Mostrando 67 resultados

descrição arquivística
Paulo de Almeida Machado
Visualizar impressão

15 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  • BR RJCOC SC-RI-PC-06.v.1-v.2
  • Dossiê
  • 06/03/1980 - 27/10/1988
  • Parte de Sólon de Camargo

Organogramas, relatórios de reunião, relatórios de atividades, relatórios de acompanhamento técnico, cartas, telex, agendas, apontamentos, folhetos, publicações, "Ação Programada em Ciência e Tecnologia - Saúde e Nutrição", "Guia Para Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis", programas de visitas, programas de eventos, prospectos, solicitações de mensagens, lista de comprovantes do grupo assessor de ecologia humana, convênios de prestação de serviços, ofícios, ofícios circulares, cartazes, atas de reuniões, Bilhetes, diário oficial, recortes de jornais, instruções para validação do instrumento de avaliação de desempenho mapas.

Fotografias

Marcolino Candau recebendo títulos de cidadão honorário e doutor honoris causa, condecorações, medalhas e prêmios, entre outras homenagens no Brasil e no exterior.

Farmacopeia Brasileira

Cerimônia de entrega da publicação Farmacopeia brasileira ao ministro Paulo de Almeida Machado.

Cartas

Campanha de Erradicação da Malária (CEM)

Ernesto Geisel em audiência com integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM) e guardas que atuaram na campanha.

Eventos na Região Sudeste

Visita aos doentes de leishmaniose no Posto Médico Samuel Libânio, em Jacarepaguá; almoço oferecido pelo governador do estado do Rio de Janeiro Raimundo Delminiano Padilha; evento no Instituto Nacional do Câncer; comemoração do Dia Nacional e Internacional da Doação Voluntária de Sangue; sessão solene em comemoração aos 75 anos da Fundação Ataulpho de Paiva (Liga Brasileira Contra a Tuberculose), realizada na Academia Nacional de Medicina sob a presidência de Paulo de Almeida Machado, que na ocasião entregou a medalha Azevedo Lima para personalidades que se destacaram no estudo e combate á tuberculose no Brasil; abertura do XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia, no Centro de Convenções do Hotel Nacional; palestra na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); visita ao Instituto Adolfo Lutz - laboratório regional de Campinas e eventos na Delegacia Federal de Saúde da Guanabara - reunião do Conselho Nacional de Saúde, posse de Ademyr Rodrigues da Silveira como diretor da Divisão Nacional de Lepra, entrega da medalha de mérito Oswaldo Cruz a pessoas de diversos estados que se destacaram na campanha de vacinação contra a meningite e funcionários do Ministério da Saúde.

Fotografias

XV EBRAM - Encontro Brasileiro de Malacologia (21/07/1997 a 25/07/1997).

V Conferência Nacional de Saúde

Sessão de abertura, palestra ''O setor de saúde no II Plano Nacional de Desenvolvimento” e coquetel no Salão Azul do Hotel Nacional.

Homenagens

Jantar oferecido pelos médicos da turma de 1938 da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil e cerimônias de entrega da Ordem do Rio Branco a personalidades brasileiras e estrangeiras, da comenda da Ordem do Ipiranga no Nacional Clube, em São Paulo, e da Ordem Nacional do Mérito Francesa.

Justus Schottelius

O documento refere-se ao convênio de cooperação técnica firmado entre a República Federal da Alemanha e o Brasil, por meio do Instituto de Medicina Tropical Bernhard Nocht e do Instituto Oswaldo Cruz, visando a instalação de um centro de microscopia eletrônica na instituição brasileira, bem como a capacitação dos pesquisadores e técnicos na área.
O acordo foi firmado pelo presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vinicius da Fonseca, e pelo diretor do Instituto Bernhard Nocht, Hans-Harald Schumacher, em 21 de março de 1976, com início em outubro das obras para abrigar a estrutura do centro. Em 18 de fevereiro de 1977, foi ratificado o contrato no âmbito do Convênio de Cooperação Técnico-Científica entre os dois países. Em meados do mesmo ano foram realizados os primeiros testes do equipamento, dando início aos treinamentos e trabalhos de pesquisas da equipe brasileira. A inauguração oficial foi realizada em 2 de dezembro com a presença do presidente Ernesto Geisel, o ministro da Saúde, Paulo de Almeida Machado, o presidente da Fiocruz, Vinicius da Fonseca, do embaixador da República Federal da Alemanha, Jörg Kastl, e do chefe da Missão Científica Alemã, Heinz Mühlpfordt.
Além das fotografias que documentam o processo de transporte e montagem dos equipamentos, treinamento da equipe e inauguração oficial do centro de microscopia, foi anexado ao álbum o artigo “Cooperação técnico-científica entre o Brasil e a República Federal da Alemanha”, de autoria de Guilardo Martins Alves, presidente da Fiocruz, publicado em Cadernos Germano-Brasileiros, n. 3, 1983.

Justus Schottelius

Eventos na Região Nordeste

Projeto Caravelas; visita ao Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas; eventos da Campanha Nacional Contra a Esquistossomose; inauguração do Colégio Alice Carneiro e reunião da Sudene em Pernambuco.

Ministério da Saúde

Relatórios de atividades, telex, publicações: "Política Nacional de Saúde", cartas, pareceres, fotografias.

Instituto Mérieux

Visita ao Instituto Mérieux; condecoração de Charles Mérieux com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul; entrega da medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul para dirigentes do Instituto Mérieux no dia da inauguração da unidade-piloto de vacinas de Manguinhos e assinatura de convênio entre o instituto e a Fiocruz.

Exibindo 1-30 de 67 resultados