Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1973-1989 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 0,56 m (2.147 páginas)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nasceu em 5 de junho de 1923, em Guarabira (PB), filho de Carlos Fonseca e Maria Niteza Moura Fonseca. Bacharel em ciências jurídicas lotado na Secretaria de Planejamento (Seplan), foi designado pelo ministro da Saúde, Paulo de Almeida Machado, para a presidência da Fiocruz. Sua gestão, de 21 de agosto de 1975 a 15 de março de 1979, se deu no período em que a instituição tentava esboçar uma reação que a tirasse do silêncio e da desmobilização impostos pela ditadura militar instaurada em 1964. A ligação com o ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso – um político de visão tecnocrática e desenvolvimentista –, lhe permitiu traçar um conjunto de estratégias para recuperar a Fiocruz. Um dos principais objetivos de sua administração, ao lado da restruturação da área de pesquisa biomédica, foi dotar a instituição de uma infraestrutura de produção de vacinas capaz de atender às necessidades dos programas de imunização do Ministério da Saúde, bem como contribuir para o projeto a longo prazo de autossuficiência em imunobiológicos do país. Morreu em 25 de novembro de 2008, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, relatórios de atividades, discursos, resoluções, convênios, instruções normativas, portarias e recortes de jornais, entre outros documentos referentes à trajetória do titular como presidente da Fundação Oswaldo Cruz.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O fundo está organizado em vinte dossiês temáticos e tipológicos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- francês
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Vinícius Fonseca: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
SANTOS, Paulo Roberto Elian dos; VIEIRA, Felipe Almeida. Os arquivos da Fiocruz: fontes para a pesquisa sobre a ciência e a saúde na ditadura militar (1964-1985). Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n. 10, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/6VqNfdmWhr9hYydTwYQwwww/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2024.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2013 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Imagem: GALERIA de presidentes. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/galeria-de-presidentes. Acesso em: maio 2020.
HAMILTON, Wanda; AZEVEDO, Nara. Um estranho no ninho: memórias de um ex-presidente da Fiocruz. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 237-264, mar./jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/48Kr9PRLv36QdYLrgs8cqQq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 jun. 2024.
