Mostrando 176 resultados

descrição arquivística
Oswaldo Gonçalves Cruz
Visualizar impressão

126 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Fotografias e Imagens Impressas

Reúne fotografias e imagens impressas de Oswaldo Cruz e sua esposa, da casa onde ele nasceu em São Luiz do Paraitinga, dos pavilhões Mourisco, Carlos Chagas, Rockefeller, Henrique Aragão/Febre Amarela, prédio da ENSP, Hospital Evandro Chagas e da rua em homenagem a Oswaldo Cruz em Paris, entre outras.

Notícia Biográfica de Oswaldo Cruz

Breve notícia biográfica com uma relação dos trabalhos publicados por Oswaldo Cruz e uma nota onde cita fontes para o estudo da vida deste cientista.

Rio de Janeiro

O dossiê contém imagens sobre paisagem urbana, rural, montanhosa e fluvial, área de contaminação e de ocorrência de casos positivos de febre amarela, captura de mosquitos e animais, funcionários do serviço de captura,espécimes de vegetais locais, laboratórios, prédios públicos, documento textual, monumento e cemitério no estado do Rio de Janeiro.
Inclu as seguinte localidades: Ilha Grande (RJ) , Além Paraíba (MG), Paranaúna, Magé (RJ), Macaé (RJ) ,Afonso Arinos (vila, RJ), Montserrat (povoado, RJ), Santa Maria Madalena (RJ), rio Paraíba, Estrada Real (RJ/MG), Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

Oswaldo Cruz na Amazônia

Documentário histórico que resgata as viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia. Após implantar as campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz realizou, em 1905, viagem de inspeção sanitária aos portos do norte do Brasil, entrando no Amazonas até Manaus. Em 1910, voltou ao Pará para realizar campanha contra febre amarela em Belém. No mesmo ano, visitou Porto Velho e as obras de construção da estrada de ferro Madeira- Mamoré, estabelecendo um plano de combate à malária na região. O vídeo mostra filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz. Quase um século depois, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refaz seu percurso na Amazônia.

Recortes de Jornais

  • BR RJCOC GR-01
  • Dossiê
  • 01/01/1906 - 18/05/1935
  • Parte de Gustavo Riedel

Inclui Jornal do Comércio, Federação, O Apostolo, Correio da Manhã, O País, O Jornal e O Globo.
Referente à I Conferência Internacional de Higiene Mental.

Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Arthur Neiva e outros cientistas reunidos na Casa de Chá, em Manguinhos

Da esq. para dir. (de pé): Arthur Neiva (1º), Oscar Dutra e Silva (2º), Gaspar Vianna (3º), Astrogildo Machado (4º), Alcides Godoy (5º). Da esq. para dir. (sentados): Gomes de Farias (1º), Carlos Chagas (2º), Max Hartmann (3º), Oswaldo Cruz (4º), Adolpho Lutz (5º), Figueiredo de Vasconcellos (6º), Paulo Parreiras Horta (7º)

Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal

  • BR RJCOC AN-FC-ST-03
  • Dossiê
  • 23/11/1918-15/07/1930
  • Parte de Arthur Neiva

Reúne relatórios de atividades, notas para imprensa (O Globo e Estado de São Paulo), artigos científicos, estudos de caso, lista de correspondências, cartas, apontamentos, índices, termos de contrato e desenhos.

Oswaldo Cruz ao lado de sua mulher, seu sogros e outros familiares

Da esquerda para a direita em pé: Samuel Ferreira dos Santos (marido de Alice, irmã de Oswaldo, carregando o filho Arnaldo), Alice, Emília da Fonseca Cruz (Miloca), Oswaldo Cruz e Joaquim Cândido de Andrade, marido de Amália, Sinharinha. Sentados no banco: Elisa da Fonseca, mãe de Miloca, Elisa Oswaldo Cruz (filha de Oswaldo Cruz), comendador Manuel José da Fonseca (pai de Miloca), Amália (mãe de Oswaldo Cruz) e Bento Oswaldo Cruz (filho de Oswaldo Cruz). Sentados no chão: Hortênsia (irmã de Oswaldo Cruz), Maria Cândida, Miúça (irmã de Miloca), Elisa, a Yayá (irmã de Miloca), e Sinharinha (irmã de Oswaldo Cruz). Granja do Vidigal, residência da família Fonseca, Rio de Janeiro.

Oswaldo Cruz ao lado de sua mulher, seu sogros e outros familiares

Da esquerda para a direita em pé: Samuel Ferreira dos Santos (marido de Alice, irmã de Oswaldo, carregando o filho Arnaldo), Alice, Emília da Fonseca Cruz (Miloca), Oswaldo Cruz e Joaquim Cândido de Andrade, marido de Amália, Sinharinha. Sentados no banco: Elisa da Fonseca, mãe de Miloca, Elisa Oswaldo Cruz (filha de Oswaldo Cruz), comendador Manuel José da Fonseca (pai de Miloca), Amália (mãe de Oswaldo Cruz) e Bento Oswaldo Cruz (filho de Oswaldo Cruz). Sentados no chão: Hortênsia (irmã de Oswaldo Cruz), Maria Cândida, Miúça (irmã de Miloca), Elisa, Yayá (irmã de Miloca) e Sinharinha (irmã de Oswaldo Cruz). Granja do Vidigal, residência da família Fonseca, Rio de Janeiro.

Eduardo Oswaldo Cruz

Entrevista realizada por Ana Luce Girão Soares de Lima, Eduardo Vilela Thielen, Stella Oswaldo Cruz Penido e Renato da Gama Rosa Costa, em 13 de junho de 2000, a respeito de sua trajetória profissional e familiar, e as lembranças de seu pai e seu avô, Oswaldo Cruz Filho e Oswaldo Gonçalves Cruz.

Exibindo 1-30 de 176 resultados