Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1937-1988 (Produção)
nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 1,54 m
Documentos iconográficos: 232 itens (78 fotografias e 8 folhas de cópias-contato com 154 fotogramas)
Documentos sonoros: 21 itens (registros de eventos em fitas cassete)
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A VIII Conferência Nacional de Saúde foi inicialmente convocada pelo decreto n. 91.466, de 23 de julho de 1985, que fixou a sua realização entre 2 e 6 de dezembro de 1985, em Brasília, sob o patrocínio do Ministério da Saúde. Entretanto, um novo decreto, n. 91.874, de 4 de dezembro de 1985, revogou o anterior e transferiu o evento para o período de 17 a 21 de março de 1986. Em 19 de agosto de 1985, por meio da portaria n. 595/GM, o ministro da Saúde Carlos Sant'Anna instituiu a Comissão Organizadora da conferência, formada por parlamentares, representantes de entidades sindicais de trabalhadores e empregadores, órgãos de classe dos profissionais de saúde, partidos políticos, instituições públicas envolvidas com a área da saúde e entidades representativas da sociedade civil. A presidência da comissão coube ao médico sanitarista Antônio Sérgio da Silva Arouca, presidente da Fiocruz. O relatório elaborado pela comissão e aprovado pelo ministro Carlos Sant'Anna, em novembro de 1985, estabeleceu que a conferência teria como finalidade propor critérios para a reformulação do Sistema Nacional de Saúde junto à Assembleia Nacional Constituinte. O temário central da conferência apresentou os seguintes tópicos: a saúde como direito inerente à personalidade e à cidadania; a reformulação do Sistema Nacional de Saúde, em consonância com os princípios de integração orgânico-institucional, descentralização, universalização e participação; a redefinição dos papéis institucionais das unidades políticas (União, estados, municípios e territórios) na prestação dos serviços de saúde; e o financiamento setorial. A conferência contou com a participação de mais de quatro mil pessoas, com representantes de quase todas as entidades públicas do setor saúde. A principal conquista da conferência foi a elaboração de um projeto de reforma sanitária defendendo a criação de um sistema único de saúde que centralizasse as políticas governamentais para o setor, desvinculadas da previdência social e que, concomitantemente, regionalizasse a gestão da prestação de serviços, ao privilegiar o setor público e universalizar o atendimento. As propostas aprovadas na conferência foram incluídas na Constituição de 1988 e no texto das leis orgânicas da saúde de 1990. Sua importância na história das conferências também se deve ao fato de que pela primeira vez a população brasileira pode dela participar, inaugurando um processo de debates que teve como origem as pré-conferências preparatórias realizadas nos estados e municípios.
Entidade custodiadora
História arquivística
Os documentos estavam sob a guarda de Arlindo Fábio Gómez de Souza, da Escola Nacional de Saúde Pública.
Procedência
Doação de Arlindo Fábio Gómez de Souza.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, recortes de jornais, fotografias, relatórios de atividades, fichas de inscrição, gravação de eventos, recibos de pagamento, dossiês temáticos, cartazes, decretos e revistas, entre outros documentos referentes à preparação, realização e repercussão da conferência.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Gestão de Eventos
Série Relações Interinstitucionais e Intergrupos
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Fundo Conferência Nacional de Saúde, VIII: inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.
Instrumento de Pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
CASA DE OSWALDO CRUZ. Arquivos nada secretos da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2014. Disponível em: https://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/arquivos-nada-secretos.pdf. Acesso em: 19 jun. 2025.
PAIVA, Carlos Henrique Assunção. Tempos de reforma sanitária e de construção do Sistema Único de Saúde. In: SÁ, Dominichi Miranda de et al. (org.). Ciência e saúde pela vida: 125 anos de história da Fiocruz. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; São Paulo: Hucitec Editora, 2025. p. 469-472.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Arlindo Fábio Gômez de Sousa (Doador)
Pontos de acesso de gênero dos documentos
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Integral
Datas de criação, revisão, eliminação
2009 e 2012 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde. Rio de Janeiro, 1986. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relatorio_8.pdf. Acesso em: nov. 2020.
Nota do arquivista
Equipe: Francisco dos Santos Lourenço, Alexandre Figueiredo de Oliveira, Aline Pereira de Oliveira Paula, Carlos Augusto do Couto Albuquerque, Jeane da Silva Coelho e Lívia Holanda Govêa.
