O dossiê reúne imagens sobre o serviço de febre amarela, bem como vacinação, centros de saúde, fábrica de fossa,localidades e residências onde ocorreram casos positivos de febre amarela, moradores locais, paisagens rurais, urbanas, fluviais e montanhosas da região, fronteira dos estados de São Paulo e Minas Gerais e cidades visitadas no estado de São Paulo.
Felicitações ao titular por ele ter sido agraciado pelo governo francês com a Grã Cruz da Legião de Honra. Destacam-se os documentos enviados por Ismael da Rocha, Tavares de Macedo e Paulo de Frontin.
Está subdividida em 17 dossiês por missivistas. Correspondência trocada com Vital Brazil, onde descreve o início dos trabalhos em Manguinhos, as pesquisas sobre novos métodos de fabricação de soros, além do vasto conjunto epistolar trocado com Henrique da Rocha Lima, onde o titular vai noticiando as pesquisas realizadas em Manguinhos ao mesmo tempo em que estabelece as bases do intercâmbio entre esta instituição e as principais agências de pesquisa biomédica da Alemanha.