Rio de Janeiro/RJ), entre os dias 14 de maio e 12 de agosto de 1987.
Sumário
1ª Sessão: fitas 1 a 3
Origem familiar; a infância em Buenos Aires; formação escolar; o estudo em escolas públicas; perfil do pai; a vocação pela medicina; a morte do pai e o trabalho numa companhia de seguros; a experiência em empresas privadas e na administração de saúde pública; o trabalho como pediatra de um hospital público; as características do sistema de saúde argentino; a Escola de Medicina de Buenos Aires e as características do sistema universitário argentino; o governo peronista; o trabalho na campanha de diarréia estival e as primeiras ligações com saúde pública; a experiência de trabalho na província de Jujuy (AR); as opções político-partidárias; o planejamento em saúde pública; o exercício da medicina privada; a criação da Escola Nacional de Saúde Pública na Argentina em 1959; a realização do curso de saúde pública em 1963; as características do curso de saúde pública; a prática hospitalar dos médicos argentinos ligados à saúde pública e a dicotomia entre saúde e atenção médica no Brasil; a implantação do planejamento em saúde na América Latina através do método OPAS/CENDES – Centro Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Venezuela); a implementação de um sistema de informação em saúde na província de Tucumán (AR); a extensão do modelo Tucumán a todo o território argentino; o Modelo Nacional de Programação de Atividades em Saúde da Argentina em 1966; o método OPAS/CENDES e os discursos sobre planejamento; a tradição chilena em saúde pública; a introdução do planejamento em saúde nos países da América Latina; comparação entre o sistema de saúde no Brasil e na Argentina; o planejamento estratégico e o caso Montes Claros; a atividade político-partidária na Argentina; o curso de mestrado na Universidade de Michigan (EUA); o Programa Nacional de Estatística em Saúde na Argentina.

2ª Sessão: fitas 4 e 5
A elaboração do programa de saúde para o Partido Justicialista em 1973; a situação política argentina durante a década de 70; a morte de Perón e as perseguições políticas da Triple A (Aliança Anticomunista Argentina); a demissão do Ministério da Saúde da Argentina em meio à crise política; o trabalho nas obras sociais dos ferroviários; a mudança para o Brasil e o golpe militar em 1976 na Argentina; o trabalho como consultor da OPAS em Brasília; os primeiros contatos com Sérgio Arouca; o Programa de Preparação Estratégica de Pessoal em Saúde (PPREPS); a adaptação da família no Brasil; a experiência profissional de Susana Badino em Buenos Aires e na Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro; a solidariedade brasileira aos exilados argentinos; a mudança para o Rio de Janeiro contratado pela PAPPE; o Projeto de Caruaru.

3ª Sessão: fitas 5 a 7
O Projeto Integrado de Serviços de Saúde em Montes Claros; o Programa de Integração das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS); a difusão do modelo Montes Claros; a lógica do planejamento estratégico; a experiência do PIASS na Bahia; a criação do PIASS; a continuidade do projeto em Montes Claros após a sua saída.

4ª Sessão: fitas 8 e 9
O ingresso na ENSP em 1978; o Departamento de Administração e Planejamento; a coordenação do curso básico e dos cursos de especialização da ENSP; a criação dos cursos de mestrado e doutorado e dos cursos regionalizados para dinamizar áreas estratégicas de saúde; a incorporação da política ao planejamento; os cursos regionalizados em Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba; a difusão dos cursos regionalizados; o intercâmbio entre o Instituto de Medicina Social (IMS), a EBAP e a ENSP; o primeiro curso de planejamento do IMS em 1976; os cursos de planejamento da ENSP; a busca de respostas às experiências políticas do momento; o papel dos argentinos na introdução do planejamento em saúde pública no Brasil; comparação entre a formação profissional em saúde no Brasil e na Argentina; a criação do curso especializado em planejamento da Escola de Medicina de Buenos Aires em 1973; Brasil e Colômbia: centros de referência em planejamento em saúde para a América Latina; os latino-americanos no Departamento de Planejamento da ENSP; a assessoria na Nicarágua a convite de Sérgio Arouca.

5ª Sessão: fitas 10 e 11
A experiência de Joaquim Moreira Nunes na área de administração hospitalar e na ENSP; o elo entre teoria e prática nos cursos de administração; as características da gestão Vinícius da Fonseca na FIOCRUZ; a gestão Guilardo Martins Alves na FIOCRUZ; o modelo administrativo da FIOCRUZ; a incorporação de unidades isoladas à FIOCRUZ e a dificuldade de implantação de um projeto modernista e integrador; a democratização brasileira e a indicação de Sérgio Arouca para a Presidência da FIOCRUZ; a gestão Arouca; a concentração de informações na Superintendência de Administração Geral (SAG) e a centralização de decisões na presidência devido à ineficácia da área administrativa; proposta de reestruturação do modelo organizacional da FIOCRUZ; a intervenção na SAG; a indicação para chefiar a SAG; o papel do poder burocrático durante o período de reformas.

6ª Sessão: fitas 12 e 13
Avaliação do sistema de saúde brasileiro nos últimos 15 anos; as propostas do “partido sanitário” e as divergências em torno da reforma sanitária; a unificação do sistema de saúde como medida de racionalização; a participação popular visando a melhoria dos serviços de saúde; as divergências entre os membros do “partido sanitário” na Previdência Social, na Comissão de Reforma Sanitária e no Ministério da Saúde; o retorno a Buenos Aires após a abertura democrática; a experiência como gerente de planejamento do Instituto de Servicios de Obras Sociales para Trabajadores Rurales (ISARA); a experiência de Susana Badino no Instituto de Administración Pública (INAP); o regresso ao Brasil.

7ª Sessão: fita 14
Relato de sua posse na SAG; a relação do antigo superintendente com os funcionários administrativos; a proposta de reformas na área administrativa e a adesão gradual dos funcionários; a legitimação no trabalho pelo aumento da eficiência; as mudanças na estrutura organizacional da SAG; a eleição dos funcionários para promoção; a descentralização das decisões administrativas; os problemas do Departamento de Recursos Humanos; a informatização de processos financeiros; as demissões de funcionários devido a irregularidades.

8ª Sessão: fitas 15 e 16
A democratização da SAG com a socialização de informação; a descentralização de programas e orçamentos; a transparência administrativa e a consequente dificuldade do aparecimento de processos ilícitos; os resultados da descentralização dos recursos em nível das unidades; a informatização dos processos como forma de desburocratizar o poder, socializar a informação e adequar tecnologicamente a SAG; as resistências internas ao processo de informatização; a facilidade de acesso às informações e ao acompanhamento de processos através da informatização; a relação das unidades da FIOCRUZ com o processo de descentralização administrativa; as transformações da estrutura organizacional da SAG; a expectativa de irreversibilidade nas mudanças empreendidas na SAG.
NOTA: As 5ª, 7ª e 8ª sessões contaram com a participação de Joaquim Moreira Nunes e Susana Esther Badino.

Resultados 1 a 30 de 73